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Re: Duvidas " eletricas"

Enviado: 01 out 2021, 14:19
por BrunoAlves
Se é uma longa puxada e com electricidade do condomínio, eu sugeria não inventar com potências demasiado elevadas.
Façam a instalação com fio de 2,5mm no mínimo (se for mesmo muita distância, 4mm2), instala uma boa shucko e usa o EVSE portátil que vem de origem com o carro ;-)
É mais que suficiente para os teus km diários, numa altura que precises de um "extra", carregas num posto de rua, rápido ou não.

Re: Duvidas " eletricas"

Enviado: 01 out 2021, 14:53
por pemifer
Shiseido Escreveu:
01 out 2021, 12:40
Uma duvida, com essa traquitana que referes, https://electropescador.pt/material-ele ... nekes.html eu posso carregar uma das minhas 4 opçoes, mais rapidamente do que o faria com uma ligaçao "simples" a tomada c o cabo de origem, independentemente da potencia contratada pelo condominio, certo?
Não percebi bem a pergunta, ainda assim, vou tentar responder.
Para instalares uma wallbox terás de fazer à mesma uma puxada do quadro do condominio.
Neste caso tens 2 opções, ou fazes uma puxada do quadro do condominio e pões uma tomada CEE 16A ou fazes uma puxada do quadro do condominio e pões uma wallbox.
Novamente, o que interessa são as potências, ou a intensidade, que estão relacionadas diretamente.
Se no quadro do condominio puserem um disjuntor de 16A e na puxada for utilizado cabo de 2,5, então só podes carregar a 16A.
Para carregares acima de 16A a puxada terá de estar ligada a um disjuntor de 32A e tem de ter cabo de 6mm.
Como falei, o cabo de origem Nissan tem potência fixa, usa 10A, o da Kia é configurável, usa no máximo 12A.
Em termos de traquitanas ficas mais bem servido com uma tomada CEE (16A ou 32A) e esta traquitana: https://electropescador.pt/material-ele ... nekes.html

Aliás, a melhor traquitana de todas, que é fabricada pelo Apr aqui do forum, é esta: viewtopic.php?f=52&t=7538

Re: Duvidas " eletricas"

Enviado: 01 out 2021, 15:25
por Shiseido
A minha questao era se nas 4 opçoes referidas de veiculos, se com esse cabo que referiste, iria carregar mais rapidamente do que usando o cabo "normal" ligado a uma tomada standard, independentemente da potencia existente no quadro...
Pois nao sei no caso da nissan, vw, hyndai e bmw (amperagem)

Mas aparentemente convem saber qual o disjuntor existente no quadro eletrico, certo? Logo vejo isso, pois como ainda nao fiz nada, posso colocar o cabo, disjuntor e tomada que quiser na minha ligaçao e aparentemente o ideal sera uma de 6mm (a distancia ao quadro nao sei mas no minimo devem ser uns 60/70m) e essa "traquitana" mas la esta (e desculpa a insistencia) é muito diferente (nivel de tempo carregamento) por ex no bmw i3, leaf 2 ou egolf carregar a uma tomada normal com o cabo standard do que com esse cabo (traquitana) a uma tomada cee 16a?? Pelo menos 12h de carro na garagem tenho sempre (quase).
:oops:

Fora dos cabos e cabinhos, eu vou comprar um eletrico pois adorei a conduçao sem combustao (temporaria) de um hibrido que tive durante uns dias (o toyotra chr) e acima de tudo pelo consumo absurdo e reduzido de valor do consumo eletrico vs os litros de gasoleo mensais (min 100€) associado ao facto de nao desejar ter mais experiencias semelhantes a do meu limao actual mazda 3 (fap, turbo, bomba injecçao, correia e correntes e afins...) onde ja foram muitos milhares de euros investidos embora o mecanicoo seja um amigo meu.
Presumo que as probabilidades de avarias num ev sao muito menores que num a combustao (embora nao sejam nulas) embora obrigue-me a deslocar me a marca, pois presumo que o meu mecanico nao saiba "tratar" de um ev... ;)

Re: Duvidas " eletricas"

Enviado: 01 out 2021, 15:40
por BrunoAlves
Shiseido Escreveu:
01 out 2021, 15:25
se com esse cabo que referiste, iria carregar mais rapidamente do que usando o cabo "normal" ligado a uma tomada standard, independentemente da potencia existente no quadro...
Pois, não ;) A diferença entre os vários tipos de EVSEs (wallbox, "sabonete", posto público normal) é que permitem ir buscar mais potência ao quadro e entregá-la ao carro. Para carregar mais depressa tens forçosamente de ter maior disponibilidade de potência na origem ;)

Para 70m, como te disse, a minha sugestão é fio de 4mm2 e uma shucko de boa qualidade, a utilizar o EVSE de origem. Num ioniq dá para carregar 200km no teu "tempo de garagem". Em 12h dá para carregar a bateria toda ;)

Re: Duvidas " eletricas"

Enviado: 01 out 2021, 15:51
por Shiseido
Ok, 70m a ser simpatico pois estao nos extremos da garagem (lugar e quadro) e com todas as voltinhas deve estar mais proximo dos 100m.

