Sistemas de 800V, sim ou não?

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Erbium
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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por Erbium » 09 jun 2022, 14:52

BrunoAlves Escreveu:
09 jun 2022, 14:45
Vindo de quem vem, é só ridículo. Ele, que já experimentou PCR com filas imensas, SuC Tesla de 10+ stall com filas de espera, "n" locais com apenas 1 PCR e às vezes não funcional, agora defende que se possa manter o carro mais tempo parado que o necessário agarrado a um carregador?
É sem nexo.
Vê-se mesmo que ele nunca veio a PT onde cobram os postos ao minuto :lol:
BrunoAlves Escreveu:
09 jun 2022, 14:45
bomba de combustível (tipo GPL) em que aquilo só debita se lá se estiver a segurar. :roll:
Falso! Vê-se mesmo que nunca tiveste um carro a GPL. :lol:

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BrunoAlves
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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por BrunoAlves » 09 jun 2022, 14:55

Olhe que tive xôdôtôr, olhe que tive :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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BrunoAlves
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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por BrunoAlves » 12 jul 2022, 12:52

Uma abordagem interessante, que vale o que vale.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por Giugiaro » 22 jul 2022, 16:23

Qualquer coisa, há sempre 1500V DC na Linha de Cascais.
Ou 25000V AC no resto da rede ferroviária. ;)
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civic
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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por civic » 26 nov 2023, 12:53

Volto a pegar neste assunto pois hoje existem muito mais opção nesta configuração, o pessoal acha que faz sentido ir alem dos 400v para uso normal?
Digo isto porque o que mais se vê é pessoal preocupado com a longevidade das baterias, ora passando os carregamentos para 800v acelera tudo inclusive a degradação das baterias, pois aumentando a tensão melhora muita coisa mas em termos de celulas não muda nada.

O aumento de performance com 800v faz sentido num carro do dia a dia, tendo em conta que já vamos para lá dos 1000cv em plataformas de 400v?
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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por Nonnus » 26 nov 2023, 20:23

Eu sei que não partilhas da minha opinião mas com o avançar da tecnologia das células e com sistemas de arrefecimento mais eficientes, acho que faz todo o sentido se queremos ter tempos de carga menores em baterias maiores. Quanto aos cv acho que isso é o que menos importa. Qualquer VE na plataforma de 400V tem ~200cv, o que é mais que suficiente.

Se nos carros a combustão onde os motores são mais lentos tens o standard nos 100/150 cv, nos electricos acho que ainda faz menos sentido ir para além disso em carros de uso normal. Os cv nos carros electricos é mais uma tecnica de markting do que uma necessidade, como é tão "fácil" incrementar cv no motor electrico, basta ver o caso do Leaf que começou com 109 CV e o de 62kWh na mesma arquitectura de 2011 vai com 217cv (mais do dobro), as marcas subiram bastante os cv, talvez mais do que o necessário.
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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por civic » 26 nov 2023, 23:29

Nonnus Escreveu:
26 nov 2023, 20:23
Eu sei que não partilhas da minha opinião mas com o avançar da tecnologia das células e com sistemas de arrefecimento mais eficientes, acho que faz todo o sentido se queremos ter tempos de carga menores em baterias maiores. Quanto aos cv acho que isso é o que menos importa. Qualquer VE na plataforma de 400V tem ~200cv, o que é mais que suficiente.

Se nos carros a combustão onde os motores são mais lentos tens o standard nos 100/150 cv, nos electricos acho que ainda faz menos sentido ir para além disso em carros de uso normal. Os cv nos carros electricos é mais uma tecnica de markting do que uma necessidade, como é tão "fácil" incrementar cv no motor electrico, basta ver o caso do Leaf que começou com 109 CV e o de 62kWh na mesma arquitectura de 2011 vai com 217cv (mais do dobro), as marcas subiram bastante os cv, talvez mais do que o necessário.

