Página 1 de 1

Gestores da Renault afastados por espionagem

Enviado: 05 jan 2011, 21:52
por mjr
Gestores da Renault afastados por suspeita de espionagem industrial no desenvolvimento do carro eléctrico:


http://economia.publico.pt/Noticia/gest ... al_1473731

Irá aparecer uma página Renault / Nissan Leaks, com pormenores do LEAF? ;)

Re: Gestores da Renault afastados por espionagem

Enviado: 05 jan 2011, 22:51
por ruimegas
mjr Escreveu:Gestores da Renault afastados por suspeita de espionagem industrial no desenvolvimento do carro eléctrico:


http://economia.publico.pt/Noticia/gest ... al_1473731

Irá aparecer uma página Renault / Nissan Leaks, com pormenores do LEAF? ;)
Pois é... e ainda só agora começou a produção...

Se servir para ajudar a desenvolver os VE's ;)

Cumprimentos

Re: Gestores da Renault afastados por espionagem

Enviado: 05 jan 2011, 23:14
por ruicvt
Pois, o know-how nesta tecnologia vale muito.

Mas duvido que no grupo Renault-Nissan, seja a marca francesa a liderar o processo de concepção e desenvolvimento da tecnologia em causa... Devem ter sido quadros franceses que roubaram informações aos japoneses ;) .

Cumprimentos

Re: Gestores da Renault afastados por espionagem

Enviado: 05 jan 2011, 23:27
por ruimegas
ruicvt Escreveu:Pois, o know-how nesta tecnologia vale muito.

Mas duvido que no grupo Renault-Nissan, seja a marca francesa a liderar o processo de concepção e desenvolvimento da tecnologia em causa... Devem ter sido quadros franceses que roubaram informações aos japoneses ;) .

Cumprimentos
Bem Vindo ao forum ruivct,

Concordo plenamente contigo de que o know-how está mais do lado dos japoneses....agora importa saber a quem foi parar a informação privilegiada e se irão aparecer outras marcas a roubar uma fatia importante ao pioneirismo da aliança Renault-Nissan.

Re: Gestores da Renault afastados por espionagem

Enviado: 05 jan 2011, 23:41
por mjr
Poderão não ter sido segredos técnicos, mas antes segredos comerciais. Normalmente os gestores de topo não têm muito conhecimento do core técnico dos produtos. Informação como o preço das baterias, a margem final do carro, o valor dos investimentos realizados para o desenvolvimento, etc. O preço das baterias é aliás um dos assuntos mais badalados nos blogs da especialidade, com valores a oscilar entre os 200 e os 1000 dólares por kwh conforme a fonte.

Re: Gestores da Renault afastados por espionagem

Enviado: 05 jan 2011, 23:56
por ruimegas
mjr Escreveu:Poderão não ter sido segredos técnicos, mas antes segredos comerciais. Normalmente os gestores de topo não têm muito conhecimento do core técnico dos produtos. Informação como o preço das baterias, a margem final do carro, o valor dos investimentos realizados para o desenvolvimento, etc. O preço das baterias é aliás um dos assuntos mais badalados nos blogs da especialidade, com valores a oscilar entre os 200 e os 1000 dólares por kwh conforme a fonte.
Já devia era de estar nos 200 dólares por Kwh para ver se o ICE's começavam a tremer....tá a demorar muito e temos de ser nós os compradores que vamos contribuir para a sua descida graças às economias de escala associadas.

Re: Gestores da Renault afastados por espionagem

Enviado: 06 jan 2011, 00:10
por mjr
Sobre o preço das baterias, a Tesla tem uma solução interessante ao utilizar baterias de mercado. Isto permite-lhes ter carros com pequena produção e ainda poder vir a ter preços relativamente competitivos (no caso do Model S). No entanto para produções "a sério", como é a ambição da Nissan, penso que só mesmo utilizando baterias desenhadas à medida com células de grande capacidade é que será possível competir nos mercados de gama média, como o segmento C.

Re: Gestores da Renault afastados por espionagem

Enviado: 06 jan 2011, 00:20
por ruimegas
mjr Escreveu:Sobre o preço das baterias, a Tesla tem uma solução interessante ao utilizar baterias de mercado. Isto permite-lhes ter carros com pequena produção e ainda poder vir a ter preços relativamente competitivos (no caso do Model S). No entanto para produções "a sério", como é a ambição da Nissan, penso que só mesmo utilizando baterias desenhadas à medida com células de grande capacidade é que será possível competir nos mercados de gama média, como o segmento C.
Para mim, apesar do grande sucesso inicial do Tesla Roadster roça o amadorismo e só a Nissan-Renault "agarrou a questão das baterias com verdadeiro profissionalismo.

Se o Leaf vender bem, penso que as suas baterias vão liderar o mercado nos próximos tempos a não ser que a espionagem industrial o venha a impedir ;).

Só espero é que eles não desinvistam na I&D para obtermos o mais cedo possível mais autonomia para os carros que é para mim absolutamente um "show stopper" se correr mal, além a GM e os EUA está a investir milhões neste momento no desenvolvimento das baterias o que é óptimo para os consumidores finais...espero.