Página 5 de 6
Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica
Enviado: 16 dez 2021, 10:38
por frankesousa
CMac Escreveu: ↑15 dez 2021, 22:06
Bem hoje foi a minha primeira inspeção, lá esteve o inspecionador a perguntar-me pelo carregador do automóvel.
Perguntei-lhe porque motivo pediam o carregador e esteve a verificar a passagem de condução á terra, como estou dentro do assunto e mencionei isso mesmo, fiz questão de deixar uma observação: "É normal verificaram isso nos veículos elétricos?
Porque para mim não faz muito sentido, o carro tem uma bateria de fábrica que carrega com energia, estando cheia é a mesma coisa que um automóvel com combustível. Ninguém vai verificar em que posto, marca, tipo de mangueira é usada para colocar combustível no automóvel, não concorda comigo? Mesmo um carro a gáz é a mesma coisa. Agora achava bem é que vocês tivessem um posto de carregamento para testar os veículos elétricos e saber como estão a receber carga, bem como verificar o fluxo de energia de carga rápida, Isso sim era trabalho."
Disse-me apenas que eram ordens que tinham para fazer assim.
Ok, fica mais uma dica, levem o carregador do carro.
Abraço Mac
O que diz "as regras" é que na inspeção devem inspecionar se o veículo elétrico não anda (ou seja, não deixa andar) se a ficha de carregamento estiver encaixada.
Pois na verdade eles pedem o cabo não para ver o cabo mas porque deviam testar estas função (calculo que obrigatória se não era parvo testar).
Num mundo racional, tal como eles lá têm sensores e ferramentas para medir e verificar coisas diversas, deviam ter um carregador (bastava um type 1 e um type 2) e encaixar em cada carro para testar a tal função.
Como vivemos num mundo em que muitas pessoas andam a fazer aquilo que não sabem, pendem para ver o cabo
Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica
Enviado: 17 dez 2021, 16:58
por Brunus
frankesousa Escreveu: ↑16 dez 2021, 10:38
O que diz "as regras" é que na inspeção devem inspecionar se o veículo elétrico não anda (ou seja, não deixa andar) se a ficha de carregamento estiver encaixada.
E o que acontece se o carro andar com a ficha encaixada na porta de carregamento ? Chumba? (Já ouvi uns zuns-zuns sobre um e-up arrancar com um cabo CCS ainda preso.)
Que responsabilidade tem o proprietário nessa questão, que é efetivamente uma falha do fabricante?
Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica
Enviado: 17 dez 2021, 18:23
por frankesousa
Brunus Escreveu: ↑17 dez 2021, 16:58
E o que acontece se o carro andar com a ficha encaixada na porta de carregamento ? Chumba? (Já ouvi uns zuns-zuns sobre um e-up arrancar com um cabo CCS ainda preso.)
Que responsabilidade tem o proprietário nessa questão, que é efetivamente uma falha do fabricante?
Claro que chumba (admitindo que há mesmo uma lei a obrigar a isso, que não tenho a certeza).
A culpa é sempre do dono do carro. Depois se por ventura é um erro de fabrico tipo não trazer essa função de fábrica (muitíssimo pouco provável) podes ir reclamar com o fabricante, se é uma avaria (tipo o sensor da ficha avariado ou assim) então tens de o compor como qualquer outra coisa num carro.
Nota: estou a usar a "tua" pessoa só para fins académicos, não para me referir a "ti"
Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica
Enviado: 17 dez 2021, 18:50
por zeuz
frankesousa Escreveu: ↑17 dez 2021, 18:23
Brunus Escreveu: ↑17 dez 2021, 16:58
E o que acontece se o carro andar com a ficha encaixada na porta de carregamento ? Chumba? (Já ouvi uns zuns-zuns sobre um e-up arrancar com um cabo CCS ainda preso.)
Que responsabilidade tem o proprietário nessa questão, que é efetivamente uma falha do fabricante?
Claro que chumba (admitindo que há mesmo uma lei a obrigar a isso, que não tenho a certeza).
A culpa é sempre do dono do carro. Depois se por ventura é um erro de fabrico tipo não trazer essa função de fábrica (muitíssimo pouco provável) podes ir reclamar com o fabricante, se é uma avaria (tipo o sensor da ficha avariado ou assim) então tens de o compor como qualquer outra coisa num carro.
Nota: estou a usar a "tua" pessoa só para fins académicos, não para me referir a "ti"
Em 1997 os meus pais compraram um VW Polo 1.0i . No ano anterior o motor tinha mudado, por isso o que compraram já trazia o novo motor, totalmente em alumínio, o que alterava os pesos homologados por eixo. A SIVA não chegou a homologar os novos pesos por eixo, por isso o livrete trazia averbado os pesos inicialmente homologados.
Muitos anos mais tarde as IPO começaram a reparar nesse pormenor... foi preciso pedir uma declaração ao importador, descobrir quem tinha herdado a responsabilidade da empresa de crédito, para pedir a declaração para remover a reserva de propriedade, e pedir um novo DUA.
Acham que a SIVA tratou ou comparticipou para a resolução deste problema ?
Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica
Enviado: 18 dez 2021, 00:46
por Nonnus
zeuz Escreveu: ↑17 dez 2021, 18:50
Em 1997 os meus pais compraram um VW Polo 1.0i . No ano anterior o motor tinha mudado, por isso o que compraram já trazia o novo motor, totalmente em alumínio, o que alterava os pesos homologados por eixo. A SIVA não chegou a homologar os novos pesos por eixo, por isso o livrete trazia averbado os pesos inicialmente homologados.
Muitos anos mais tarde as IPO começaram a reparar nesse pormenor... foi preciso pedir uma declaração ao importador, descobrir quem tinha herdado a responsabilidade da empresa de crédito, para pedir a declaração para remover a reserva de propriedade, e pedir um novo DUA.
Acham que a SIVA tratou ou comparticipou para a resolução deste problema ?
Aconteceu algo parecido com os proprietários do Renault Megane Comercial produzido entre 1996 e 1999. A certa altura vou a inspecção e o carro chumba porque o peso bruto do veiculo estava errado (estes carros podiam carregar uns impressionantes 650kg de carga, mais que certas carrinhas de 3500kg). Tive de pedir um documento a Renault Portugal e fazer o pedido de um novo livrete.
Na altura a Renault disse-me que quando foi detectado o problema enviou uma carta a todos o proprietários, mas como eu era o segundo dono não fui informado. Quem pagou a conta fui eu.
Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica
Enviado: 18 dez 2021, 03:09
por zeuz
Nonnus Escreveu: ↑18 dez 2021, 00:46
zeuz Escreveu: ↑17 dez 2021, 18:50
Em 1997 os meus pais compraram um VW Polo 1.0i . No ano anterior o motor tinha mudado, por isso o que compraram já trazia o novo motor, totalmente em alumínio, o que alterava os pesos homologados por eixo. A SIVA não chegou a homologar os novos pesos por eixo, por isso o livrete trazia averbado os pesos inicialmente homologados.
Muitos anos mais tarde as IPO começaram a reparar nesse pormenor... foi preciso pedir uma declaração ao importador, descobrir quem tinha herdado a responsabilidade da empresa de crédito, para pedir a declaração para remover a reserva de propriedade, e pedir um novo DUA.
Acham que a SIVA tratou ou comparticipou para a resolução deste problema ?
Aconteceu algo parecido com os proprietários do Renault Megane Comercial produzido entre 1996 e 1999. A certa altura vou a inspecção e o carro chumba porque o peso bruto do veiculo estava errado (estes carros podiam carregar uns impressionantes 650kg de carga, mais que certas carrinhas de 3500kg). Tive de pedir um documento a Renault Portugal e fazer o pedido de um novo livrete.
Na altura a Renault disse-me que quando foi detectado o problema enviou uma carta a todos o proprietários, mas como eu era o segundo dono não fui informado. Quem pagou a conta fui eu.
Neste caso os meus pais foram, desde o início, os único proprietários.
Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica
Enviado: 20 dez 2021, 02:47
por mikexilva
Mas eu carrego sempre o meu com o painel solar do spoiler!!
Agora fora de brincadeiras, na ultima inspecção (Setembro 2021) disseram que as luzes de nevoeiro da frente estavam demasiado baixas... que estranhei por nunca terem referido tal coisa e o carro tb nunca teve acidentes, mas o Sr tb me disse que era uma coisa que não era verificada antes e passou a ser, ou seja, se estas luzes estiverem demasiado para baixo passa a ter uma nota e na próxima inspecção tem de estar resolvido.. o Sr diz que se for a uma oficina que afinam..
Já alguém teve este problema com o LEAF de 2011?
Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica
Enviado: 20 dez 2021, 10:08
por Nonnus
mikexilva Escreveu: ↑20 dez 2021, 02:47
Mas eu carrego sempre o meu com o painel solar do spoiler!!
Olha... com o (des)conhecimento que os inspectores tem dos VE´s essa desculpa deve pegar, pelo menos nos próximos tempos.
Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica
Enviado: 14 fev 2023, 10:46
por cfvp
Hoje fui à inspeção e também me falaram do cabo, mas não chegaram a verificar nada porque o carro ainda é novo. Tentei esclarecer qual dos cabos é que era e pelos vistos é o doméstico. Só que depois perguntei "e quem não tem esse carregador, por ter uma wallbox?". Não me deram uma resposta.
Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica
Enviado: 15 fev 2023, 04:55
por Nonnus
Se isso faz algum sentido!
Como sabemos existem pessoas que não carregam em casa só carregam na rua. Esses mostram qual? O que nunca usaram?
Da mesma maneira existem pessoas que não tem o cabo de rua. Esses mostram qual?
Eu no meu caso tenho de levar o EVSE inteligente? Ou levo os 3, mais as extensões, e os vários adaptadores que tenho?
leva-se uma coisa qualquer, mesmo que não se use, é só mesmo para mostrar e depois põe-se a carregar na via publica com um cabo escarnado.
A UVE devia tentar perceber junto das entidades competentes qual objectivo e mostrar que essa pratica de mostrar o cabo na inspecção é uma idiotice, porque podemos mostrar uma coisa que nunca usamos em estado novo.
Já estou mesmo a ver daqui algum tempo nas operações stop.
-Bom dia. O carro é electrico não é?
- É sim.
- Então mostre lá o colete, o triangulo, e o cabo de carregamento.
- Isso vai ser um problema, é que eu carrego sempre em casa numa wallbox.
- Pois então vou ter que lhe passar uma coima por falta de cabo de carregamento.