Nissan Ariya

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Nissan Ariya

Mensagem por kony76 » 18 jul 2020, 17:55

Será que uma ficha vai influenciar assina tanto esse bem duradouro?

Ou é de mim, ou está-se a querer fazer o funeral antecipado ao Leaf?

Com certeza que haverá solução para a questão do chademo.

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Nissan Ariya

Mensagem por OCasal » 19 jul 2020, 11:04

Na próxima década não me parece que desapareçam os Chademos já existentes na Europa. É natural que agora instalem apenas CCS.

Quanto à eventual alteração nos velhos VE com Chademo, também me parece uma opção pacífica, dado que o CCS até é menos exigente a nível de protocolo!

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Nissan Ariya

Mensagem por kony76 » 19 jul 2020, 12:26

OCasal Escreveu:
19 jul 2020, 11:04

Quanto à eventual alteração nos velhos VE com Chademo, também me parece uma opção pacífica, dado que o CCS até é menos exigente a nível de protocolo!
A Tesla fez isso.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Nissan Ariya

Mensagem por BrunoAlves » 19 jul 2020, 14:01

Não é bem verdade. A Tesla tinha um adaptador para chademo e agora tem um adaptador para CCS.
Ambos para o respectivo type2 modificado.

Não têm um CHADEMO-TO-CCS ou vice versa.
Já se discutiu por aqui, há 2 dificuldades:
- as fichas são muito, muito caras
- é necessária uma alimentação auxiliar no adaptador, nada de especial só tem de se considerar o peso e volume adicionais
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Nissan Ariya

Mensagem por kony76 » 19 jul 2020, 15:12

BrunoAlves Escreveu:
19 jul 2020, 14:01
Não é bem verdade. A Tesla tinha um adaptador para chademo e agora tem um adaptador para CCS.
Ambos para o respectivo type2 modificado.

Não têm um CHADEMO-TO-CCS ou vice versa.
Já se discutiu por aqui, há 2 dificuldades:
- as fichas são muito, muito caras
- é necessária uma alimentação auxiliar no adaptador, nada de especial só tem de se considerar o peso e volume adicionais
Mas então os 500€ era para um adaptador novo?

Seja como for o importante é que seja possível fazer essa alteração, para a eventualidade de vir a ser preciso por se deixarem de instalar PCR novos com chademo.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Nissan Ariya

Mensagem por BrunoAlves » 19 jul 2020, 15:20

Sim, era. Na Tesla era:
- adaptador chademo que funciona na tomada type2 original dos Tesla "velhinhos"
- adaptador CCS que custa 170€. Nos carros anteriores a Março de 2019 é ainda necessária uma alteração à porta de carregamento, que custa os restantes 330€. Acho que deixa de ser possível usar o adaptador chademo, mas não tenho a certeza.

Só em fichas o custo de um adaptador desses pode ser muito, muito significativo :(
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Nissan Ariya

Mensagem por jasmim » 19 jul 2020, 16:50

BrunoAlves Escreveu:
19 jul 2020, 15:20
Sim, era. Na Tesla era:
- adaptador chademo que funciona na tomada type2 original dos Tesla "velhinhos"
- adaptador CCS que custa 170€. Nos carros anteriores a Março de 2019 é ainda necessária uma alteração à porta de carregamento, que custa os restantes 330€. Acho que deixa de ser possível usar o adaptador chademo, mas não tenho a certeza.

Só em fichas o custo de um adaptador desses pode ser muito, muito significativo :(
Tenho um se quiseres fazer o teste. Gostava de saber se resulta.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Nissan Ariya

Mensagem por migle » 21 jul 2020, 22:26

Alguém tem palpites para as duas barbataninhas que parecem duas antenas?
Afinal, temos tanta gente a meter tudo o que tem a ver com antenas e telemática numa unidade só...

Será possível que tenham metido duas antenas de GPS? Tão próximas? O mínimo que tenho visto para serem úteis é tipo 1m mas em unidades tipo com preços com mais uma ou duas casas decimais do que faz sentido para a indústria automóvel...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Nissan Ariya

Mensagem por beme83 » 21 jul 2020, 22:32

Acredito mais que seja uma em exclusivo para o 4g para as OTA e a outra GPS e rádio.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Nissan Ariya

Mensagem por migle » 22 jul 2020, 23:11

Mas porquê duas unidades separadas para o que hoje habitualmente vem junto?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”