Vem aí o hidrogénio!

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por OCasal » 21 abr 2018, 20:18

A Hyundai estará preparada para arrumar com os elétricos da Nissan?

http://milhas.motor24.pt/nexo-um-hidrogenio/

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por Nonnus » 21 abr 2018, 20:41

Arrumar não digo, mas coexistir de forma pacifica. Diria que vem arrumar é de vez com os carros a diesel e gasolina.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por RJSC » 21 abr 2018, 22:08

Pode ser.
São o sonho das petrolíferas, que podem assim manter toda a gente dependente do mesmo tipo de infraestrutura...
E as petrolíferas compraram muitas influências...
O pior é que é preciso 4 vezes mais electricidade para colocar um carro a hidrogénio a andar que um a bateria:
na conversão de água em hidrogénio e oxigénio metade da energia é perdida, e na célula de combustível perde-se outra vez metade da energia restante na conversão para electricidade.
E ainda falta contabilizar a energia gasta na compressão do hidrogénio, nos camiões cisterna de transporte, na bombagem entre depósitos...
É melhor que o petróleo para a qualidade do ar nas ruas, mas no resto continua tudo igual: bombas de combustível, camiões ciaterna, em vez de refinarias, centrais de electrólise, e o controlo dos preços pelos mesmos de sempre.
No caso de um carro abastecido diretamente com electricidade, só tem que se recorrer ao carregamento fora de casa esporadicamente.
[img]https://electrek.files.wordpress.com/20 ... 014192.jpg[/img]

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por ruimegas » 21 abr 2018, 22:50

Concordo em pleno com o RJSC.

Com o hidrogénio vamos continuar a ter que ir comer à mão dos produtores de hidrogénio e suas infraestruturasdas bem como das flutuações de preços que eles entenderem criar especulativamente.

A electricidade é a fonte de energia mais democrática que existe visto poder ser obtida de muitas maneiras e é isso que os "grandes investidores" não querem pois podem boicotar-lhes o negócio.

Os VE's puros tem de ter todo o apoio possível para não dar hipótese ao especuladores de mais uma vez fazerem muito dinheiro à custa de todos nós.

é só a minha opinião

Cumprimentos elétricos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por OCasal » 21 abr 2018, 22:54

Na minha opinião, baterias com 3 dígitos de kwh e carregamentos rápidos realmente rápidos, vão cortar as pernas ao desenvolvimento do hidrogénio... Daqui a 5 anos já temos resposta na prática!

jfreire
Proprietário Leaf
Mensagens: 234
Registado: 02 ago 2011, 23:46
Data de fabrico: 0- 4-2018
Capacidade bateria: 115 Ah - 12 Barras
Localização: Torres Vedras

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por jfreire » 21 abr 2018, 23:57

O hidrogenio pode ser bom para aviões e navios.

Para carros não acredito porque daqui a poucos anos (10?) vamos ter carros com baterias de 200kwh que vão fazer 1000km reais, e nessa altura ninguém vai andar a discutir autonomias.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por BrunoAlves » 22 abr 2018, 01:15

É uma pena que ninguém regule nada. O mercado livre é fixe porque garante umas coisas mas destrói outras totalmente. Nomeadamente o racional...

Nunca fará sentido baterias de 1000km de autonomia. E repito, nunca.
200kWh nunca farão sentido carregar em baterias. Nunca. É ridículo. Por mais que Deus Musk diga o contrário, afinal teremos camiões de 1MWh...

Hidrogénio sim para transporte de longo curso, barcos, camiões e tal. Certamente que sim. Para carros particulares, empresas, carros que normalmente não fazem mais de 400km num dia (99%?) baterias.

A potência necessária para carregar 1000km num carro é absurda, tecnicamente um desafio para UM ponto, fará para "n" pontos como agora nos habituámos a ter a fósseis. É preciso virar a página, é preciso ter autonomia realista para o dia a dia e, onde essa não for viável (leia-se Camiões Tesla) outras formas de ter energia não fóssil.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por jasmim » 22 abr 2018, 07:29

Para encher um depósito de hidrogénio são precisos perto de 50 EUR que permite uma autonomia de 500 km. Estão à nossa espera de braços aberto!

Não obrigado. Continuo com o meu BEV.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por Filipe » 22 abr 2018, 10:08

BrunoAlves Escreveu:É uma pena que ninguém regule nada. O mercado livre é fixe porque garante umas coisas mas destrói outras totalmente. Nomeadamente o racional...

Nunca fará sentido baterias de 1000km de autonomia. E repito, nunca.
200kWh nunca farão sentido carregar em baterias. Nunca. É ridículo. Por mais que Deus Musk diga o contrário, afinal teremos camiões de 1MWh...

Hidrogénio sim para transporte de longo curso, barcos, camiões e tal. Certamente que sim. Para carros particulares, empresas, carros que normalmente não fazem mais de 400km num dia (99%?) baterias.

A potência necessária para carregar 1000km num carro é absurda, tecnicamente um desafio para UM ponto, fará para "n" pontos como agora nos habituámos a ter a fósseis. É preciso virar a página, é preciso ter autonomia realista para o dia a dia e, onde essa não for viável (leia-se Camiões Tesla) outras formas de ter energia não fóssil.
x2
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por Nerusonu » 22 abr 2018, 10:20

Por muito interessante que o carro seja(que é), fiquem com ele... Já tenho um a depender da Golpe e companhia, não quero outro.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”