Consumo carro VS carregamento

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civic
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por civic » 12 fev 2024, 16:33

pbaptista Escreveu:
12 fev 2024, 16:29
Boas!

No meu caso, as ultimas cargas em DC (por exemplo ontem) apontam para uma eficiência de +/-95,5%.
Durante uns meses registei energia consumida, energia carregada, temperatura, soc inicial, soc final mas depois deixei-me disso.
Não consegui encontrar um padrão, até questionei o abr se o medidor do carregador era fiavel, porque havia diferenças significativas, em casa tão depressa carregava 97% da energia consumida, como 83%.
A ideia não é andar sempre a fazer registos, mas fazê-lo de vez em quando, tipo apanhar situações diferentes de temperatura, carregadores diferentes,... e depois comprar os resultados entre eles. ;)
A situação em casa deverá ser sempre idêntica, a haver alguma diferença grande diria que será apenas em termos de tensão, mas mesmo nisso duvido que faça muita diferença no resultado final, mas é para tirar estas duvidas que foi criada esta tabela, e também para haver alguma discussão, para se aprender alguma coisa.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por pbaptista » 12 fev 2024, 16:51

civic Escreveu:
12 fev 2024, 16:33
A ideia não é andar sempre a fazer registos, mas fazê-lo de vez em quando, tipo apanhar situações diferentes de temperatura, carregadores diferentes,... e depois comprar os resultados entre eles. ;)
A situação em casa deverá ser sempre idêntica, a haver alguma diferença grande diria que será apenas em termos de tensão, mas mesmo nisso duvido que faça muita diferença no resultado final, mas é para tirar estas duvidas que foi criada esta tabela, e também para haver alguma discussão, para se aprender alguma coisa.
Nos DC (50Kwh) desde que fiz o upgrade de software tem sido determinístico, ainda ontem , o carregador indicava 46 kWh e o carro começo por 43kwh e ao fim de algum tempo passou para 44kWh e bateu certo com a energia carregada.
Em casa não tenho recolhido os dados completos como pretendes mas vou passar a fazer durante algum tempo depois envio-te.
Mas a minha perceção é que com o upgrade de software o carro a carregar tem um comportamento diferente, desconfio que a versão inicial não protegia a bateria da melhor forma dai no primeiro ano ter perdido tanta bateria, mas é um palpite.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

civic
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por civic » 12 fev 2024, 17:03

Ok, a ideia dos carregamentos DC é mais na questão do que o carro consome na gestão termica da bateria, pois do lado do carregador praticamente não há perdas, sendo que a medição deles é depois do transformador. ;)
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por pbaptista » 12 fev 2024, 17:11

civic Escreveu:
12 fev 2024, 16:33
A situação em casa deverá ser sempre idêntica, a haver alguma diferença grande diria que será apenas em termos de tensão, mas mesmo nisso duvido que faça muita diferença no resultado final, mas é para tirar estas duvidas que foi criada esta tabela, e também para haver alguma discussão, para se aprender alguma coisa.
Há diferença de AC para DC, quando carregas em AC tens um conversor para DC, porque as baterias são carregadas em DC. Assim, dependendo da qualidade do conversor vais ter mais ou menos perdas, no caso dos carregadores em DC não há conversão, logo há menos perdas.
Quando fazia registo, os carregamentos de DC estavam sempre acima dos 90%, os AC eram raros.
Outro fator que há que ter em conta, a temperatura da baterias que é influenciada pela temperatura exterior, se estiver mais quente, o sistema de refrigeração das baterias vai funcionar mais vezes, logo a carga vai ser menos eficiente.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

civic
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por civic » 12 fev 2024, 17:25

pbaptista Escreveu:
12 fev 2024, 17:11

Há diferença de AC para DC, quando carregas em AC tens um conversor para DC, porque as baterias são carregadas em DC. Assim, dependendo da qualidade do conversor vais ter mais ou menos perdas, no caso dos carregadores em DC não há conversão, logo há menos perdas.
Quando fazia registo, os carregamentos de DC estavam sempre acima dos 90%, os AC eram raros.
Outro fator que há que ter em conta, a temperatura da baterias que é influenciada pela temperatura exterior, se estiver mais quente, o sistema de refrigeração das baterias vai funcionar mais vezes, logo a carga vai ser menos eficiente.
Certo, disso não há duvidas, pois em DC não tens a transformação de AC em DC. Mas o fazer para todos os tipos de carregamento é comparar tudo, desde os carregadores, aos carros e até às condições, por isso não sei se falta alguma coluna na tabela. ;)
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por pbaptista » 12 fev 2024, 18:07

