Vem aí o hidrogénio!

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Nonnus
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Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por Nonnus » 08 jan 2021, 12:25

OCasal Escreveu:
08 jan 2021, 04:11
Hoje, tal como há 10 anos, quem compra um veículo a bateria, tem de perceber se o veículo se adequa à realidade de utilização que vai ter, quer em questões de autonomia, quer em questão de carga.

No caso de um veículo com depósito, apenas tem que se preocupar se existem postos de abastecimento!
Acho que esta opinião é ver as coisas muito pela superfície. Como no meu caso o que me levou a comprar um carro elétrico foram muitas contas e ponderação dos prós e contras não consigo concordar, embora entenda o que estas a dizer.

Por haver tantas pessoas com esse pensamento e com desconhecimento do que um VE actual já consegue fazer é que se continua a vender tantos ICE´s de valores de 50000€. É o tal pensamento que o BrunoAlves referiu: "e se quiser ir ao Algarve beber um café". Hoje em dia a resposta é: vai sem problemas, e enquanto esta no Algarve a beber o seu café o carro ainda pode estar a carregar para depois na vinda não ter que parar na área de serviço para abastecer. No tempo em que só havia Leaf´s e ZOE´s de 24 dizer essas asneiras ainda fazia algum sentido. Hoje cada vez mais esse tipo de pensamento começa a não ter muito fundamento.
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mjr
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Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por mjr » 08 jan 2021, 15:51

Nonnus Escreveu:
08 jan 2021, 10:52

Antes demais dizer que eu não estou a defender o hidrogénio. Para quem só agora viu esta conversa, aconselho a ver o porquê de estarmos a tê-la.

mjr achas que 700 carros é pouco numa tecnologia que ainda é desconhecida por muitos, onde apenas existem 3 modelos de carros a venda com um preço que não é para todas as bolsas (quantos Golf compras com 64000€ na Alemanha?), quando o preço por KM ainda é mais caro que todas as outras opções, ainda estamos a perceber se realmente é seguro (esta é a minha principal dúvida), qual fiabilidade dos carros (quantos km fazem sem dar problemas?).

Tendo em consideração tudo o escrevi, parece-me a mim que os 700 carros a circular foram comprados por entusiastas, early adapters e ambientalistas, li algures, não me lembro onde, que os alemães gostam muito de comprar o que produzem, no dia em que a Mercedes e a VW se lembrarem de lançar o carro deles certamente este numero vai disparar e faz cair por terra que o hidrogénio vai apenas servir para longo curso pesado e transporte marítimo. Vejo muito empenho adotar uma tecnologia que apenas servisse estes propósitos.

Se calhar vou dizer uma grande asneira, mas parece-me a mim que estamos pela primeira vez assistir a implementação de algo novo na mobilidade em que primeiro se esta a criar a infraestrutura para depois se usar a tecnologia. Como disseste, neste momento tens um rácio de 6/1, talvez quando começamos a andar de cavalo o rácio fosse maior :mrgreen:

Por tudo isto, e por ser um país como Alemanha apostar tanto, que depois vai fazer pressão para os outros países fazerem o mesmo para se atingir a neutralidade das emissões de carbono, não me parece que apenas seja usado nesses casos.
Eu acho que essas centenas de HEV na Alemanha são apenas de leasings com condições muito favoráveis que algumas marcas lançaram para teste da tecnologia. Uma investigação mais a fundo no EAFO mostra que as primeiras unidades começaram a aparecer no início da década passada, apenas faltou o salto que os BEV entretanto deram. E que nunca vai acontecer, IMHO.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por civic » 10 jan 2021, 11:54

Acho é que o pessoal não fala disto.

https://insideevs.com/news/326312/2016- ... 5SXhcBCxlA

Quer dizer, o sistema de armazenamento tem um prazo de validade ? Como fica depois? Quem o comprará sabendo disto???
Nissan LEAF 2018 40kWh
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https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