Repara que eu falo do que temos, não vamos justificar uma tecnologia/plataforma que existe hoje com base no que pode vir a acontecer um dia, ... Essas celulas milagrosas que vão aparecer um dia, não tenho duvidas, com a tecnologia atual de carregadores até aos 250kW de potência levarias a carregar uma bateria de 100kWh em menos de 15 minutos dos 20 aos 80%, será preciso mais para um carro do dia a dia? Esta bateria é imensa para um carro normal do dia a dia.
Vou reformular a pergunta, faz sentido o sistema de 400v para quem usa o carro no dia a dia, ou seja, pegando em alguns exemplos, a diferença no carregamento de um ioniq 6 é tão grande assim para um Tesla, BMW, VW, BYD,...? Em alguns casos até é mais lento, pois as celulas são precisamente iguais entre os 2 sistemas e sofrem da mesma maneira, o facto de ser 800v não muda nada em relação a um sistema de 400v em termos de celulas.
800v para camiões, desportivos, carros de trabalho até concordo, para quem quer um carro para o dia a dia não consigo ver ainda qual a vantagem desse sistema, estar a falar de celulas que aguentem tudo e mais alguma coisa para o justicar, parece-me um pouco absurdo, quando mesmo em carregamentos de 400v a limitação nos ciclos de carga é enorme.
Como foi tantas vezes dito por aqui, baterias grandes para fazer umas dezenas de kms por dia... MEsmo que queiras sistemas de carregar baterias grandes em pouco tempo, não se esperaria primeiro ter essas celulas e depois criar as plataformas com mais tensão? E não teres o carro a reduzir a potência de carga por sobreaquecimento das celulas, ou seja, ainda não chegaste ao limite das plataformas de 400v e já tens carros no mercado com plataforma de 800v, qual a vantagem disso?
Ou seja, hoje, qual a real vantagem do sistema de 800v num carro normal?
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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por ruramos » 26 nov 2023, 23:44

Tem vantagens e desvantagens como tudo.
800v usa cabos mais finos, gera menos calor etc.
Dá uma vista de olhos aqui:
https://www.carsguide.com.au/ev/advice/ ... ined-88101

civic
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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por civic » 27 nov 2023, 10:11

ruramos Escreveu:
26 nov 2023, 23:44
Tem vantagens e desvantagens como tudo.
800v usa cabos mais finos, gera menos calor etc.
Dá uma vista de olhos aqui:
https://www.carsguide.com.au/ev/advice/ ... ined-88101
Quando falo em vantagens é para quem compra um carro para o dia a dia, obviamente, acho que expliquei bem o meu ponto de vista.

Gera menos calor nos orgãos perifericos da bateria, nesta gera precisamente o mesmo, pois no seu interior a tensão é sempre a mesma, cerca de 3,2V por celula, é disto que falo, numa utilização normal do dia a dia não vejo onde se note tanto calor assim que se diferencie entre os 2 sistemas.

Abri a discussão porque simplesmente não consigo entender a lógica de ter a plataforma de 800v para carros normais, não digo que estou certo, mas gostava de ver pontos de vista que me mostrem que posso estar errado, até hoje ainda não consegui ver essa vantagem do sistema com mais tensão para quem utiliza o carro no dia a dia, sei que existem vantagens, mas isso é numa utilização muito no limite muito longe de uma utilização no transito normal, tipo eu posso ter um TVDE, TAXI que preciso de carregar várias vezes ao dia em postos rapidos, hoje um carro seja 800v ou 400v está limitado nas celulas nos 2 sistemas, ou seja, estamos muito longe de conseguir chegar ao limite dos postos de 400v quanto mais nos de 800v...
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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por Nonnus » 27 nov 2023, 10:52

civic Escreveu:
26 nov 2023, 23:29
Nonnus Escreveu:
26 nov 2023, 20:23
Eu sei que não partilhas da minha opinião mas com o avançar da tecnologia das células e com sistemas de arrefecimento mais eficientes, acho que faz todo o sentido se queremos ter tempos de carga menores em baterias maiores. Quanto aos cv acho que isso é o que menos importa. Qualquer VE na plataforma de 400V tem ~200cv, o que é mais que suficiente.

