Sistemas de 800V, sim ou não?

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mjr
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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por mjr » 31 ago 2020, 16:10

Yep, desse ponto de vista até o meu Leaf 24 tem 192 células, com 96+96 em paralelo. 8-)

O que eu escrevi é que ele não altera a configuração do pack depois dele estar montado. São 198SP2, ou seja uma série de 198 paralelos de 2 séries, e assim fica para sempre.

O que eu acho que Taycan faz para carregar o pack com DC de 400V é fazer um step-up com um conversor DC/DC, mas que está limitado a 50kW, segundo já li:
For charging at 400-volt charging points, an on-board DC charger, initially with 50 kW and optionally 150 kW, is installed.
De facto tens razão Bruno, não interessa para o aquecimento do pack a uma determinada potência se é realizado a 400V ou a 800V, vai dar exatamente ao mesmo. O que pode aquecer mais a 400V são as ligações internas do pack e ao sistema de carregamento DC, pois para a mesma potência a corrente será o dobro.
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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por BrunoAlves » 31 ago 2020, 16:35

mjr Escreveu:
31 ago 2020, 16:10
O que eu acho que Taycan faz para carregar o pack com DC de 400V é fazer um step-up com um conversor DC/DC, mas que está limitado a 50kW, segundo já li:
Exacto. No novo MY terá um DC-DC opcional até 150kW penso eu de que.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

civic
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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por civic » 31 ago 2020, 17:03

Não é isso que eu entendo do texto.
he Taycan’s 800 V pack doesn’t rely on any revolutionary battery tech. The cells are arranged in a sequence of series and parallel connections that increases the overall pack voltage. The same cells could be arranged in a 350 to 400 V pack sequence with the same overall pack capacity as the 800 V arrangement.
Duvido de um DC-DC, para quê ter perdas em sistemas se podem fazer o mesmo sem qualquer perda no caminho?
O facto é que a Porsche não explica muito bem como o faz, não é propriamente dividir baterias no sentido da palavra, é apenas uma questão de ligações, se eu tiver 100 células posso colocar ligações onde quiser, se colocar na 50ª bateria isso é dividir a bateria eletricamente, não entendo o porquê de usar conversores DC-DC, se o podem fazer apenas ligando noutros pontos da bateria, aliás para elevar a tensão num circuito DC precisas de osciladores, transformadores,.... Duvido muito desse DC-DC... ;)
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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por mjr » 31 ago 2020, 21:15

The same cells could be arranged in a 350 to 400 V pack
Could não é o mesmo que can...
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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por migle » 31 ago 2020, 22:43

mjr Escreveu:
31 ago 2020, 16:10
De facto tens razão Bruno, não interessa para o aquecimento do pack a uma determinada potência se é realizado a 400V ou a 800V, vai dar exatamente ao mesmo. O que pode aquecer mais a 400V são as ligações internas do pack e ao sistema de carregamento DC, pois para a mesma potência a corrente será o dobro.
Claro, quanto ao aquecimento das células é claríssimo. O problema será sobretudo talvez no cabo, não? Que se vai tornando pesado e difícil de manobrar para o cliente.

Mas então e porque não reconfigurar o pack? Pela possibilidade de uma descarga no momento de o montar em paralelo?
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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por migle » 31 ago 2020, 22:45

civic Escreveu:
31 ago 2020, 17:03
Duvido muito desse DC-DC... ;)
Mas está escrito nas especificações do carro...
Inclusivé, tem uma potência limitadíssima de 50kW.
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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por mjr » 31 ago 2020, 23:23

migle Escreveu:
31 ago 2020, 22:43
mjr Escreveu:
31 ago 2020, 16:10
De facto tens razão Bruno, não interessa para o aquecimento do pack a uma determinada potência se é realizado a 400V ou a 800V, vai dar exatamente ao mesmo. O que pode aquecer mais a 400V são as ligações internas do pack e ao sistema de carregamento DC, pois para a mesma potência a corrente será o dobro.
Claro, quanto ao aquecimento das células é claríssimo. O problema será sobretudo talvez no cabo, não? Que se vai tornando pesado e difícil de manobrar para o cliente.