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Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por civic » 10 jan 2021, 11:55

mjr Escreveu:
08 jan 2021, 15:51


Eu acho que essas centenas de HEV na Alemanha são apenas de leasings com condições muito favoráveis que algumas marcas lançaram para teste da tecnologia. Uma investigação mais a fundo no EAFO mostra que as primeiras unidades começaram a aparecer no início da década passada, apenas faltou o salto que os BEV entretanto deram. E que nunca vai acontecer, IMHO.
Tendo em conta que já todas as marcas alemãs já passaram pelo H2 e desistiram, não duvido disso. ;)
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Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por zeuz » 10 jan 2021, 17:00

civic Escreveu:
10 jan 2021, 11:54
Acho é que o pessoal não fala disto.

https://insideevs.com/news/326312/2016- ... 5SXhcBCxlA

Quer dizer, o sistema de armazenamento tem um prazo de validade ? Como fica depois? Quem o comprará sabendo disto???
Xiiiuuuu! Se descobrem isso lá se vai os interesses dos distribuidores de combustível! :mrgreen:

P.S.:
O depósito de GPL também tem validade.
Já não me recordo se essa validade está no DUA ou no depósito, mas lembro-me que o número de série do depósito fica no DUA.
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Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por Nonnus » 11 jan 2021, 01:40

civic Escreveu:
10 jan 2021, 11:54
Acho é que o pessoal não fala disto.

https://insideevs.com/news/326312/2016- ... 5SXhcBCxlA

Quer dizer, o sistema de armazenamento tem um prazo de validade ? Como fica depois? Quem o comprará sabendo disto???
Sinceramente não me espanta nada. Como já referi onde tenho mais dúvidas e incertezas nesta tecnologia é na questão da segurança, afinal estamos á falar dum sistema altamente pressurizado, acho normal esse cuidado. Estou mais preocupado quando forem produzidos em série onde o cuidado com a qualidade acaba quando pensarem na quantidade. Neste momento acredito que estes carros ainda são construídos com pinças para não deitarem tudo a perder, para não acontecer o que ninguém quer.

Em relação ao prazo, todos nós que temos elétricos também sabíamos que as baterias iam perdendo capacidade ao longo do tempo, no entanto todos compramos um.

Com esse argumento estamos a ser iguais aqueles que durante anos alimentaram esse mito que as baterias eram o problema dos elétricos.

Vamos pegar no exemplo do LuisG e no meu que com 4 anos (no meu caso ainda há-de de perder) as baterias perderam 35% da sua capacidade.
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Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por mjr » 11 jan 2021, 08:35

É diferente. Podes continuar a circular com um pack de 10,15,20 anos, embora altamente degradado. No caso do tanque de H2, se tiver um prazo máximo és obrigado a substituir por lei.
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Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por civic » 11 jan 2021, 11:11

Nonnus Escreveu:
11 jan 2021, 01:40


Sinceramente não me espanta nada. Como já referi onde tenho mais dúvidas e incertezas nesta tecnologia é na questão da segurança, afinal estamos á falar dum sistema altamente pressurizado, acho normal esse cuidado. Estou mais preocupado quando forem produzidos em série onde o cuidado com a qualidade acaba quando pensarem na quantidade. Neste momento acredito que estes carros ainda são construídos com pinças para não deitarem tudo a perder, para não acontecer o que ninguém quer.

Em relação ao prazo, todos nós que temos elétricos também sabíamos que as baterias iam perdendo capacidade ao longo do tempo, no entanto todos compramos um.

Com esse argumento estamos a ser iguais aqueles que durante anos alimentaram esse mito que as baterias eram o problema dos elétricos.

