UVE - discussão livre

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Re: UVE - discussão livre

Mensagem por Brunus » 18 jun 2021, 18:29

Sou sócio praticamente desde o início, mas não irei renovar para o ano que vem.
Aliás, ainda considerei não renovar já este ano, mas fi-lo por pensar ainda conseguir dar a volta à minha questão.

E qual é a minha razão para não renovar?
Simples, não me senti apoiado pela UVE quando precisei dela para ajudar a resolver a situação com o meu condomínio quando pretendi instalar um ponto de carga na minha box.
Basicamente, senti-me a ser despachado.

Como pode a UVE ajudar um associado numa situação destas, perguntam vocês?
Muita coisa:
:arrow: Acções de sensibilização junto dos condomínios, explicando como é esta coisa da ME e dos carregamentos, ajudar no esclarecimento de dúvidas e mitos, etc. Não é esse fundamentalmente o propósito de existência da UVE?

:arrow: Ajudar na validação técnica e legal das instalações que se pretendem fazer, de forma a garantir ao condomínio que não vai existir qualquer risco de segurança e é tudo feito dentro das normas técnicas legais.

:arrow: Apoio judicial se for necessário recorrer aos tribunais ou defender de alguma acusação por parte do condomínio.

Certamente haverá muito mais que se poderia fazer.

Se a UVE não é capaz de apoiar os sócios nas questões que têm acerca da ME, então sinto que não tem grande utilidade fora o âmbito do lobbying político junto das entidades oficiais.
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: UVE - discussão livre

Mensagem por BrunoAlves » 18 jun 2021, 18:41

Brunus Escreveu:
18 jun 2021, 18:29
Não é esse fundamentalmente o propósito de existência da UVE?
Nope

https://www.uve.pt/page/missao-e-acao-uve/
A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, é um organismo sem fins lucrativos, com a missão de promover a mobilidade elétrica.
Edit: mas também acho que apoio jurídico pode ser demasiado para uma associação como a UVE. É caro
Última edição por BrunoAlves em 18 jun 2021, 18:58, editado 2 vezes no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: UVE - discussão livre

Mensagem por cfvp » 18 jun 2021, 18:46

Então mas ações de "sensibilização junto dos condomínios", é promover a mobilidade elétrica, encaixa-se na missão. :think:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Re: UVE - discussão livre

Mensagem por Brunus » 19 jun 2021, 12:19

BrunoAlves Escreveu:
18 jun 2021, 18:41
Brunus Escreveu:
18 jun 2021, 18:29
Não é esse fundamentalmente o propósito de existência da UVE?
Nope

https://www.uve.pt/page/missao-e-acao-uve/
A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, é um organismo sem fins lucrativos, com a missão de promover a mobilidade elétrica.
Tendo em conta que os condomínios podem ser um ENORME obstáculo (entre muitos outros) a uma maior adesão à ME, diria que sim, que está dentro do âmbito da UVE.
BrunoAlves Escreveu:
18 jun 2021, 18:41
Edit: mas também acho que apoio jurídico pode ser demasiado para uma associação como a UVE. É caro
Obviamente que sendo a UVE uma associação ainda relativamente pequena, e com recursos escassos, certas acções podem ter custos para o associado. Quando falo em apoio jurídico é apenas isso, apoio. Orientar o associado nas acções que podem ser feitas ou recomendar advogados com experiência na área que podem ou não estar ligados à UVE diretamente, são exemplos do apoio que pode ser dado.

No fundo é um pouco o que faz a DECO com os seus associados com questões de consumo.

Se uma associação não está para defender os interesses dos seus associados, então no meu entender não tem grande sentido de existir.
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: UVE - discussão livre

Mensagem por mjr » 19 jun 2021, 16:46

Só um pequeno comentário, porque por razões óbvias não me devo alongar.

A UVE tem desde há uns meses apoio jurídico aos associados, onde é dado um parecer por um escritório de advogados com o qual a UVE tem um contrato. Não lido diretamente com o assunto, mas já vi várias situações onde foi dado esse apoio, especialmente sobre o tema "condomínios".
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: UVE - discussão livre

Mensagem por BrunoAlves » 19 jun 2021, 17:26

Boa! 👍
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: UVE - discussão livre

Mensagem por Nonnus » 20 jun 2021, 05:05

Brunus Escreveu:
19 jun 2021, 12:19
No fundo é um pouco o que faz a DECO com os seus associados com questões de consumo.
Desculpa a minha intervenção, mas se achas que a UVE não te deu apoio jurídico, então o que dizer da DECO. Fui associado da DECO durante muitos anos e, durante esses anos pedi a intervenção deles em 3 casos (CABOVISÂO, MEO, PhoneHouse). Sabes quantos ficaram resolvidos através da DECO? Nenhum.

A DECO não te dá apoio jurídico nenhum, o que a DECO faz é mandar emails num português mais eloquente para as empresas/entidades com quem tens o problema. A DECO faz exactamente o mesmo que tu, não faz mais nada. Tanto que muitas empresas nem se dignam a responder a DECO. Quando me tornei associado da DECO, tinha essa ilusão que caso tivesse algum problema punham um advogado ao meu dispor para resolver o problema, é mesmo uma grande ilusão (desilusão).

Em relação a linha de apoio da DECO, bom, o que dizer quando um associado (eu) liga para a linha a pedir um esclarecimento e recebe como resposta - "vocês ligam para aqui por tudo e por nada , nem se dão ao trabalho de tentar obter a informação pelos próprios meios" *.