Re: Duvidas " eletricas"

Enviado: 01 out 2021, 19:21
por Nonnus
100m! :shock: Tens o lugar de garagem onde? Num parque de um centro comercial :lol: :lol: :lol:

Re: Duvidas " eletricas"

Enviado: 01 out 2021, 19:48
por pemifer
Shiseido Escreveu:
01 out 2021, 15:25
A minha questao era se nas 4 opçoes referidas de veiculos, se com esse cabo que referiste, iria carregar mais rapidamente do que usando o cabo "normal" ligado a uma tomada standard, independentemente da potencia existente no quadro...
Pois nao sei no caso da nissan, vw, hyndai e bmw (amperagem)
O que limita a potência máxima de carregamento é o carregador interno do carro.
Depois, os EVSE tambem limitam a potência de carregamento, para potências inferiores à potência máxima do carro.
Por exemplo, a potência máxima de carregamento do Leaf 6,6kW, ou seja, carrega a 28A. Penso que os outros têm potências de carregamento superiores. O EVSE de origem do Leaf tem a potência fixa nos 2,3kW, ou seja, 10A.
Se ligares o EVSE de origem Nissan a qualquer um dos outros carros tambem vai carregar à potência de 2,3kW.
Até 28A, todos vão carregar mais ou menos à mesma velocidade.

A Tesla faz uma coisa curiosa, mas errada, que é indicar os kms de autonomia que são carregados por hora.
No caso dos carros que apresentaste, carregarás sempre mais kms de autonomia no ioniq do que nos outros e menos quilometros no Nissan, apesar de carregares sempre a mesma quantidade de energia. ;)
Shiseido Escreveu:
01 out 2021, 15:25
Mas aparentemente convem saber qual o disjuntor existente no quadro eletrico, certo? Logo vejo isso, pois como ainda nao fiz nada, posso colocar o cabo, disjuntor e tomada que quiser na minha ligaçao e aparentemente o ideal sera uma de 6mm (a distancia ao quadro nao sei mas no minimo devem ser uns 60/70m) e essa "traquitana" mas la esta (e desculpa a insistencia) é muito diferente (nivel de tempo carregamento) por ex no bmw i3, leaf 2 ou egolf carregar a uma tomada normal com o cabo standard do que com esse cabo (traquitana) a uma tomada cee 16a?? Pelo menos 12h de carro na garagem tenho sempre (quase).
:oops:
Normalmente um circuito de tomadas tem um disjuntor de 16A.
Para pores um circuito e um disjuntor de 32A tens de ver se o resto do quadro o permite. Não te adianta estares a por um disjuntor de 32A se o disjuntor principal tambem for de 32A ou menos. Dependendo do que tambem está ligado ao quadro eu diria que o principal tem de ser pelo menos de 60A.
Shiseido Escreveu:
01 out 2021, 15:25
Fora dos cabos e cabinhos, eu vou comprar um eletrico pois adorei a conduçao sem combustao (temporaria) de um hibrido que tive durante uns dias (o toyotra chr) e acima de tudo pelo consumo absurdo e reduzido de valor do consumo eletrico vs os litros de gasoleo mensais (min 100€) associado ao facto de nao desejar ter mais experiencias semelhantes a do meu limao actual mazda 3 (fap, turbo, bomba injecçao, correia e correntes e afins...) onde ja foram muitos milhares de euros investidos embora o mecanicoo seja um amigo meu.
Presumo que as probabilidades de avarias num ev sao muito menores que num a combustao (embora nao sejam nulas) embora obrigue-me a deslocar me a marca, pois presumo que o meu mecanico nao saiba "tratar" de um ev... ;)
Eu mudei para EV precisamente porque estava saturado de avarias!
Sim, um EV tem muito menos peças mecanicas, tem menos por onde avariar.
Tirando coisas do motor e da bateria de tração, tudo o resto é igual a um combustão.
Um mecanico tradicional pode fazer reparações em tudo menos no motor e na bateria de tração (é que os elétricos tambem têm bateria de 12v).

Re: Duvidas " eletricas"

Enviado: 01 out 2021, 19:50
por pemifer
Nonnus Escreveu:
01 out 2021, 19:21
100m! :shock: Tens o lugar de garagem onde? Num parque de um centro comercial :lol: :lol: :lol:
O cabo para a minha instalação, se não me falha a memória, foram 114m. ;)

Re: Duvidas " eletricas"

Enviado: 01 out 2021, 19:55
por Shiseido
Nonnus Escreveu:
01 out 2021, 19:21
100m! :shock: Tens o lugar de garagem onde? Num parque de um centro comercial :lol: :lol: :lol:
Tenho no extremo da garagem q serve 3 blocos e o cabo tem q passar pelos recantos todos, n pode ir a " direito".

Pemifer, a bateria nao pode ser mudada em qq sitio?!?! :shock:

Re: Duvidas " eletricas"

Enviado: 01 out 2021, 22:11
por pemifer
Shiseido Escreveu:
01 out 2021, 19:55
Pemifer, a bateria nao pode ser mudada em qq sitio?!?! :shock:
Qual bateria? A de tração ou a de 12v?
Qualquer uma delas pode ser mudada em qualquer sitio desde que se saiba o que se está a fazer.