Sistemas de 800V, sim ou não?

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 861
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por t3lmo » 03 set 2020, 00:51

ruramos Escreveu:
02 set 2020, 15:22
também concordo que o natural com o aumentar das potencias de carregamento é sistemas de 800v, a Hyundai ja disse que vai aplicar isso, a kia deve seguir o mesmo caminho. Veremos..
A KIA também já anunciou:
https://chargedevs.com/newswire/kia-to- ... ng-speeds/
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

civic
Mensagens: 1574
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por civic » 03 set 2020, 08:34

mjr Escreveu:
02 set 2020, 20:19
Sobre o Taycan, os engenheiros da Porsche certamente devem ter ponderado a possibilidade de dividir o pack em dois, que é óbvia. Mas optaram por colocar um CC/CC porque consideraram a melhor opção, provavelmente pelas questões que indiquei e outras.
Não estou a colocar os engenheiros da Porsche em causa, gostava era de ver como o fizeram.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por alexmol » 26 fev 2021, 00:19

Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por Nonnus » 21 set 2021, 14:58

Parece que já subiram a fasquia.
Equipado com uma bateria de iões de lítio com 113 kWh de capacidade e com uma arquitetura elétrica de 900 V,
https://www.razaoautomovel.com/2021/09/ ... EbiPydTRsM
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por alexmol » 21 set 2021, 20:04

O que se designa tipicamente por sistemas de 800V na realidade podem ir até aos 920V.

Os carregadores rápidos dos diversos fabricantes que suportam 800V podem fornecer até 920V.
Imagem
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por alexmol » 21 set 2021, 20:11

Acabo de fazer o post, e recebo a notícia que um fabricante já está a fabricar para 950V :shock:

Imagem
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por alexmol » 21 set 2021, 20:13

A norma CCS permite até um máximo de 1000V, por isso desconfio que ainda veremos acima de 950V :D
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por Nonnus » 09 jun 2022, 14:07



Decidi por neste tópico porque são carros que funcionam a 800V

Vídeo interessante com duas abordagens diferentes de dois carros do mesmo segmento e do mesmo grupo.

Um consegue carregar a uma velocidade inicial mais elevada (etron GT) o outro (Taycan) começa com uma velocidade mais baixa mas mesmo depois dos 80% consegue manter uma velocidade de carregamento interessante.

Ele refere que o carro carrega tão depressa que consegue ser mais rápido a ficar carregado que o humano consegue ir a casa de banho e comer. Ele defende a ideia que o carro devia ter um modo de configuração para limitar o carregamento nos casos em que o humano precisa de estar mais tempo parado.

Sinal que as coisas estão a mudar. Quando já se começa a defender o abrandamento da velocidade de carregamento...
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por Erbium » 09 jun 2022, 14:40

Nonnus Escreveu:
09 jun 2022, 14:07
Ele defende a ideia que o carro devia ter um modo de configuração para limitar o carregamento nos casos em que o humano precisa de estar mais tempo parado.
Coisa que a Tesla tem desde 2013? :lol:
Agora a sério, no DC não sei se a Tesla tem.
Nonnus Escreveu:
09 jun 2022, 14:07
Sinal que as coisas estão a mudar. Quando já se começa a defender o abrandamento da velocidade de carregamento...
Possível à conta de baterias grandes e com buffer, 800v, sistemas de refrigeração, etc... ainda me parece que isso não será a "norma" mesmo no futuro porque não será comportável ter esse tipo de potências na "realidade doméstica".

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por BrunoAlves » 09 jun 2022, 14:45

Erbium Escreveu:
09 jun 2022, 14:40
Agora a sério, no DC não sei se a Tesla tem.
Não tem ;)
Nonnus Escreveu:
09 jun 2022, 14:07
Ele defende a ideia que o carro devia ter um modo de configuração para limitar o carregamento nos casos em que o humano precisa de estar mais tempo parado
Vindo de quem vem, é só ridículo. Ele, que já experimentou PCR com filas imensas, SuC Tesla de 10+ stall com filas de espera, "n" locais com apenas 1 PCR e às vezes não funcional, agora defende que se possa manter o carro mais tempo parado que o necessário agarrado a um carregador?
É sem nexo.

Bom, pode ser que com estas velocidades de carregamento passemos a transformar um posto de carregamento numa bomba de combustível (tipo GPL) em que aquilo só debita se lá se estiver a segurar. :roll:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”