Ao tentar explicar ao senhor que era associado e, que era um dos que lhe pagava o ordenado, e não estava a gostar da maneira como ele estava a falar comigo, desligou-me o telefone na cara. Reparem na ironia. Uma associação de defesa do consumidor, a dar respostas destas a um consumidor/associado :doh:

A DECO esta longe de ser uma associação de defesa do consumidor, é mais uma empresa de venda de publicidade que outra coisa.

Isto tudo para dizer, se com a UVE te sentiste "despachado", de certeza que não é com a DECO que vais resolver o teu problema. A DECO não é exemplo para ninguém.

*A minha questão era sobre um assunto de deveres da segurança social para comigo, se fosse perguntar a segurança social ia obter a resposta que lhes convinha.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Re: UVE - discussão livre

Mensagem por Brunus » 22 jun 2021, 11:12

mjr Escreveu:
19 jun 2021, 16:46
Só um pequeno comentário, porque por razões óbvias não me devo alongar.

A UVE tem desde há uns meses apoio jurídico aos associados, onde é dado um parecer por um escritório de advogados com o qual a UVE tem um contrato. Não lido diretamente com o assunto, mas já vi várias situações onde foi dado esse apoio, especialmente sobre o tema "condomínios".
Sem dúvida um passo na direcção certa!
Mas, e há sempre um "mas", pode ser insuficiente se por exemplo, tal como aconteceu comigo, o condomínio se estiver a c@g@r para os pareceres jurídicos e para lei.
"A lei a mim não me diz nada", "Estás-te a agarrar demasiado à lei" ouvi eu das pessoas que têm poder de decisão neste condomínio.
Foi quando senti necessidade de um maior apoio, nem que fosse uma orientação sobre o que fazer a seguir, que me senti despachado tal como já tinha referido.
Fiquei por minha conta, e para ser sincero, se é para isso não preciso de associação nenhuma. O parecer jurídico não me disse nada que eu já não soubesse, e não tivesse já transmitido ao condomínio.
Nonnus Escreveu:
20 jun 2021, 05:05
Desculpa a minha intervenção, mas se achas que a UVE não te deu apoio jurídico, então o que dizer da DECO. Fui associado da DECO durante muitos anos e, durante esses anos pedi a intervenção deles em 3 casos (CABOVISÂO, MEO, PhoneHouse). Sabes quantos ficaram resolvidos através da DECO? Nenhum.

A DECO não te dá apoio jurídico nenhum, o que a DECO faz é mandar emails num português mais eloquente para as empresas/entidades com quem tens o problema. A DECO faz exactamente o mesmo que tu, não faz mais nada. Tanto que muitas empresas nem se dignam a responder a DECO. Quando me tornei associado da DECO, tinha essa ilusão que caso tivesse algum problema punham um advogado ao meu dispor para resolver o problema, é mesmo uma grande ilusão (desilusão).

Em relação a linha de apoio da DECO, bom, o que dizer quando um associado (eu) liga para a linha a pedir um esclarecimento e recebe como resposta - "vocês ligam para aqui por tudo e por nada , nem se dão ao trabalho de tentar obter a informação pelos próprios meios" *.

Ao tentar explicar ao senhor que era associado e, que era um dos que lhe pagava o ordenado, e não estava a gostar da maneira como ele estava a falar comigo, desligou-me o telefone na cara. Reparem na ironia. Uma associação de defesa do consumidor, a dar respostas destas a um consumidor/associado :doh:

A DECO esta longe de ser uma associação de defesa do consumidor, é mais uma empresa de venda de publicidade que outra coisa.

Isto tudo para dizer, se com a UVE te sentiste "despachado", de certeza que não é com a DECO que vais resolver o teu problema. A DECO não é exemplo para ninguém.

*A minha questão era sobre um assunto de deveres da segurança social para comigo, se fosse perguntar a segurança social ia obter a resposta que lhes convinha.
Lamento a tua relação com a DECO, mas para isso há uma solução, deixar de ser sócio.
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: UVE - discussão livre

Mensagem por Nonnus » 22 jun 2021, 11:27

Brunus Escreveu:
22 jun 2021, 11:12
Mas, e há sempre um "mas", pode ser insuficiente se por exemplo, tal como aconteceu comigo, o condomínio se estiver a c@g@r para os pareceres jurídicos e para lei.
"A lei a mim não me diz nada", "Estás-te a agarrar demasiado à lei" ouvi eu das pessoas que têm poder de decisão neste condomínio.
Se tens pessoas no teu condomínio que pensam que estão acima da lei, então lanço-te o desafio de tentares resolver o problema com ajuda da DECO. Força nisso. Mas fica o conselho. Se queres mesmo resolver o problema começa por procurar um advogado por conta própria.

Eu deite-te o meu exemplo da DECO porque tu fostes buscar a DECO como um exemplo a seguir, pensas que é algo realmente diferenciador e que realmente ajuda quem precisa. Nada mais errado.
Brunus Escreveu:
22 jun 2021, 11:12
Lamento a tua relação com a DECO, mas para isso há uma solução, deixar de ser sócio.
O que é que achas aconteceu no dia a seguir?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Re: UVE - discussão livre

Mensagem por Brunus » 22 jun 2021, 15:16

Não sou sócio da DECO, nem nunca fui, nem tenciono ser algum dia.
Não sei onde foste buscar a ideia de que eu pretendia resolver com a ajuda da DECO...
Apenas atirei a DECO à baila por ser um exemplo conhecido, e por conhecer quem tenha conseguido resolver questões com a ajuda da DECO, mas poderia ter referido qualquer outra associação.
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”