Boa noite.
Vivo num apartamento com uma garagem box. Prédio apesar de remodelado, é antigo, por isso as instalações são bem antigas.
Posto isto, tenho quadro elétrico na box. O disjuntor do quadro principal que leva energia para a box e c16, ou seja 16 amperes e pelo que me disseram será quase impossível passar cabos novos pelo receio de estes não passarem. Sendo assim, qual seria a melhor solução para carregar em cada? Tomada green up 3,2 kWh? Nao devo conseguir carregar muito mais que isso pois nao? Se me conseguirem ajudar era top.
Obrigado.
Ajuda no tipo de instalação a realizar em casa
Re: Ajuda no tipo de instalação a realizar em casa
Uma ficha CE de 16A e siga, pois se tens uma instalação para 16A na box é o que podes utilizar, não percebi bem qual a duvida, entre uma shucko XPTO e uma vulgar CE prefiro de longe a CE.
Nissan LEAF 2018 40kWh
152 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
54 000Km's
152 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
54 000Km's
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3477
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Ajuda no tipo de instalação a realizar em casa
Na realidade, se os fios de casa à garagem forem de 2.5mm, com uma tomada CEE ou uma wallbox pode-se utilizar 20A (trocando o disjuntor por 20A).
Normalmente colocam um disjuntor de 16A porque o elo mais fraco no circuito são as tomadas de 16A, mas para evitar que o fio de 2.5mm fique danificado um disjuntor de 20A serve.
Existem até EVSEs à venda com corrente máxima de 20A em que o cabo do EVSE ao carro é de 2.5mm2.
Normalmente colocam um disjuntor de 16A porque o elo mais fraco no circuito são as tomadas de 16A, mas para evitar que o fio de 2.5mm fique danificado um disjuntor de 20A serve.
Existem até EVSEs à venda com corrente máxima de 20A em que o cabo do EVSE ao carro é de 2.5mm2.