Nova geração de elétricos a caminho!

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Responder
OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Nova geração de elétricos a caminho!

Mensagem por OCasal » 27 abr 2021, 09:28

O Nissan Ariya e o Hyundai Ioniq 5 são os carros que prometem revolucionar o mercado de VE's e há quem diga que abrem a porta para a nova geração dos elétricos! Mas qual deles será verdadeiramente revolucionário? Qual terá mais sucesso? Segue um bom comparativo.
https://youtu.be/2Y-fCBpMU68

CarlosB
Mensagens: 3
Registado: 21 jun 2021, 23:56

Re: Nova geração de elétricos a caminho!

Mensagem por CarlosB » 22 jun 2021, 20:21

A grande questão que coloco é... quando são lançados em Portugal. Principalmente o Ariya.
Aparentemente só para o final deste ano/início do ano que vem. O lançamento parece estar sempre a ser adiado.

Eu estou comprador mas ainda vou comprar é um e-niro :D , parece ter uma boa relação qualidade preço.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Nova geração de elétricos a caminho!

Mensagem por BrunoAlves » 22 jun 2021, 22:10

É basicamente a história dos eléctricos. A nova revolução de não sei quê e que aí jazuze. Depois demoram anos e então percebes que serve apenas para te fazer esperar pela cenoura no fio, enquanto há milhentas cenouras prontas a colher....

Tens os exemplos do id3, prometido em 2012 como a ultima bolacha do pacote que vá lá chegou em 2020. O TM3 que em 2016 agarrou dezenas ou centenas de milhar de reservas até 2019, entre umas boas dezenas de concepts com anos que nunca viram sequer a luz do dia.
A melhor altura para comprar um VE é ontem.

Edit: o ioniq parece manter-se fiel ao original em tudo: eficiência a toda a prova, pronto para ser o melhor da sua gama (ainda que a gama agora seja um pouco mais alta...). E na pequeníssima quantidade de unidades produzidas.
Não me admirava que a primeira unidade do ioniq em Portugal fosse vendida pelo Jasmim e não pela Hyundai, como no ioniq original
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Nova geração de elétricos a caminho!

Mensagem por Arad79 » 23 jun 2021, 14:10

A verdade é que experimentei 4 VE no ENVE e não senti o meu tão desatualizado como seria suposto.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Nova geração de elétricos a caminho!

Mensagem por rimsilva » 28 jun 2021, 12:17

BrunoAlves Escreveu:
22 jun 2021, 22:10
É basicamente a história dos eléctricos. A nova revolução de não sei quê e que aí jazuze. Depois demoram anos e então percebes que serve apenas para te fazer esperar pela cenoura no fio, enquanto há milhentas cenouras prontas a colher....

Tens os exemplos do id3, prometido em 2012 como a ultima bolacha do pacote que vá lá chegou em 2020. O TM3 que em 2016 agarrou dezenas ou centenas de milhar de reservas até 2019, entre umas boas dezenas de concepts com anos que nunca viram sequer a luz do dia.
A melhor altura para comprar um VE é ontem.

Edit: o ioniq parece manter-se fiel ao original em tudo: eficiência a toda a prova, pronto para ser o melhor da sua gama (ainda que a gama agora seja um pouco mais alta...). E na pequeníssima quantidade de unidades produzidas.
Não me admirava que a primeira unidade do ioniq em Portugal fosse vendida pelo Jasmim e não pela Hyundai, como no ioniq original
Não poderia estar mais de acordo.

É por isto que somos (eu pelo menos fui) muitas vezes apelidados de anti-Tesla e anti-VW e por aí fora :lol: ... Quando na realidade somos "anti engodo", conscientes de que a ME não é para todos e que o seu crescimento será sempre um processo que levará tempo.

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Nova geração de elétricos a caminho!

Mensagem por Arad79 » 28 jun 2021, 15:16

A mobilidade elétrica não se promove com hypes e tretas.

As pessoas até podem ser sensíveis à questão ecológica mas, na hora da verdade, o produto tem de ter vantagem económica e manter as suas qualidades de utilização.

Um bom VE não está ao alcance de todos. Uma transição mal feita para a ME é péssima publicidade, daí que é importante que as pessoas conheçam os modelos, as suas características e saibam bem as vantagens e as desvantagens inerentes a cada tecnologia, porque nada é perfeito.

Todos conhecemos quem tenha comprado diesel com FAP para 5km/dia. O resultado dessa péssima escolha para a utilização é óbvio... Não queremos o mesmo filme repetido para a ME.

Sejamos realistas e honestos: ´

Um id3 não é um "Golf elétrico", não o tentem vender como tal. Esse carro já existiu e até era um bom VE adaptado. Um id3 é um melhor VE, mas enquanto carro e VW, conforme estamos habituados, tem muitas diferenças. A maior é a qualidade de materiais e acabamentos, e este é um ponto muito sensível para o cliente do Golf. Escreve-vos quem teve 3 Golfs e sabe porque, na hora da verdade, os escolheu em detrimento de outros modelos do mesmo segmento.

Haverá sempre quem não entenda que o tempo entre um convite para almoçar a 300km de distância e o início da refeição não é 2h30. Não pode ser, esse tempo acabou, mas há quem se recuse a entender. A ANSR fará a sua parte.

Haverá sempre quem queira fazer mais de 300km sem parar. E, para esses, dificilmente existirá um VE que sirva. Cada posto avariado, ou cada longa espera em PCR é uma arma de arremesso contra os VE, quando o problema é a rede.

Haverá sempre quem acredite que a bateria de tração tem que ser substituída de 5 em 5 anos, ou 8 em 8... A informação está disponível, os VE de hoje não são como há 10 anos atrás. Tudo evolui, menos algumas mentes... O tempo terá de passar para nos mostrar VE com 15 anos e a funcionar com a bateria original.

Haverá sempre quem afirme gostar de meter mudanças, ouvir o motor, e alegue que os VE poluem mais no ciclo de produção/utilização. São os mesmos desativam FAPs, EGRs e que passam a vida a reclamar do preço dos combustíveis, do ISV e do IUC, mas se recusam a pensar numa opção de locomoção mais económica, ainda que com algumas concessões.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”