Vamos pegar no exemplo do LuisG e no meu que com 4 anos (no meu caso ainda há-de de perder) as baterias perderam 35% da sua capacidade.
Muito sinceramente, acho que isso que dizes é completamente ao lado da questão, uma coisa é eu comprar um carro que dura mais ou menos conforme eu o tratar, mesmo com as baterias muito cansadas posso usá-lo como me apetecer ou colocar as que me apetecer, outra coisa completamente diferente é eu ao fim de um prazo ter que investir ou encostar o carro por causas legais, acho que não tem nada a ver o cu com as calças. Tal como num CI, mais dia menos dia teremos despesas, esse tempo varia conforme o tratamento que lhe damos...
Além disso, a duração das baterias é uma coisa conhecida e divulgada pelas marcas e fabricantes de baterias, já neste caso nunca tinha lido em lado nenhum que o sistema era a prazo fixo, as marcas têm escondido isso? Ou simplesmente como não vendem os carros, serão em leasing, isso não é importante nesta fase, mas deviam clarificar estas coisas.
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Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por Nonnus » 11 jan 2021, 11:32

mjr Escreveu:
11 jan 2021, 08:35
É diferente. Podes continuar a circular com um pack de 10,15,20 anos, embora altamente degradado. No caso do tanque de H2, se tiver um prazo máximo és obrigado a substituir por lei.

Eu sei que é diferente. Eu estava-me a referir ao tipo de argumento para desacreditar uma tecnologia. Achas que a substituição por segurança de uma peça é argumento para denegrir uma determinada tecnologia?

Vamos pegar no exemplo dos ICE´s com o filtro de partículas que foi algo que nasceu mal e passado estes anos todos ainda continua a funcionar mal. Uma peça que faz os proprietários gastarem milhares de euros em reparações, e que invalida fazeres uso do carro, no entanto continua-se a vender ICE´s aos magotes com esta aberração!

Isto para dizer que todas as tecnologias terão os seus problemas, umas mais que outras, sendo que os VE´s parecem ser os mais equilibrados, no entanto olha os mitos que se criaram a volta dos mesmos para desacreditar a tecnologia.

Ainda ontem no programa Volante da SIC estavam a fazer a comparação entre um hibrido e um hibrido plug-in, a certa altura o jornalista petrolhead diz que um carro tem de ser o mais pratico possível, que um plug-in deitava isso por terra, porque era preciso andar a procura de carregadores, ou tinha-se de pôr a carga em casa. Isto é só um argumento estupido para desacreditar uma tecnologia que sabemos que trás muito mais vantagens que desvantagens.

O que eu gostava de ver acerca do H2 era por exemplo mostrarem como fica um Mirai numa colisão como vimos a uns tempos no Model X que ficou partido ao meio, tal não foi o impacto, ou um Mirai a ser abalroado por um comboio. O que é que acontece aos tanques? Aguentam impactos destes? Explodem? Que danos causam?

Isto sim, acho que importante trazer para a praça publica, agora a compra de uma peça por motivos de segurança não me parece demasiado relevante. Da mesma maneira que muitos de nós que compramos elétricos tentamos obter o máximo de informações acerca da tecnologia para não ter surpresas, quem vai comprar um Mirai se não quiser ter surpresas, tem de se informar dos prós e contras da tecnologia.
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Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por civic » 11 jan 2021, 15:13

A mim parece-me muito relevante, pois é uma peça com um prazo fixo, não existe nada comparado na industria automóvel, mesmo um FAP tens forma de que se o tratares bem podes beneficiar de maior longevidade, neste caso por mais voltas que dês o fim é uma data fixa.
Não falo pelo desacreditar a tecnologia em automoveis, para isso já existe a física, falo pela falta de transparência das marcas num caso destes, não é como uma bateria ou um FAP, compro um carro que ao fim de cerca de 12 anos tenho que substituir os tanques independentemente do tratamento que eles levam e não vejo nada na pub a esses carros, depois ainda tens uma fuel cell e uma bateria, esse exemplo que deste da forma que falaram do plug-in para mim é indiferente não sou vendedor de carros e não me faz qualquer diferença a forma como alguns vêem os EV.
Faz-me muita diferença um dia estar a estrada cheia de carros a H2 com a falta de manutenção e chico espertice que reina por esse mundo fora e ter autênticas bombas de hidrogénio a rolar umas atrás das outras na estrada, isso sim, faz-me muita confusão. É apenas a minha opinião acerca deste assunto. ;)
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