Instalação de wallbox

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frankesousa
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Re: Instalação de wallbox

Mensagem por frankesousa » 02 set 2020, 12:51

Nonnus Escreveu:
02 set 2020, 12:27
mafgod Escreveu:
02 set 2020, 10:56
Basta ligar algo com alguma potência nessa altura (maquina lavar loiça/roupa/secar/AC...) e ficamos às escuras.
Claro que quando estas maquinas estão a trabalhar não carrego a 6.6, mas quando estou a dormir carrego (ainda esta noite), alias, com esta potência de carregamento consigo fazer a gestão das maquinas trabalharem depois da 00H00 e depois de as maquinas acabarem começa o carro e de manhã esta carregado. Em 7 horas, funcionaram as maquinas e ainda carreguei o carro a 0.10€.

Não percebo como podem estar aconselhar montar um sistema limitado quando se tem o hardware com o dobro da capacidade. É para no futuro gastar o dinheiro outra vez? O facto de ter 32A não quer dizer que tenha de usar sempre, mas se for preciso esta lá.

A 6.6 é ~50km/h o que para uma deslocação imprevista é muito bom, vocês aconselham limitar a instalação a ~25km/h. :roll:

Eu falo por experiência própria. Quando comprei o carro fiz o posto de carregamento dimensionado ao EVSE de origem, quando comprei um EVSE com capacidade para carregar a 6.6 tive de fazer tudo de novo. Conclusão, gastei o dinheiro 2x e tive o trabalho 2x. :idea:
Talvez estejas a falar porque tens uma wallbox regulável e fazes o que queres com ela :D

Com uma não regulável, sempre a 32A, é mau porque se precisa de carregar a uma hora "fora do normal" vai ter problemas porque mais alguém em casa quer fazer uma torrada e lá vai tudo abaixo novamente. (assumindo que só tem 30A em casa, que é o "normal").

E a minha sugestão é não fazer investimento nenhum e usar os cabos disponíveis. Se for para mudar cabos claro que é meter logo 10mm2.

Wallbox não regulável a 32A, na minha opinião, não serve para instalar em casa dos "comum dos mortais" que têm no máximo 30A contratados.
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Re: Instalação de wallbox

Mensagem por rnlcarlov » 02 set 2020, 13:24

Nonnus Escreveu:
02 set 2020, 12:27
Claro que quando estas maquinas estão a trabalhar não carrego a 6.6, mas quando estou a dormir carrego (ainda esta noite), alias, com esta potência de carregamento consigo fazer a gestão das maquinas trabalharem depois da 00H00 e depois de as maquinas acabarem começa o carro e de manhã esta carregado. Em 7 horas, funcionaram as maquinas e ainda carreguei o carro a 0.10€.

Não percebo como podem estar aconselhar montar um sistema limitado quando se tem o hardware com o dobro da capacidade. É para no futuro gastar o dinheiro outra vez? O facto de ter 32A não quer dizer que tenha de usar sempre, mas se for preciso esta lá.

A 6.6 é ~50km/h o que para uma deslocação imprevista é muito bom, vocês aconselham limitar a instalação a ~25km/h. :roll:

Eu falo por experiência própria. Quando comprei o carro fiz o posto de carregamento dimensionado ao EVSE de origem, quando comprei um EVSE com capacidade para carregar a 6.6 tive de fazer tudo de novo. Conclusão, gastei o dinheiro 2x e tive o trabalho 2x. :idea:
Concordo com este ponto de vista. Instalei em minha casa uma tomada CEE de 32A, e ainda nem sequer contratei 6,9kVA. Mas ficou o hardware instalado para quando precisar ter de evitar nova obra. Mas nos Leafs novos dão dá para fazer algum tipo de regulação grosseira no painel do carro?

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Re: Instalação de wallbox

Mensagem por Nonnus » 02 set 2020, 13:35

frankesousa Escreveu:
02 set 2020, 12:51
Talvez estejas a falar porque tens uma wallbox regulável e fazes o que queres com ela :D

Com uma não regulável, sempre a 32A, é mau porque se precisa de carregar a uma hora "fora do normal" vai ter problemas porque mais alguém em casa quer fazer uma torrada e lá vai tudo abaixo novamente. (assumindo que só tem 30A em casa, que é o "normal").

E a minha sugestão é não fazer investimento nenhum e usar os cabos disponíveis. Se for para mudar cabos claro que é meter logo 10mm2.