Se nos carros a combustão onde os motores são mais lentos tens o standard nos 100/150 cv, nos electricos acho que ainda faz menos sentido ir para além disso em carros de uso normal. Os cv nos carros electricos é mais uma tecnica de markting do que uma necessidade, como é tão "fácil" incrementar cv no motor electrico, basta ver o caso do Leaf que começou com 109 CV e o de 62kWh na mesma arquitectura de 2011 vai com 217cv (mais do dobro), as marcas subiram bastante os cv, talvez mais do que o necessário.

Repara que eu falo do que temos, não vamos justificar uma tecnologia/plataforma que existe hoje com base no que pode vir a acontecer um dia, ... Essas celulas milagrosas que vão aparecer um dia, não tenho duvidas, com a tecnologia atual de carregadores até aos 250kW de potência levarias a carregar uma bateria de 100kWh em menos de 15 minutos dos 20 aos 80%, será preciso mais para um carro do dia a dia? Esta bateria é imensa para um carro normal do dia a dia.
Vou reformular a pergunta, faz sentido o sistema de 400v para quem usa o carro no dia a dia, ou seja, pegando em alguns exemplos, a diferença no carregamento de um ioniq 6 é tão grande assim para um Tesla, BMW, VW, BYD,...? Em alguns casos até é mais lento, pois as celulas são precisamente iguais entre os 2 sistemas e sofrem da mesma maneira, o facto de ser 800v não muda nada em relação a um sistema de 400v em termos de celulas.
800v para camiões, desportivos, carros de trabalho até concordo, para quem quer um carro para o dia a dia não consigo ver ainda qual a vantagem desse sistema, estar a falar de celulas que aguentem tudo e mais alguma coisa para o justicar, parece-me um pouco absurdo, quando mesmo em carregamentos de 400v a limitação nos ciclos de carga é enorme.
Como foi tantas vezes dito por aqui, baterias grandes para fazer umas dezenas de kms por dia... MEsmo que queiras sistemas de carregar baterias grandes em pouco tempo, não se esperaria primeiro ter essas celulas e depois criar as plataformas com mais tensão? E não teres o carro a reduzir a potência de carga por sobreaquecimento das celulas, ou seja, ainda não chegaste ao limite das plataformas de 400v e já tens carros no mercado com plataforma de 800v, qual a vantagem disso?
Ou seja, hoje, qual a real vantagem do sistema de 800v num carro normal?
Mas ai teríamos de criar dois sistemas distintos. Carros de uso diário, e carros para uso "profissional". Lembra-te se a ideia é substituir os VE´s pelos ICE´s tem de haver carros que consigam cobrir todos os usos. Existem muitas pessoas que apesar de comprarem carros como o ioniq 6 fazem muitos km por dia, é o carro de trabalho.

Um carro de 400v dá para ti, dá para mim porque os tempos de carga são mais que suficientes, mas pode não dar para o teu "vizinho" que quer fazer Lisboa/Porto/Lisboa num dia sem ter que estar a parar na área de serviço 20 minutos a carregar. Existem duas hipóteses para cobrir estes cenários. Ou instala-se baterias enormes, ou arranja-se maneira de ter carregamentos mais eficientes.

Em relação ao ainda não se ter esgotado a plataforma de 400v e já se trabalha na de 800v, é como tudo. A teoria diz-nos uma coisa, mas nada como a pratica para se perceber onde se pode melhorar e onde estão os problemas. Distribuir carros na plataforma de 800v as massas é a melhor maneira de perceber se faz sentido ou não. Quantas tecnologias tu vês implementadas todos os dias que depois acabam por morrer.

Olha o exemplo do Chademo, do CCS2 e do mennekes type2. Todas diferentes que servem o mesmo proposito, no entanto cada marca continua a defender o uso de determinada tecnologia.
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