Ùltimas

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
civic
Mensagens: 1576
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Ùltimas

Mensagem por civic » 02 mai 2020, 22:21

migle Escreveu:
02 mai 2020, 21:58
civic Escreveu:
02 mai 2020, 20:57
migle Escreveu:
02 mai 2020, 20:50


Então não foi a Mennekes?
Não a Mennekes produziu a ficha, vê o link que coloquei mais atrás ao Bruno. ;)
A Mennekes desenvolveu a ficha. Não há nenhuma patente sobre esta ficha. Se a Mennekes a tivesse patenteado dificilmente se teria tornado um padrão internacional.
É bom saber que a Daimler esteve envolvida. Nem os construtores de automóveis fazem nada sozinhos, nem os fabricantes de fichas fazem desenvolvimento se não houver um cliente.
Os critérios para essa ficha foram da Daimler e da RWE a Mennekes nunca teve qualquer poder de exclusividade, por exemplo, nem eu nunca disse isso, antes pelo contrário.
Pode até nem haver qualquer patente, mas já li isso em qualquer lado, mas tudo o que a envolve veio da Daimle.
Mennekes became better known to the general public for their compliant electric vehicle car recharging connector developed based on requirements from RWE and Daimler.
https://en.wikipedia.org/wiki/Mennekes

https://www.ft.com/content/ae6d241e-7b6 ... 0077b07658

https://www.greencarcongress.com/2008/0 ... d-rwe.html
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Ùltimas

Mensagem por BrunoAlves » 02 mai 2020, 22:30

Sem falsas pretensões, gostava mesmo que me explicasses porque é que é mais seguro...
No CCS tens CAN e terra, podes fazer (e são feitos) todos os testes de isolamento necessários. Os pinos adicionais do esquema que tu colocaste são ordens binárias que podem perfeitamente ser colocados na comunicação. Tipo:
- tensão presente
- testes de isolamento OK
- carregador OK
- activar comunicações CAN
- fazer qualquer coisa, por qualquer sequência que se pretenda.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

civic
Mensagens: 1576
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Ùltimas

Mensagem por civic » 02 mai 2020, 22:38

BrunoAlves Escreveu:
02 mai 2020, 22:30
Sem falsas pretensões, gostava mesmo que me explicasses porque é que é mais seguro...
No CCS tens CAN e terra, podes fazer (e são feitos) todos os testes de isolamento necessários. Os pinos adicionais do esquema que tu colocaste são ordens binárias que podem perfeitamente ser colocados na comunicação. Tipo:
- tensão presente
- testes de isolamento OK
- carregador OK
- activar comunicações CAN
- fazer qualquer coisa, por qualquer sequência que se pretenda.
Ok, então vê lá, vou-te dar um exemplo, o que achas que é mais seguro, uma direção mecânica ou uma bi-wire? É que na chademo tens seguranças bi-wire (data bits) e fisicos (sinais eletricos analogicos), na CCS só tens data bits.
Alem disso tem uma segurança que acho muito importante, está constantemente a ler a tensão da massa do carro, basta teres uma fuga no liquido refrigerante da bateria e o sistema deteta logo, isto não exsite no CCS. Engraçado que o carro que mais usa este sistema não tem refrigeração.
Outra coisa que falas, o CCS vê a massa do carro, não tem qualquer leitura sobre o sistema eletrico do carro (12v), tens aí atras os desenhos dos dois sistemas.
Sabes que existem 2 circuitos completamente distintos num EV... A CCS só vê mesmo o circuito de tração. Na chademo os dois circuitos não são vigiados com leituras de sensores apenas, estão na base de funcionamento do sistema de carga.
E por ultimo, não sei qual a tua formação em termos de eletricidade, mas deves saber que os circuitos de emergência são sempre circuitos à parte só para esse fim, ou seja, são circuitos dedicados e nestas duas fichas só uma é assim. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Ùltimas

Mensagem por BrunoAlves » 02 mai 2020, 23:00

Percebo, não sei se concordo.
civic Escreveu:
02 mai 2020, 22:38
o que achas que é mais seguro, uma direção mecânica ou uma bi-wire? É que na chademo tens seguranças bi-wire (data bits) e fisicos (sinais eletricos analogicos), na CCS só tens data bits.
Na minha área profissional tens segurança funcional, segurança de pessoas em processos industriais, assente em comunicação digital. Do ponto de vista da segurança, não há diferença nenhuma, em qualquer dos equipamentos (carro ou carregador neste caso), entre cair a comunicação e cair um sinal de 12V ou 24V ou o que for, assim a "coisa" estar preparada e certificada.
Para que é que o carregador precisa de saber dos 12V do carro? Se algo acontecer do lado do carro, é a parte terminal da comunicação segura do lado do carro que tem de reagir, fazendo cair a comunicação segura.
Porque é que o carregador deve querer saber dos 12V do carro? Até deviam ser opto-acoplados, se é que já não são.

Comunicação digital é segura, tão ou mais segura que sinais análogicos ou on/off. Assim se protege a vida das pessoas na indústria. Aceito que nos carregadores não seja exactamente igual, não sei. Estou só a dizer que a comunicação é segura. Muito segura
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

civic
Mensagens: 1576
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Ùltimas

Mensagem por civic » 02 mai 2020, 23:02

BrunoAlves Escreveu:
02 mai 2020, 23:00
Percebo, não sei se concordo.
civic Escreveu:
02 mai 2020, 22:38
o que achas que é mais seguro, uma direção mecânica ou uma bi-wire? É que na chademo tens seguranças bi-wire (data bits) e fisicos (sinais eletricos analogicos), na CCS só tens data bits.
Na minha área profissional tens segurança funcional, segurança de pessoas em processos industriais, assente em comunicação digital. Do ponto de vista da segurança, não há diferença nenhuma, em qualquer dos equipamentos (carro ou carregador neste caso), entre cair a comunicação e cair um sinal de 12V ou 24V ou o que for, assim a "coisa" estar preparada e certificada.
Para que é que o carregador precisa de saber dos 12V do carro? Se algo acontecer do lado do carro, é a parte terminal da comunicação segura do lado do carro que tem de reagir, fazendo cair a comunicação segura.
Porque é que o carregador deve querer saber dos 12V do carro? Até deviam ser opto-acoplados, se é que já não são.

