Não, não acontece com a regeneração a 30 kw.
Não é uma travagem brusca, estou em plano e a travagem que faço é leve.
LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
O que acontece e não é exclusivo dos Leaf (já o meu Prius faz o mesmo) é quando durante a travagem se apanha alguma irregularidade, o sistema ABS/ESP deve entrar em funcionamento e a travagem deve comutar de regenerativa para mecânica.
Durante esses ms (seja lá quanto for o tempo) fica a ideia que o carro deixa de travar.. É perfeitamente normal, dado o tempo de comutação entre um sistema e o outro.
Creio que no Leaf de 40kWh, com o e-pedal tal não deve ser tão notório, porque o e-pedal combina travagem regenerativa com mecânica.
Durante esses ms (seja lá quanto for o tempo) fica a ideia que o carro deixa de travar.. É perfeitamente normal, dado o tempo de comutação entre um sistema e o outro.
Creio que no Leaf de 40kWh, com o e-pedal tal não deve ser tão notório, porque o e-pedal combina travagem regenerativa com mecânica.
Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
Os pneus estão em bom estado?PedroDuarte Escreveu: ↑13 jan 2019, 13:20Boas,
Gostaria de saber se alguém aqui do fórum tem o mesmo problema que eu.
Fiz o update do firmware em meados de Outubro em Benfica. Nos finais de Novembro, comecei a notar que quando travo em modo D, não é ligado a regeneração, então passei para o modo B, e reparo que a frequência é menor da ausência de regeneração mas continua a acontecer.
A situação embora não seja o separado não era relevante para mim, até que chegou a altura em que na estrada estamos a travar e o carro deixa de regenerar e sofre uma aceleração do nada, que me quase faz bater no carro da frente. Esta situação já me aconteceu pelo menos 4 vezes. A última foi hoje frente ao Colombo, tinha uma carrinha Mercedes a minha frente que estava a parar no sinal, coloco pé ao travão (modo B) e não faz nada, até que coloco mais o pé ao travão e ele derrapa, não bati por pouco.
Acontece isto com mais alguém?
Em Dezembro liguei para a Nissan que marcou me uma ida a oficina para dia 16, espero não bater até lá.
Obrigado
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
Hoje numa resposta sobre outro assunto recebi isto:
Pedi para desenvolver a teoriaLaboratório Baterias EVs Acecitec
eles deviam ser obrigados a trocar a bateria pelo HX e não pelo SOH
A actualização que receberam deixo de usar o isolamento como métrica para determinar o SOH !!!!!
Laboratório Baterias EVs Acecitec
Como deve calcular, já são alguns anos a trabalhar neste ramo, inclusive com aptidão académica na área.
O problema é que muita coisa não pode ser dita publicamente!
Não precisamos de mais processos em tribunal.
Cumprimentos
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- frankesousa
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
Isso confirma a minha experiencia com o leaf 30, em que o Hx está em 30% ou assim (ainda com SOH de 60%), e em determinadas situações (muitas) só consigo efetivamente tirar pouco mais que 30% da capacidade original
Ainda ontem ao fim de 35km estava com a tartaruga ligada, e com 8% de bateria a piscar tudo. Numa situação normal mais valia parar.
Mas depois veio a descida, cheguei a casa passados 10km com 44% de bateria
Já é difícil saber o que é verdade e o que é mentira naquele BMS, imagina que nem a Nissan soube fazer um software capaz de perceber o real estado da bateria!
O Hx baixo, no meu caso, faz com que tanto consiga "tirar" 15kWh da bateria, como na vigem seguinte (com mais subidas) já só consigo tirar 10kWh, e isso é inadmissível na minha opinião, a resistência interna e perdas por aquecimento é "monstruosa" no meu learf com HX de 30%
Ainda ontem ao fim de 35km estava com a tartaruga ligada, e com 8% de bateria a piscar tudo. Numa situação normal mais valia parar.
Mas depois veio a descida, cheguei a casa passados 10km com 44% de bateria
Já é difícil saber o que é verdade e o que é mentira naquele BMS, imagina que nem a Nissan soube fazer um software capaz de perceber o real estado da bateria!
O Hx baixo, no meu caso, faz com que tanto consiga "tirar" 15kWh da bateria, como na vigem seguinte (com mais subidas) já só consigo tirar 10kWh, e isso é inadmissível na minha opinião, a resistência interna e perdas por aquecimento é "monstruosa" no meu learf com HX de 30%
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
11/2024 - 157.000km (7 Barras-59% SOH)
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
No meu caso o Hx desce se andar pouco com ele. e basta fazer uns ciclos maiores que ele volta a subir, a questão aqui é que ninguém devia ver esses valores, se o Leafspy não existisse apenas teriamos a barra para saber essas coisas.
O que devia acontecer era um teste de estrada e a marca ser razoável em aceitar ou nao a queixa do cliente, tal como num CI a marca aceitar ou não mudar uma embraiagem, por exemplo, não existem valores para definir que foi o cliente que a destruiu ou se foi peça defeituosa, prevalece o bom senso.
A Nissan foi das primeiras marcas de EVs a anunciar a criação de oficinas para reparar baterias, hoje isso foi anulado? Ou é só no caso do LEAF 1ª geração que não querem mexer?
O que devia acontecer era um teste de estrada e a marca ser razoável em aceitar ou nao a queixa do cliente, tal como num CI a marca aceitar ou não mudar uma embraiagem, por exemplo, não existem valores para definir que foi o cliente que a destruiu ou se foi peça defeituosa, prevalece o bom senso.
A Nissan foi das primeiras marcas de EVs a anunciar a criação de oficinas para reparar baterias, hoje isso foi anulado? Ou é só no caso do LEAF 1ª geração que não querem mexer?
Nissan LEAF 2018 40kWh
154 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
60 000Km's
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