Mas então e porque não reconfigurar o pack? Pela possibilidade de uma descarga no momento de o montar em paralelo?
Acho que reconfigurar implica uma quantidade de cablagem e switchs de elevado poder de corte (milhares de amperes...), que são mais pesados e provavelmente mais caros que um conversor DC/DC.
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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por civic » 01 set 2020, 08:57

migle Escreveu:
31 ago 2020, 22:45
civic Escreveu:
31 ago 2020, 17:03
Duvido muito desse DC-DC... ;)
Mas está escrito nas especificações do carro...
Inclusivé, tem uma potência limitadíssima de 50kW.
Obvio que mesmo que seja com contactores a colocar as 2 baterias em serie ou em paralelo terias limitações no material usado conforme a potência de carregamento, sistema para 50kW seria bem diferente de um sistema para 150kW em termos de capacidade dos componentes, por isso acho no mínimo estranho a Porsche ter optado por esse sistema tendo nos bornes da bateria as tensões que quisessem sem recurso a sistema de elevação de tensão que em DC é muito complicado de o fazer, terás que usar oscilador, transformador e rectificador, processos que têm perdas, ou seja, na carga a 400V o Porsche não deve ser muito eficiente, sendo como vocês dizem. A Porsche pode dar o nome que quiser a este modulo, penso que lhe chama de booster… Alem disso pede menos de 500€ por triplicar a potência de um conversor DC/DC????
Consegues arranjar algum link mais técnico para ver melhor como eles fazem? É que apenas encontro coisas de vendedores ou artigos de revistas de carros, onde isso não está bem explicado.
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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por civic » 01 set 2020, 08:58

mjr Escreveu:
31 ago 2020, 23:23
migle Escreveu:
31 ago 2020, 22:43
mjr Escreveu:
31 ago 2020, 16:10
De facto tens razão Bruno, não interessa para o aquecimento do pack a uma determinada potência se é realizado a 400V ou a 800V, vai dar exatamente ao mesmo. O que pode aquecer mais a 400V são as ligações internas do pack e ao sistema de carregamento DC, pois para a mesma potência a corrente será o dobro.
Claro, quanto ao aquecimento das células é claríssimo. O problema será sobretudo talvez no cabo, não? Que se vai tornando pesado e difícil de manobrar para o cliente.

Mas então e porque não reconfigurar o pack? Pela possibilidade de uma descarga no momento de o montar em paralelo?
Acho que reconfigurar implica uma quantidade de cablagem e switchs de elevado poder de corte (milhares de amperes...), que são mais pesados e provavelmente mais caros que um conversor DC/DC.
Achas que um conversor DC/DC de 150 kW para elevar a tensão será leve? Sinceramente, estou muito curioso em saber como a Porsche o faz, pois a única forma que conheço para o fazer é como disse no post anterior, Oscilador, transformador (que só este será mais pesado que os contactores todos do outro sistema), e retificador, isto para não falar em perdas associadas. ;)
Alem disso as baterias já estão divididas em 2, não será necessário tanta cablagem nem switchs.

EDIT: Desculpem lá estar a colocar tanta duvida nesta questão, mas é que estou mesmo curioso em ver como eles fazem isso, gostava de ver algo mais tecnico acerca deste booster. ;)
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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por mjr » 01 set 2020, 22:25

Não sei se o fazem com um transformador de isolamento, podem usar apenas indutâncias e usar frequências muito elevadas para que estas não sejam muito elevadas (e pesadas). Hoje em dia consegue-se densidades elevadíssimas em conversores CC/CC. Basta olhar para os carregadores solares, o de minha casa tem 1/4 do tamanho do inversor, é quase só espaço vazio no interior (ar) e tem mais potência.

Fazer paralelos de duas metades de um pack em série levanta vários problemas. Por exemplo, quando mudas de série para paralelo tens de garantir que as duas metades estão MUITO próximas uma da outra, caso contrário haverá uma corrente muito elevada da mais carregada para a outra. Há depois o problema das falhas. Nesse esquema tem de haver um contacto a meio do pack para o abrir a meio, mais dois contactos que unem o início e o fim de cada metade. Se por acaso isso falha ou fica bloqueado... BUM! Um curto circuito brutal no pack.
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