Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por mjr » 22 jun 2021, 12:23

Desconhecia tal (à primeira vista) aberração.

Fonte:

https://dre.pt/application/conteudo/137125502 , página 273-274.

De facto apenas falam de cabo de carregamento, sem qualquer especificação (standards a cumprir, com/sem EVSE integrado, etc) , o que só por si já é ridículo. Sendo um equipamento de uso facultativo (eu posso carregar o carro apenas em postos que têm o cabo integrado), qual é o racional disto?? É algo que na prática é inverificável, pois posso levar um cabo emprestado para a inspeção e depois usar um todo chinado, enfim... Nitidamente foi algo definido por alguém que sabe da ME pelas revistas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por mjr » 22 jun 2021, 12:23

Nonnus Escreveu:
22 jun 2021, 12:22

Fica aqui a dica para UVE intervir junto da entidades responsáveis por este assunto. Também era bom a UVE enviar um email aos seus associados a explicar esta situação para não haver surpresas. :idea:
Sem dúvida!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

anolsi
Mensagens: 207
Registado: 20 mar 2017, 16:20
Data de fabrico: 0- 1-2019
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por anolsi » 22 jun 2021, 14:55

rimsilva Escreveu:
22 jun 2021, 12:02
Às vezes as medidas não são tão absurdas quanto isso, a sua implementação ou a preparação de quem tem de as executar é que levam a essas conclusões:

https://www.wattson.pt/2020/09/10/ev-e- ... inspecoes/
Sim a questão não estáno facto de os VEs precisarem de validações próprias em alguns sistemas (o que aí faz todo sentido, da mesma maneira em que por exemplo logicamente não vão analisar o tubo de escape). A questão é mesmo analisar um cabo à procura de degradação, quando o cabo não faz parte do veículo... Mesmo a presunção de que é para a protecção de quando utilizas um carregador público. Era como se passem a exigir que o carro viesse as barras amovíveis de por no teto, ou com a cadeirinha de bebés para verificar se estavam em bom estado (que ninguém discorda que o facto de não estarem pode colocar realmente a segurança em risco em determinadas condições). Mas a questão aqui é o pedido de mostrar algo que pode não ter cabimento de lá estar, e estar só a ser pedido porque "é elétrico"...

Para mim uma coisa é: Perguntarem se tem cabo, e em caso positivo até o verificarem se está desgastado (não acho que devesse chumbar só por causa disso mas pedi-lo ok). Forçarem a tê-lo e a mostrá-lo para ser inspeccionado parece-me uma barbaridade

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por rimsilva » 22 jun 2021, 14:57

Nonnus Escreveu:
22 jun 2021, 12:22
A questão é que nem os inspectores conhecem essas diretrizes, basta ver o meu caso.

Na questão do cabo pode fazer sentido haver uma inspecção ao cabo pois este pode apresentar degradação devido ao mau uso ou uso intensivo. Vamos supor que o cabo tem a ficha partida e os bornes a mostra. Como é um equipamento que é para usar na via publica e que pode causar danos a terceiros acaba por ser uma norma de segurança.

Agora aqui levanta-se outra questão de haver pessoas que não carregam na via publica e como tal não tem de ter o cabo. Como sabemos o cabo nem sequer faz parte do equipamento de serie do carro. É estupido ter que comprar um cabo só para apresentar na inspecção, quando nem sequer faço uso do carregamento na via publica.

Fica aqui a dica para UVE intervir junto da entidades responsáveis por este assunto. Também era bom a UVE enviar um email aos seus associados a explicar esta situação para não haver surpresas. :idea:
Sem duvida, é a tal questão da falta de preparação de que falei e por vezes a pouca especialização de quem escreve estes regualamentos.

Tudo o que seja para garantir a segurança (sabemos perfeitamente que há muita negligência a este nivel por uma questão de trocos) não pode ser descurado.

Acho que ninguém questiona aspectos destes:
A inspeção periódica visa confirmar a manutenção das boas condições de funcionamento e de segurança dos veículos, de acordo com as suas características originais , ou as resultantes de transformação autorizada
Agora como cada um tem a sua interpretação, não pode existir duvidas daquilo que está em questão e do que deve ser ou não obrigatório trazer no carro.
Além disso, do meu ponto vista, será importante que existindo a obrigatoriedade de haver um determinado cabo, que essa cabo seja também fornecedido com o VE, para as marcas são uns trocos, mas mesmo assim o que eu vejo é que cada vez mais os cabos são um opcional.
Última edição por rimsilva em 23 jun 2021, 09:46, editado 1 vez no total.

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por OCasal » 22 jun 2021, 17:44

Já agora, relativamente ao imposto de circulação, que os VE's estão isentos, temos de trazer algum comprovativo no carro, para apresentar numa operação stop?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por BrunoAlves » 22 jun 2021, 17:47

Eu não trago há c'anos. Mas agora a polícia tem acesso a isso no computador, portanto não deve haver crise
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por VETL » 22 jun 2021, 17:50

O IUC é controlado/gerido pela AT nas repartições e na nuvem (portal), sendo o seu tratamento e as inconformidades lá verificadas/tratadas.
Com a passagem dessa competência para a AT, as autoridades que abordam os veículos na estrada deixaram de questionar sobre esse tema. Já não é um "assunto da sua lavra".
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por FullElectric » 22 jun 2021, 23:19

Essas novas normas específicas para VE são para rir
- Verificação se o carro arranca com o cabo ligado?????
Qual a razão para esta discriminação relativamente aos CI? Por acaso os VE até não arrancam, mas esta condição só me parece aceitável se fosse verificada também nos CI. Até porque isto é deveras perigoso precisamente nos CI, é muito mais crítico, extremamente perigoso e explosivo um CI poder arrancar com a pistola da bomba de gasolina metida no bocal a jorrar gasolina.
Mas pronto, segundo os entendidos de automóveis com autoridade para definirem os critérios das IPO, os VE é que são os carros perigosos...

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por Filipe » 23 jun 2021, 00:34

Não sei porquê mas esta cena lembra-me a origem da cadeira elétrica do senhor Edison, para demonstrar a perigosidade da corrente alterna :shock:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por Arad79 » 23 jun 2021, 11:27

Fui em Maio e não me pediram nada. Mas o EVSE deve contar como cabo de carregamento. É cabo e carrega, logo...

Além disso, o cabo para os postos públicos é, em alguns carros, um opcional. Algum carro chumba por não trazer um opcional? Se o critério é esse, levando ao absurdo, podem chumbar carros por não trazerem estofos em pele. Basta que um conjunto de alminhas assim legisle...

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”