Comunicação digital é segura, tão ou mais segura que sinais análogicos ou on/off. Assim se protege a vida das pessoas na indústria. Aceito que nos carregadores não seja exactamente igual, não sei. Estou só a dizer que a comunicação é segura. Muito segura
Achas que ter mais seguranças não é ser mais seguro?
Eu trabalho em industria, sou da manutenção eletrica há 26 anos e digo-te que todos os circuitos de emergência de todos os quipamentos são em hardware, ou então redundantes (hardware e software).
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Ùltimas

Mensagem por BrunoAlves » 02 mai 2020, 23:11

Não é que seja relevante para o caso, mas tens segurança funcional certificada na indústria sobre wireless. Aliás, podia mostrar-te (que não posso pelos motivos óbvios) zonas de trabalho móveis, com pessoas pelo meio a trabalhar entre equipamentos motorizados em andamento, seguros e certificados, sem um único fio físico envolvido (comunicação wireless e transmissão de potência por indução).

Vamos concordar em discordar ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

civic
Mensagens: 1576
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Ùltimas

Mensagem por civic » 02 mai 2020, 23:14

BrunoAlves Escreveu:
02 mai 2020, 23:11
Não é que seja relevante para o caso, mas tens segurança funcional certificada na indústria sobre wireless. Aliás, podia mostrar-te (que não posso pelos motivos óbvios) zonas de trabalho móveis, com pessoas pelo meio a trabalhar entre equipamentos motorizados em andamento, seguros e certificados, sem um único fio físico envolvido (comunicação wireless e transmissão de potência por indução).

Vamos concordar em discordar ;)
A pergunta mantem-se, achas que ter mais seguranças não é ser mais seguro?
Quanto a equipamentos moveis com seguranças wireless... Diz-me uma coisa esses equipamentos não têm botoneiras de emergência que desliguem o completamente o equipamento?
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Ùltimas

Mensagem por BrunoAlves » 03 mai 2020, 00:55

civic Escreveu:
02 mai 2020, 23:14
A pergunta mantem-se, achas que ter mais seguranças não é ser mais seguro?
Como diria The Rock: "It doesn't matter what you think!" 😁
É irrelevante o que eu penso. É certificado, suficiente para o que estamos a discutir. Se o canal seguro for garantido em comunicação, é tão válido como em sinal digital.
civic Escreveu:
02 mai 2020, 23:14
Diz-me uma coisa esses equipamentos não têm botoneiras de emergência que desliguem o completamente o equipamento?
Como é óbvio. Têm botoneiras locais em cada estação, que comunicam em wireless com o controlador central e desligam local ou centralmente, consoante a programação de segurança. Tudo perfeitamente seguro e certificado.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

civic
Mensagens: 1576
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Ùltimas

Mensagem por civic » 03 mai 2020, 10:00

BrunoAlves Escreveu:
03 mai 2020, 00:55
civic Escreveu:
02 mai 2020, 23:14
A pergunta mantem-se, achas que ter mais seguranças não é ser mais seguro?
Como diria The Rock: "It doesn't matter what you think!" 😁
É irrelevante o que eu penso. É certificado, suficiente para o que estamos a discutir. Se o canal seguro for garantido em comunicação, é tão válido como em sinal digital.
civic Escreveu:
02 mai 2020, 23:14
Diz-me uma coisa esses equipamentos não têm botoneiras de emergência que desliguem o completamente o equipamento?
Como é óbvio. Têm botoneiras locais em cada estação, que comunicam em wireless com o controlador central e desligam local ou centralmente, consoante a programação de segurança. Tudo perfeitamente seguro e certificado.
Desculpa lá mas já estás a desconversar, eu nunca disse que o sistema CCS não era certificado, apenas que o chademo era mais seguro, portanto a pergunta mantém-se. O facto de não achares relevante não muda nada a esse respeito. Eu digo-te já, se na altura em que comprei o meu carro se tivesse a hipótese de escolha, teria escolhido a CCS, pois também não acho relevante as diferenças entre elas, mas isso não as faz iguais.
Portanto, primeiro perguntas-me porque achava que era mais seguro, depois dizes que não é relevante, se assim é, porque perguntaste? :think:
Quanto a esse sistema industrial que falas, esse sistema pode ser wireless, mas uma coisa é certa, a segurança é à parte do funcionamento, tens um relé (no minimo) específico para esse fim, duvido muito que seja só programação, até porque os sistemas de segurança têm que ter um sinal próprio para não ser possível fazer um by-pass. Ou seja, se todo o funcionamento da máquina falhar existe uma redundância que a desliga, no mínimo. Claro que não falo de equipamentos pequenos, falo de segurança homem/máquina.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Ùltimas

Mensagem por BrunoAlves » 03 mai 2020, 10:31

civic Escreveu:
03 mai 2020, 10:00
Portanto, primeiro perguntas-me porque achava que era mais seguro
Perguntei mesmo honestamente, podia haver algum pormenor ou pormaior técnico que me estivesse a escapar ;)
Só não concordo que seja mais seguro pelos motivos que apontas, como disse não vejo nenhuma descrição daqueles sinais que não possa ser tão válida em canal digital. Depois começámos a divagar :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”