Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho

Mensagem por Erbium » 17 nov 2016, 17:06

Alx99 Escreveu:Eu também não aprecio a ideia, mas, quem nunca surpreendeu um peão com um VE devido a não fazer ruído, que se acuse.
Eu já e "só tenho" um híbrido...
Acho que tem mais a ver com uma questão "histórica". O bixo homem "habituou-se" a que os carros façam barulho e passou a confiar na audição e descurar os restantes sentidos para "prever" a aproximação dos carros. Acho que com a "massificação" dos VE's no futuro poderá retirar-se esta lei, pois vamos "habituar-nos" a não haver ruído e a verificar visualmente a aproximação os carros.
Acho que nem tanto à terra nem tanto ao mar, é uma regra que não é assim tão "má" e se pode evitar problemas porque não?

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho

Mensagem por rnlcarlov » 17 nov 2016, 17:39

Quando eu era miúdo na creche ensinavam-nos como se atravessava uma estrada: olha-se sempre primeiro para um lado e depois para o outro, e fazia-se a travessia usando o menor percurso possível (i.e em linha recta).
Acho que muita gente precisa de voltar à creche para aprender algumas coisas básicas.

traveller
Proprietário Leaf
Mensagens: 143
Registado: 09 set 2016, 14:20
Data de fabrico: 01 jul 2013
Capacidade bateria: 60 Ah

Re: Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho

Mensagem por traveller » 17 nov 2016, 17:42

Eu quando vou a 30Kmh na minha bicicleta vou sempre a gritar para me ouvirem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6366
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho

Mensagem por BrunoAlves » 17 nov 2016, 17:47

Eu quando consigo ir a 30km/h na minha bicicleta movida a esforço animal, toda a gente me consegue ouvir de tanto que vou a arfar e com os pulmões quase do lado de fora :lol:

Os VE já fazem todos ou quase ruído a baixa velocidade. Não vale a pena mexer no que está bem....
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho

Mensagem por Erbium » 17 nov 2016, 18:23

rnlcarlov Escreveu:Quando eu era miúdo na creche ensinavam-nos como se atravessava uma estrada: olha-se sempre primeiro para um lado e depois para o outro, e fazia-se a travessia usando o menor percurso possível (i.e em linha recta).
Acho que muita gente precisa de voltar à creche para aprender algumas coisas básicas.
Verdade, eu tenho filhos pequenos, quase todos os dias "lhe ensino" isso... mas 90% dos adultos também precisavam destas "lições". :roll:

Alx99
Mensagens: 235
Registado: 26 ago 2016, 11:47
Localização: Algés, Oeiras

Re: Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho

Mensagem por Alx99 » 17 nov 2016, 19:32

Pois bem, permitam-me discordar de alguns de vós.

Tenho para mim claro que:
- Entre o carro e o peão, deve-se proteger o peão, visto ser o elemento mais vulnerável.
- Entre o silencio e a segurança, deve-se privilegiar a segurança pois é um valor bem mais importante.

O que tentei referir no inicio deste tópico, porventura expliquei-me mal, é que vale a pena estudar de que modo é possível conciliar os diversos factores em jogo.

Mas volto a formular a mesma pergunta, desta vez em formato bíblico: quem nunca surpreendeu "perigosamente" um peão, que atire a primeira pedra.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho

Mensagem por mjr » 17 nov 2016, 19:37

Eu nunca surpreendi perigosamente um peão no meu VE. Todas as vezes foram comigo a "controlar" a surpresa do peão. E optei por não usar a buzina, pois não queria ser acusado de causar ataques cardíacos. :lol:

E gostava de ver alguma estatística deste tipo de acidentes (contacto entre o VE e o peão, causando algum tipo de lesão ao peão). Deve ser ridiculamente baixa.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Alx99
Mensagens: 235
Registado: 26 ago 2016, 11:47
Localização: Algés, Oeiras

Re: Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho

Mensagem por Alx99 » 17 nov 2016, 19:42

mjr Escreveu:Eu nunca surpreendi perigosamente um peão no meu VE. Todas as vezes foram comigo a "controlar" a surpresa do peão. E optei por não usar a buzina, pois não queria ser acusado de causar ataques cardíacos. :lol:

E gostava de ver alguma estatística deste tipo de acidentes (contacto entre o VE e o peão, causando algum tipo de lesão ao peão). Deve ser ridiculamente baixa.

Se assim é, fica então habilitado a atirar pedras... à ideia ;) .

Já agora gostava que me dissesse como é que consegue "controlar a surpresa do peão".

Avatar do Utilizador
MVS
Mensagens: 16
Registado: 10 jan 2016, 10:19
Data de fabrico: 01 jan 2014
Capacidade bateria: 50 Ah
Localização: Porto

Re: Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho

Mensagem por MVS » 17 nov 2016, 20:35

AndreC Escreveu:..., os automóveis com mais de 4,5 toneladas terão de, artificialmente, produzir ruído até aos 30 quilómetros por hora.
Esta medida em particular deixa de fora os automóveis ligeiros.

A questão dos invisuais é pertinente.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6366
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho

Mensagem por BrunoAlves » 17 nov 2016, 20:38

Eu estou como o mjr, nunca assustei ninguém de forma abrupta

Como é que fazes? Vais devagarinho atrás do peão e vais-te aproximando quando te apercebes que "não está ali ninguém "
Quando estiveres pertinho provavelmente vão ouvir o silvo característico do motor, se mesmo assim não se aperceberem carregas no botão que liga o som artificial do Leaf ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”