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Desta forma o carro, um nissan leaf, carrega a 16A?
Tenho instalação elétrica recente, casa com 5 anos, distância do quadro à tomada exterior será de 20 metros.
Os Leaf (e outros certamente) não carregam standard a 10A?
Obrigado
A potência de carregamento não depende só da tomada onde ligares o EVSE ("carregador")!
1.
Não deves carregar a 16A (~3,6kW=~3600W) numa tomada normal (schuko)!
Esse tipo de tomadas não estão pensadas para funcionar a 16A por horas seguidas, enquanto o carro carrega. Mesmo as GreenUp não são para ser usadas a 16A durante horas seguidas.
O correcto, para carregar a +10A (~2.2kW=~2200W), é usar uma ficha do tipo industrial (CEE aka CETAC aka tomada de campismo).
2.
A maioria dos EVSE originais que vêm com os carros costumam só funcionar numa amperagem fixa ou pelo menos estão limitados a 10A.
Isto está relacionado com o ponto 1.
3.
O carregador AC interno do carro também dita a potência máxima a que consegues carregar numa tomada.
Os Nissan LEAF carregam, em AC, a 3.6kW (16A) ou a 6.6kW (30A).
4.
A potência máxima de carregamento em AC é ditada pelo menor valor entre a capacidade da tomada, a capacidade do EVSE e a capacidade do carregador AC interno do carro.
Estes vídeos ajudam a explicar :
Re: Duvidas " eletricas"
Enviado: 10 nov 2021, 13:30
por xuly
Muito obrigado pela reposta.
5 estrelas!!!
Vou ver os vídeos em casa com atenção.
Já tinha intenção de colocar em casa uma tomada cee 16A. Apenas não tinha a certeza de como o carregador standard do carro saberia que estava ligado a uma tomada que permite de forma segura 16A.
Sumariando,.como não sabe é muito provável que o carregador standard do nissan leaf apenas carregue a 10A, como dizes e bem.
Assim, para carregar a 16A, é necessário ter uma box ou há outra forma?
Apenas não tinha a certeza de como o carregador standard do carro saberia que estava ligado a uma tomada que permite de forma segura 16A.
Algumas marcas entregam com o carro um EVSE que, se houver um íman na tomada, caso da GreenUp, aumentam a potência para 12A ou 14A.
É o caso dos Citroën C-zero / Peugeot iOn e os primos PSA ( Peugeot e-208, Opel Corsa-e, etc. ).
Outros têm algum tipo de selecção manual ( botão, RFID, etc. ).
No caso do Nissan LEAF, tenho quase a certeza que apenas funciona a 10A.
Assim, para carregar a 16A, é necessário ter uma box ou há outra forma?
Não é necessário uma wallbox para carregar a mais de 10A.
O que está a acontecer é as pessoas serem aconselhadas a comprar wallboxes por uma questão de praticabilidade e, possivelmente, maior margem de lucro.
Uma wallbox é um EVSE, tal como o standard, mas fixo na parede com ligação directa ao quadro.
O meu conselho é que primeiro vejas se o carregador standard serve para o teu dia-a-dia.
Se não servir, compra um EVSE que vá até 32A (monofásico) e pendura-o na parede da garagem ligado como aqui se fala.
Em caso de necessidade, podes levá-lo contigo para outro local, como por exemplo um parque de campismo.
Algumas marcas entregam com o carro um EVSE que, se houver um íman na tomada, caso da GreenUp, aumentam a potência para 12A ou 14A.
É o caso dos Citroën C-zero / Peugeot iOn e os primos PSA ( Peugeot e-208, Opel Corsa-e, etc. ).
Em carros mais antigos (Leafs, C-zeros e respectivos clones) vários vinham com EVSEs de origem de 16A, com Schuko na ponta. É o meu caso, embora por ter um C-zero, a velocidade máxima permitida pelo carro é 14A. Mas usando num leaf daria 16A. Mas para usar a essa potência é mesmo melhor trocar a ficha por uma CEE.
Algumas marcas entregam com o carro um EVSE que, se houver um íman na tomada, caso da GreenUp, aumentam a potência para 12A ou 14A.
É o caso dos Citroën C-zero / Peugeot iOn e os primos PSA ( Peugeot e-208, Opel Corsa-e, etc. ).
Em carros mais antigos (Leafs, C-zeros e respectivos clones) vários vinham com EVSEs de origem de 16A, com Schuko na ponta. É o meu caso, embora por ter um C-zero, a velocidade máxima permitida pelo carro é 14A. Mas usando num leaf daria 16A. Mas para usar a essa potência é mesmo melhor trocar a ficha por uma CEE.
Sabia dos 14A do C-zero, mas julgava ser uma limitação do EVSE.
No caso do LEAF desconhecia por completo dessa característica.
P.S.: O carregador AC do Ampera está limitado a 14A.
Re: Duvidas " eletricas"
Enviado: 10 nov 2021, 22:59
por VETL
Não!
Eu ainda tenho um evse desses mais antigos que vinham com o Leaf.
De facto eram de 16A, mas vinham de origem com ficha CEE16A azul. Não vinham com ficha schuko.
Não!
Eu ainda tenho um evse desses mais antigos que vinham com o Leaf.
De facto eram de 16A, mas vinham de origem com ficha CEE16A azul. Não vinham com ficha schuko.
Havia de tudo para todos os gostos, era uma festa
Os carregadores dos clones recentes de facto são no máximo de 14A, podendo carregar a 8A. O meu é mesmo só 16A. Por causa disso já tive de pedir emprestado um de 10A uma vez pois fui de férias para um sítio que disparava a puxar os 14A continuamente.
Re: Duvidas " eletricas"
Enviado: 14 nov 2021, 00:26
por Shiseido
E normal os carregamentos terem interrupções p erro, pois em 2 dias tive paragens de carregamento desde o cabo ter as luzes vermelhas ou no carro surgir luz amarela.
Depois retomaram o carregamento mas são várias interrupções!
Re: Duvidas " eletricas"
Enviado: 14 nov 2021, 10:07
por Shiseido
Estou a usar a tomada do condomínio pois ainda não tenho a.minha realizada. O evse e novo
Update, hoje está a carregar bem, presumo q ontem a noite deviam estar vários carros a carregar e o sistema n devia aguentar...