Wallbox não regulável a 32A, na minha opinião, não serve para instalar em casa dos "comum dos mortais" que têm no máximo 30A contratados.
Então o melhor é não instalar a wallbox, porque se carrega sempre ao máximo que o carro permite, mesmo que queira usar o que já existe vai fazer disparar o disjuntor, ou pega fogo a instalação. E a ideia de montar apenas para 16A é a mesma coisa, se puxa sempre o máximo que o carro permite também não vai funcionar. :doh:

O que é que me esta aqui a escapar? :think:

O meu EVSE é regulável sim, é o do APR, mas isso não invalida o que eu escrevi acerca de numa noite carregar o carro e as maquinas funcionarem alternadamente. Basta usar o temporizador do carro, em vez de começar as 00H00 começa as 2H00 depois das maquinas pararem. :idea:
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Re: Instalação de wallbox

Mensagem por frankesousa » 02 set 2020, 15:05

Nonnus Escreveu:
02 set 2020, 13:35
Então o melhor é não instalar a wallbox, porque se carrega sempre ao máximo que o carro permite, mesmo que queira usar o que já existe vai fazer disparar o disjuntor, ou pega fogo a instalação. E a ideia de montar apenas para 16A é a mesma coisa, se puxa sempre o máximo que o carro permite também não vai funcionar. :doh:

O que é que me esta aqui a escapar? :think:

O meu EVSE é regulável sim, é o do APR, mas isso não invalida o que eu escrevi acerca de numa noite carregar o carro e as maquinas funcionarem alternadamente. Basta usar o temporizador do carro, em vez de começar as 00H00 começa as 2H00 depois das maquinas pararem. :idea:
Tens razão, esta wallbox de 32A "fixos" e a instalação de 16A não são compatíveis. (assumindo que a instalação e wallbox são mesmo assim).

Se, e só se, a wallbox der para regular uma vez internamente para 16A (tipo tesla wallbox por exemplo num switch interno) então era só ligar à instalação existente (se esta suportar 16A já) e pronto, não gasta quase nada na instalação.

E sim, 16A vai ser sempre "no máximo" e sempre a 16A, mas assumindo que tem 30A em casa sobra o suficiente para uma vida normal sem "ir abaixo".

Só estou a sugerir isto com a finalidade de não gastar dinheiro nenhum (quase) e não mudar nada da instalação.
Se fosse numa moradia ou sem constrangimentos de instalação claro que há 1001 maneiras melhores de fazer a coisa e o melhor é ter sempre possibilidade de carregar no máximo (até é mais eficiente a carga), mas os €€ de investimento normalmente não compensa em termos de €€.

16A*230V = 3,68kW * 8h = 29,44kWh de energia que são uns 160 km de autonomia carregadas por noite (de 8h) já contando com perdas e alguma condução em AE.
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Re: Instalação de wallbox

Mensagem por frankesousa » 02 set 2020, 15:07

rnlcarlov Escreveu:
02 set 2020, 13:24
Nonnus Escreveu:
02 set 2020, 12:27
Claro que quando estas maquinas estão a trabalhar não carrego a 6.6, mas quando estou a dormir carrego (ainda esta noite), alias, com esta potência de carregamento consigo fazer a gestão das maquinas trabalharem depois da 00H00 e depois de as maquinas acabarem começa o carro e de manhã esta carregado. Em 7 horas, funcionaram as maquinas e ainda carreguei o carro a 0.10€.

Não percebo como podem estar aconselhar montar um sistema limitado quando se tem o hardware com o dobro da capacidade. É para no futuro gastar o dinheiro outra vez? O facto de ter 32A não quer dizer que tenha de usar sempre, mas se for preciso esta lá.

