Sistemas de 800V, sim ou não?

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BrunoAlves
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Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por BrunoAlves » 24 ago 2020, 20:53

O tio Bjorn lançou um vídeo a discutir pros e contras dos sistemas de 800V.
https://youtu.be/2meMoVjArX8

Eu julgo que mesmo no médio prazo é algo que não vai "pegar". No caso do Taycan só se conhecem testes a 800V, faltam testes a medir a eficiência do conversor DC-DC, tenho muita curiosidade em perceber como é que se comportará em carregamento doméstico ou AC, bem como nos nossos PCR.
No teste que o Bjorn mostra, mesmo tendo picos de 260kW, a potência média até aos 80% é relativamente pouco superior ao e-tron que tem uma curva "flat" de 150kW a 400V. Os pouquíssimos minutos ganhos têm alguma vantagem mensurável numa viagem, relativamente aos custos adicionais (posto e potência que naturalmente se traduzem em carregamento mais caro)?
A lucid agora também afirma que o Air terá arquitectura de 900V. Porquê 900? Pois.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

RJSC
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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por RJSC » 24 ago 2020, 21:36

Nos nossos PCRs de 50kW o taycan tem um conversor DC-DC interno para duplicar a tensão. Há-de acrescentar alguma perda.
Usando um sistema até 400V é possível utilizar muitos componentes electrónicos que já eram produzidos para equipamentos ligados à rede elétrica de 230/400V.

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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por t3lmo » 24 ago 2020, 23:43

Guardem esta thread para daqui a uns anos voltarmos ao tema de todos estarem já a 800V.
Será a evolução natural da tecnologia, já que aumentar a amperagem traz mais problemas que virtudes.
A Hyundai vai ser já a próxima em 2021 com os novos modelos.
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BrunoAlves
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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por BrunoAlves » 24 ago 2020, 23:59

Tenho alguma dificuldade em perceber esse argumento, uma vez que isso (sendo obviamente verdade) só se coloca na saída dos carregadores e nos cabos de transporte. Ao nível das células, à excepção da configuração série/paralelo e algum "reforço" nos barramentos, o que chega e sai terá de ser virtualmente o mesmo independentemente de ser a 400 ou 800V.
Em tão pouca distância de cabos, tenho alguma dificuldade em perceber o real ganho, perdas não será significativo.

Mas a questão principal para mim é mais a curva de carregamento, como coloquei no início. Será preferível ter picos de 300/250/whatever kW, ou uma bateria capaz de uma curva "flat" a uma potência média "moderada" e constante? É que o resultado final será muito próximo e os requisitos de alimentação e custos são manifestamente inferiores.
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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por Apr » 25 ago 2020, 01:58

Com packs maiores para manter regra dos ~80% / 20min a potência vai ter que acompanhar. Acho que para evoluir mais cedo ou mais tarde tem que se aumentar a tensão.

Outra questão interessante é o que é que para voces é suficiente em termos de rapidez de carregamento? Se pudessemos escolher o tamanho máximo de pack e velocidade de carregamento sem restrições que valores acham que seria suficiente para não pensar mais nisso?


Para o Bruno o pack ideal seria ali nos 28kWh agarrado á maquina mais eficiente :mrgreen:

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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por BrunoFonseca » 25 ago 2020, 09:34

Na minha opinião e baseado na minha experiência de condução (fóssil ou electrico), 20/30 minutos de paragem para 400 km de autonomia seria suficiente.
Mas lá está...eu não faço viagens com 1000 ou + km.

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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por frankesousa » 25 ago 2020, 10:34

O grande problema aqui será a intercompatibilidade.

Já se vê o problema nos Taycan que tens apenas um DC-DC de 50kW onboard, ou seja, só vão conseguir carregar a 50kW nos "normais" HPC de 150kW (uns 300A a 500VDC).

Diz isto no configurador:
Carregador de bordo com 50 kW para corrente contínua (DC) em estações públicas de carregamento com voltagem de 400 V
Nem encontro opção para ter um DC-DC mais potente, mas já vi algures a dizerem que iria haver opcional mais potente (talvez tenha sido o Bjorn, mas no configurador português não encontro).
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por RJSC » 25 ago 2020, 10:36

Tenho um Leaf 24kWh e um 30kWh.
Fiz uma viagem de Aveiro ao Algarve com o Leaf 24kWh com 75% de capacidade em comboio com o de 30kWh parando em todos os PCR pelo caminho.
Cheguei à Quarteira sem dores nas costas.
Depois fui só com o de 30kWh com 3 paragens para carregamento e as dores nas costas voltaram...
Felizmente foi ainda no tempo em que a Galp cobrava ao kWh nos PCRs.
Era essencial carregar o Leaf 24kWh a 100% para fazer quase todos os troços.
Hoje a carregar ao minuto a viagem fica numa fortuna, já que o Leaf 24kWh tem 70% de capacidade e não deixa carregar a mais de 23kW.

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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por rnlcarlov » 25 ago 2020, 15:35

RJSC Escreveu:
25 ago 2020, 10:36
Depois fui só com o de 30kWh com 3 paragens para carregamento e as dores nas costas voltaram...
Os bancos do de 24 são melhores do que os do 30? :mrgreen:

Mas mais a sério. Apesar de irmos a penar devagarinho até ao Algarve no c-zero, as costas da minha mãe davam-se melhor com esse carro do que com o Ioniq.

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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por migle » 25 ago 2020, 18:03

Eu pensei que os 800V era com truque e não com conversores DC-DC, daí ser o dobro de 400V.

Interrompendo a ligação entre as duas metades de 400V, podia para o carregamento carregar as duas metades em paralelo se o carregador for de 400V.
Depois para andar, ou para carregar num carregador de 800V, voltam a juntar-se as metades em série.

Se temos um contactor que se desliga de cada vez que saímos do carro...

Quando ouvi algum YouTuber dizer que o Taycan tinha dois carregadores ou coisa assim fiquei com essa sensação...

Por que razão não é assim?
Dava ideia que assim os 800V era só vantagens, assim como os 1200, etc...
De outro modo, parece que os ganhos dos 800V são consumidos pelo conversor se o mais frequente é carregar em 400V.
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