civic Escreveu:
12 fev 2024, 17:25
Certo, disso não há duvidas, pois em DC não tens a transformação de AC em DC. Mas o fazer para todos os tipos de carregamento é comparar tudo, desde os carregadores, aos carros e até às condições, por isso não sei se falta alguma coluna na tabela. ;)
Quando referes temperatura, qual delas pretendes? O Carscanner dá-me temperatura máxima e mínima (dos módulos) e temperatura à entrada da bateria. Ou queres a temperatura ambiente?
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por civic » 12 fev 2024, 18:09

pbaptista Escreveu:
12 fev 2024, 18:07


Quando referes temperatura, qual delas pretendes? O Carscanner dá-me temperatura máxima e mínima (dos módulos) e temperatura à entrada da bateria. Ou queres a temperatura ambiente?
Tenho usado a temperatura ambiente, é só para ter ideia das condições, se calhar devia colocar a temperatura media das baterias, mas depois começo a complicar muito a tabela, que dizes?
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por pbaptista » 12 fev 2024, 18:29

civic Escreveu:
12 fev 2024, 18:09

Tenho usado a temperatura ambiente, é só para ter ideia das condições, se calhar devia colocar a temperatura media das baterias, mas depois começo a complicar muito a tabela, que dizes?
Não sei como é o algoritmo de proteção da bateria, nem se é idêntico de marca para marca mas no meu ID3 posso dizer-te que o isolamento é bom, já fiz a experiência de deixar o carro ao sol ou à sombra em dias muito quentes e a diferença de temperatura no pack é pouca, residual do que me lembro. No outro dia, com o carro na garagem tinha 16 graus na bateria e 14 no exterior, isto depois do ter o carro parado na garagem a noite toda, sem carregar.

O ideal seria temperatura exterior e temperatura das baterias (media ou à entrada, não sei), vou tentar perceber em que momento é que dispara a proteção térmica.
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por civic » 12 fev 2024, 19:33

pbaptista Escreveu:
12 fev 2024, 18:29


Não sei como é o algoritmo de proteção da bateria, nem se é idêntico de marca para marca mas no meu ID3 posso dizer-te que o isolamento é bom, já fiz a experiência de deixar o carro ao sol ou à sombra em dias muito quentes e a diferença de temperatura no pack é pouca, residual do que me lembro. No outro dia, com o carro na garagem tinha 16 graus na bateria e 14 no exterior, isto depois do ter o carro parado na garagem a noite toda, sem carregar.

O ideal seria temperatura exterior e temperatura das baterias (media ou à entrada, não sei), vou tentar perceber em que momento é que dispara a proteção térmica.
Ok, como já tenho a temperatura ambiente acho que colocar a temperatura media das baterias está bom, não precisa de ter muita precisão, a ideia é ver a tendência, mais grau ou menos não fará grande diferença. ;)
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por frankesousa » 13 fev 2024, 11:12

Vou registar todas as viagens regulares e depois envio várias juntas, mas para já, fica aqui o 1ª registo.

Leaf30 12/02/2024 - Temp bateria 20ºC - Temp Ambiente 12ºC - Odometro 145134
Distância 81.5km - Consumo Display 15.6 kWh/100km
Energia EVSE 16.1kWh - Consumo real 19.8 kWh/100km
Leafspy inicio 4.0kWh - LeafSpy final 18.4kWh (energia carregada na bateria pelo BMS: 14.4kWh)

Ou seja, desvio de 26.63%,
Sendo que o desvio da carga do EVSE vs Energia no leafspy é de apenas 11.8%.
Eu diria que os restantes 14% foram para aquecimento da bateria ou outro qualquer gasto que o carro não conta.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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