Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por pbaptista » 24 jun 2021, 19:30

Validar a existência do cabo parece-me desnecessário e com pouca utilidade pratica, no entanto para quem não tem o cabo no carro não me parece que seja um drama levar o cabo no dia da inspecção.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por FullElectric » 25 jun 2021, 00:20

Pode não o ter. Conheço pessoas que não têm nenhum cabo e que não necessitam dele para nada.
Ou desaparafusam a wallbox da parede ou vão ter que pedir um cabo emprestado para ir a inspeção. Espetáculo

Leis da treta que tudo indica terem sido feitas por pessoas anti VE ou defensores dos ACP (Automóveis a Combustão de Portugal)

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por frankesousa » 02 jul 2021, 12:34

Fui a inspeção e perguntei.

Sim, precisam basicamente de o ter para meter na tomada do carro e confirmar que ele não arranca.

Claro que não o fizeram nem viram o cabo, foi eu que tive de perguntar pela regra.

Assim sendo, bastava eles terem lá um cabo de cada (type 1 e type 2) e era do encaixar e testar.

Nem está mal nem bem, é só mais uma regra desnecessária, mas eles tem de fazer valer os 30€ :lol:
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por Apr » 03 jul 2021, 12:33

O ideal era confirmar a curva de carga de um PCR para ver se estava tudo a funcionar bem, e saiamos com o carro atestado.Isso é que era assunto!

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por santanamos » 25 out 2021, 00:45

frankesousa Escreveu:
02 jul 2021, 12:34

Assim sendo, bastava eles terem lá um cabo de cada (type 1 e type 2) e era do encaixar e testar.
Uii, entrei em discussão numa inspecção e também lhe disse isso.. estava a ver que a mulher me batia!
Ficou a balbuciar que "não faltava mais nada, agora nós é que temos de comprar cabos"
Tive de sair dali à pressa.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por Nonnus » 25 out 2021, 09:21

santanamos Escreveu:
25 out 2021, 00:45
Uii, entrei em discussão numa inspecção e também lhe disse isso.. estava a ver que a mulher me batia!
Ficou a balbuciar que "não faltava mais nada, agora nós é que temos de comprar cabos"
Tive de sair dali à pressa.


Mas essa discussão começou porque te pediram o cabo?

Devias ter perguntado. Então e em caso de eu não ter esse cabo, vou ter que comprar um cabo que não uso para apresentar na inspecção?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por santanamos » 31 out 2021, 13:58

Nonnus Escreveu:
25 out 2021, 09:21
santanamos Escreveu:
25 out 2021, 00:45
Uii, entrei em discussão numa inspecção e também lhe disse isso.. estava a ver que a mulher me batia!
Ficou a balbuciar que "não faltava mais nada, agora nós é que temos de comprar cabos"
Tive de sair dali à pressa.


Mas essa discussão começou porque te pediram o cabo?

Devias ter perguntado. Então e em caso de eu não ter esse cabo, vou ter que comprar um cabo que não uso para apresentar na inspecção?
A discussão começou porque eu questionei um aviso que lá estava no balcão. Eu já sabia disso mas quis puxar por ela.
Ela nem quis saber, "tem de ter cabo" e pronto. Mau feitio.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por BrunoAlves » 07 dez 2021, 21:01

Hoje a esponja também levou o VE à inspecção, nada de cabo.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por zeuz » 07 dez 2021, 21:19

BrunoAlves Escreveu:
07 dez 2021, 21:01
Hoje a esponja também levou o VE à inspecção, nada de cabo.
É melhor começares a ir com ela à IPO e ficar de olho no inspector... :mrgreen:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

CMac
Mensagens: 5
Registado: 08 dez 2021, 13:19
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por CMac » 15 dez 2021, 22:06

Bem hoje foi a minha primeira inspeção, lá esteve o inspecionador a perguntar-me pelo carregador do automóvel.
Perguntei-lhe porque motivo pediam o carregador e esteve a verificar a passagem de condução á terra, como estou dentro do assunto e mencionei isso mesmo, fiz questão de deixar uma observação: "É normal verificaram isso nos veículos elétricos?
Porque para mim não faz muito sentido, o carro tem uma bateria de fábrica que carrega com energia, estando cheia é a mesma coisa que um automóvel com combustível. Ninguém vai verificar em que posto, marca, tipo de mangueira é usada para colocar combustível no automóvel, não concorda comigo? Mesmo um carro a gáz é a mesma coisa. Agora achava bem é que vocês tivessem um posto de carregamento para testar os veículos elétricos e saber como estão a receber carga, bem como verificar o fluxo de energia de carga rápida, Isso sim era trabalho."
Disse-me apenas que eram ordens que tinham para fazer assim.

Ok, fica mais uma dica, levem o carregador do carro.

Abraço Mac

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”