A 6.6 é ~50km/h o que para uma deslocação imprevista é muito bom, vocês aconselham limitar a instalação a ~25km/h. :roll:

Eu falo por experiência própria. Quando comprei o carro fiz o posto de carregamento dimensionado ao EVSE de origem, quando comprei um EVSE com capacidade para carregar a 6.6 tive de fazer tudo de novo. Conclusão, gastei o dinheiro 2x e tive o trabalho 2x. :idea:
Concordo com este ponto de vista. Instalei em minha casa uma tomada CEE de 32A, e ainda nem sequer contratei 6,9kVA. Mas ficou o hardware instalado para quando precisar ter de evitar nova obra. Mas nos Leafs novos dão dá para fazer algum tipo de regulação grosseira no painel do carro?
Eu também concordo a 100% com isso, a fazer é fazer "bem à primeira". Mas se der para carregar "sem fazer nada" ainda melhor :D
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Mikel
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Re: Instalação de wallbox

Mensagem por Mikel » 02 set 2020, 16:33

Nonnus Escreveu:
02 set 2020, 12:27
mafgod Escreveu:
02 set 2020, 10:56
Basta ligar algo com alguma potência nessa altura (maquina lavar loiça/roupa/secar/AC...) e ficamos às escuras.
Claro que quando estas maquinas estão a trabalhar não carrego a 6.6, mas quando estou a dormir carrego (ainda esta noite), alias, com esta potência de carregamento consigo fazer a gestão das maquinas trabalharem depois da 00H00 e depois de as maquinas acabarem começa o carro e de manhã esta carregado. Em 7 horas, funcionaram as maquinas e ainda carreguei o carro a 0.10€.

Não percebo como podem estar aconselhar montar um sistema limitado quando se tem o hardware com o dobro da capacidade. É para no futuro gastar o dinheiro outra vez? O facto de ter 32A não quer dizer que tenha de usar sempre, mas se for preciso esta lá.

A 6.6 é ~50km/h o que para uma deslocação imprevista é muito bom, vocês aconselham limitar a instalação a ~25km/h. :roll:

Eu falo por experiência própria. Quando comprei o carro fiz o posto de carregamento dimensionado ao EVSE de origem, quando comprei um EVSE com capacidade para carregar a 6.6 tive de fazer tudo de novo. Conclusão, gastei o dinheiro 2x e tive o trabalho 2x. :idea:
A wallbox é regulável internamente e acho que na App também dará para regular a potência, mas isso só quando estiver a funcionar saberei ao certo.

Sim, se fôr para mexer na instalação que tenho a ideia é ser já para fazer em condições para ficar para o futuro. Já carrego à dois anos sempre com o carregador que vem com o carro (10A) e para passar para 16A quase que não me dou ao trabalho de a montar.

O prédio aguenta os 10.35kva porque eu já tive essa potência instalada (quando não precisava...) mas a ideia não era carregar sempre na potência máxima, mas sim ter essa possibilidade no caso de esta ser necessária.

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Re: Instalação de wallbox

Mensagem por rimsilva » 10 nov 2020, 11:43

Aproveito este tópico para colocar uma questão em relação ao meu caso, como sou leigo nestas questões de instalações electricas (e já depois de ter pedido informação a uma empresa instaladora), queria perceber se é possivel e o que deve ser instalado.

Tenho uma potência de 6.9 kVA e comprei uma wallbox trifásica da Mini que pretendo instalar como uma solução de futuro, enviei foto do quadro da garagem para esta tal empresa que me disse que não era possivel instalar um equipamento trifásico no meu quadro.

É mesmo assim? ou seria por não ter um dijuntor trifásico?

jart
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Re: Instalação de wallbox

Mensagem por jart » 10 nov 2020, 11:50

Se tem contratado 6.9kVA monofásico só vai consiguir carregar monofásico. Muitas wallbox trifásicas podem ser configuradas para carregar monofásico ou trifásico e escolher a potência de carga.

No meu lugar de garagem instalei uma wallbox trifásica com contador da plugged-drive porque o quadro do condomínio na garagem é trifásico. Um dia se mudar para uma instalação em monofásico posso configurar para carregar monofásico refazendo algumas ligações.
Tesla Model 3 SR+ branco entregue em 2020-03-19

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Re: Instalação de wallbox

Mensagem por rimsilva » 10 nov 2020, 12:06

jart Escreveu:
10 nov 2020, 11:50
Se tem contratado 6.9kVA monofásico só vai consiguir carregar monofásico. Muitas wallbox trifásicas podem ser configuradas para carregar monofásico ou trifásico e escolher a potência de carga.
Sim, isso é sei. Só pretendo carregar em monofásico a 20A, a questão está na instalação.

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Re: Instalação de wallbox

Mensagem por rnlcarlov » 10 nov 2020, 14:17

Isso vai depender da wallbox em questão. Não sei se haverá alguém aqui entendido nos "bastidores" desse modelo em particular.

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