Custo e emissões reais.

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
sousal
Mensagens: 68
Registado: 06 jan 2011, 00:42
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Paredes
Contacto:

Re: Custo e emissões reais.

Mensagem por sousal » 07 jan 2011, 00:28

Tomai atenção também no seguinte, quando eu tinha caravana determinadas viagens eram mais fáceis de fazer, não me lembro se de norte para sul ou vice-versa. Era sempre na mesma direcção.
Scooter electrica 0,21€/100 (electrões)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Custo e emissões reais.

Mensagem por mjr » 07 jan 2011, 00:37

Sim, é normal no mesmo trajecto conseguir consumos diferentes consoante a direcção. Penso que terá a ver com os diferentes declives, cotas inicial e final, direcção dos ventos dominantes, etc.

Quando trabalhava no Porto, conseguia consumos significativamente mais baixos no trajecto Porto-Trofa do que no inverso. Isto apesar de tipicamente ter mais trânsito no trajecto de melhor consumo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Custo e emissões reais.

Mensagem por ruimegas » 07 jan 2011, 00:37

mjr Escreveu:No fórum mynissanleaf.com, já fizeram 110 milhas (176 km) com uma carga desde o concessionário até casa, no dia da entrega da máquina. Isto com média de velocidade acima das 50mph (80 km/h).

145 km deve ser muito fácil de conseguir com média de 90-100km/h.
A imagem não é das melhores mas espero que dê para ver os resultados da autonomia do Leaf na fase de testes sendo alguns deles efectuados em Portugal:
Imagem
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruicvt
Moderador Global
Mensagens: 376
Registado: 05 jan 2011, 20:25

Re: Custo e emissões reais.

Mensagem por ruicvt » 07 jan 2011, 01:02

Outro factor, talvez marginal mas que ainda assim ajuda na obtenção de melhores resultados de autonomia, prende-se com o nível de atrito dos pneus.

Não sei qual a marca que o Leaf usa, mas uns pneus de baixo atrito favorecem a autonomia, assim como a sua pressão um pouco mais elevada.

O problema é que muitos pneus "ecológicos" têm níveis de aderência medianos (à excepção talvez dos Continental EcoContact3 e dos Michelin Energy Saver e mais uns poucos).

Já agora, têm informação sobre a marca/modelo que o Leaf traz de origem?

Cumprimentos

Avatar do Utilizador
sousal
Mensagens: 68
Registado: 06 jan 2011, 00:42
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Paredes
Contacto:

Re: Custo e emissões reais.

Mensagem por sousal » 07 jan 2011, 01:23

mjr Escreveu:Sim, é normal no mesmo trajecto conseguir consumos diferentes consoante a direcção. Penso que terá a ver com os diferentes declives, cotas inicial e final, direcção dos ventos dominantes, etc.

Quando trabalhava no Porto, conseguia consumos significativamente mais baixos no trajecto Porto-Trofa do que no inverso. Isto apesar de tipicamente ter mais trânsito no trajecto de melhor consumo.
O teu, por ser preto, vai exigir mais ar condicionado.
Scooter electrica 0,21€/100 (electrões)

Avatar do Utilizador
ruicvt
Moderador Global
Mensagens: 376
Registado: 05 jan 2011, 20:25

Re: Custo e emissões reais.

Mensagem por ruicvt » 07 jan 2011, 02:59

Pelo que investiguei, julgo que os pneus usados no Japão e na Europa são os Bridgestone Ecopia ep150 .

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Custo e emissões reais.

Mensagem por mjr » 07 jan 2011, 09:42

sousal Escreveu: O teu, por ser preto, vai exigir mais ar condicionado.
Eu sei... Mas depois de muita ponderação acabei por optar pelo preto, por ser mais consensual cá em casa. O trajecto diário não excede os 60 km no total, pelo que não terei problemas de autonomia no dia a dia.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Custo e emissões reais.

Mensagem por ruimegas » 07 jan 2011, 11:51

mjr Escreveu:
sousal Escreveu: O teu, por ser preto, vai exigir mais ar condicionado.
Eu sei... Mas depois de muita ponderação acabei por optar pelo preto, por ser mais consensual cá em casa. O trajecto diário não excede os 60 km no total, pelo que não terei problemas de autonomia no dia a dia.
Eu também quando falei das viagens de 145 kms Lisboa - Évora só são feitas esporadicamente normalmente no meu dia a dia não irei fazer mais de 60 kms por dia.

Escolhi o branco de facto, porque no verão aqui na região de Lisboa isto é mesmo quente e o branco evita um maior aquecimento do veículo que outras cores...ainda pensei no azul mas a minha filha disse logo que não era cor para homem conduzir :)
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Seal
Mensagens: 853
Registado: 06 jan 2011, 00:40

Re: Custo e emissões reais.

Mensagem por Seal » 07 jan 2011, 15:16

Cuidado com isso Rui, ainda não existem dados de consumos na AE.

A velocidade de AE duvido que faça 145 kms...
"De que vale conquistar o mundo se nos perdermos pelo caminho"

Montada: Energica Ego / Brammo Empulse R / Scutum / Vectrix / Predator

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Custo e emissões reais.

Mensagem por ruimegas » 07 jan 2011, 17:26

Seal Escreveu:Cuidado com isso Rui, ainda não existem dados de consumos na AE.

A velocidade de AE duvido que faça 145 kms...
Obrigado pelo cuidado Seal, mas nunca me passou pela cabeça ir para o local de trabalho pela AE a pagar as portagens e tudo ;) .

Naturalmente que vou com calma via ponte Vasco da Gama - Pegões - Vendas Novas - Montemor - Évora cuja velocidade média fica entre 70 e 80 kmh, ideal para o LEAF...tenho a certeza de que chego lá com uma carga e ainda vai sobrar.

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”