Via Verde os novos preços e modalidades.

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6114
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Via Verde os novos preços e modalidades.

Mensagem por BrunoAlves » 12 jan 2022, 13:34

frankesousa Escreveu:
12 jan 2022, 12:26
O problema é que as almas da ERSE se lembraram de ter 2 TAR diferentes, uma para baixa tensão e outra para média tensão
Do ponto de vista da ERSE, acho que isso faz todo o sentido. A TAR é o pagamento do transporte da energia desde a produção ao ponto de consumo por isso um ponto abastecido em BT usa, além do caminho da MT, os PT de rua e as linhas de baixa tensão. Usa mais recursos, tem uma TAR mais alta. Já com os períodos horários concordo menos (os cabos e os PT não se cansam mais numas horas do que noutras...), mas imagino que a ideia seja incentivar o deslocar de consumos para fora dos períodos "cheios".

Do ponto de vista do modelo, o que a EDP faz acaba por ser o que devia ser a norma em vez da excepção. Mas enquanto que antes todos os CEME (menos a Prio) anunciavam os seus preços em bi-horário com TAR incluída, agora temos os preços da energia isolados (até preços variáveis à hora!) e a TAR passou a ser mais uma parcela (varável) para somar. Ou seja, caminhamos no sentido contrário. :roll:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1175
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 20 fev 2016
Capacidade bateria: 64 Ah 11 barras

Re: Via Verde os novos preços e modalidades.

Mensagem por frankesousa » 12 jan 2022, 14:08

BrunoAlves Escreveu:
12 jan 2022, 13:34
frankesousa Escreveu:
12 jan 2022, 12:26
O problema é que as almas da ERSE se lembraram de ter 2 TAR diferentes, uma para baixa tensão e outra para média tensão
Do ponto de vista da ERSE, acho que isso faz todo o sentido. A TAR é o pagamento do transporte da energia desde a produção ao ponto de consumo por isso um ponto abastecido em BT usa, além do caminho da MT, os PT de rua e as linhas de baixa tensão. Usa mais recursos, tem uma TAR mais alta. Já com os períodos horários concordo menos (os cabos e os PT não se cansam mais numas horas do que noutras...), mas imagino que a ideia seja incentivar o deslocar de consumos para fora dos períodos "cheios".

Do ponto de vista do modelo, o que a EDP faz acaba por ser o que devia ser a norma em vez da excepção. Mas enquanto que antes todos os CEME (menos a Prio) anunciavam os seus preços em bi-horário com TAR incluída, agora temos os preços da energia isolados (até preços variáveis à hora!) e a TAR passou a ser mais uma parcela (varável) para somar. Ou seja, caminhamos no sentido contrário. :roll:
O erro da ERSE e do modelo não é ter as TAR diferentes mas sim esta estar a ser cobrada pelo CEME quando ser uma ou outra depende do OPC e da maneira como ele decidiu ligar o posto.
Essa TAR devia estar agarrada, diluída, ou cobrada separadamente mas na parcela do OPC (posto).
Aí sim víamos na hora ao olhar para o preço do OPC a vantagem ou desvantagem do posto estar ligado em BT ou MT.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
4/2018 - 37.000Km (72,98Ah - 12 Barras)
10/2018 - 47.500km (71,75Ah - 12 Barras - 90,27% SOH)
02/2019 - 60.200km (70,40Ah - 12 Barras - 88,57% SOH)
10/2019 - 81.700km (67 Ah - 11 Barras - 84 % SOH)
05/2020 - 96.660km (64 Ah - 11 Barras - 81 % SOH)
Associado UVE

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 289
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Via Verde os novos preços e modalidades.

Mensagem por rjspedition » 12 jan 2022, 15:21

nc76 Escreveu:
12 jan 2022, 10:58
Por exemplo, quando abasteço a outra viatura, num painel informativo (visível a 20 metros) diz 1,7xx €/litro, e eu não estou à espera que depois me acrescentem x cêntimos por ativar a bomba, Y cêntimos pelo tempo que estive a abastecer, z cêntimos pelos Impostos associados aos combustíveis fósseis. :)
Passamos todos pelo mesmo. Eu podia ter escrito (provavelmente até o fiz) isso no verão. :D

Acredito que é um dos maiores choques para quem vem dos ICE para a mobilidade elétrica, e algo difícil de explicar a quem está completamente de fora.

edit: neste momento e para mim a disponibilização de preços totais (nem que seja em simulação claro, não há outra forma) é um factor a eliminar na escolha do CEME. Anulei os meus contratos com a Galp e EVAZ indicando-lhes claramente que não é admissível nesta altura não darem aos seus clientes uma forma (app) de prever o custo do carregamento bem como ter o custo real imediatamente a seguir ao carregamento.
É uma boa linha de acção de forma a pressionar algo.

nc76
Mensagens: 21
Registado: 03 jan 2022, 18:12
Data de fabrico: 24 nov 2021
Capacidade bateria: 50 Ah

Re: Via Verde os novos preços e modalidades.

Mensagem por nc76 » 12 jan 2022, 15:50

Obrigado a todos pelos contributos.
***
Mokka-e ULTIMATE
Capot Perla Nera
Pack Park & Go +

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2265
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Via Verde os novos preços e modalidades.

Mensagem por rnlcarlov » 12 jan 2022, 16:02

frankesousa Escreveu:
12 jan 2022, 12:26
Resumindo, alguns CEME, como a ViaVerde, apresentam o preço sem TAR, ou seja, dizem que vendem a 0.12€/kWh mas depois somam a TAR, que é em bi-horário (ou tri, penso não existir simples) e vale entre 0,0342€/kWh e 0,1165€/kWh o que é muito considerável.
https://www.erse.pt/media/mpjlvfh0/dire ... 1_2021.pdf
Página 173

Por isso mesmo, e enquanto o mercado omie não deixar a Miio ter preços parecidos, apenas uso a EDP (UVE) e sei que pago de CEME 0.156€/kWh em qualquer posto, assumindo eles os ganhos e "perdas" das TAR e dos horários.
Para falarmos em valores de 2022, as TAR da ME variam entre 0,0137€/kWh e 0,0663€/kWh. E a EDP UVE leva 0,1677€/kWh. Logo na realidade houve um aumento mais significativo do preço da energia do que parece à primeira vista, diminuindo a diferença face aos que apresentam o preço sem TAR (miio, ViaVerde, etc)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2469
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Via Verde os novos preços e modalidades.

Mensagem por Nonnus » 24 mai 2022, 11:58

Hoje no seguimento das noticias que vieram a público sobre o desconto para VE´s entrei na minha área de cliente da Via Verde para ver se havia alguma maneira de identificar o veiculo como electrico e deparo-me com isto:
O seu identificador tem mais de 5 anos, pelo que aconselhamos a sua substituição.
Ao clicar o que é que aparece? As modalidades de aluguer. Querem por todos os meios obrigar os clientes que possuem os identificadores a mudar para o sistema de aluguer. Que tristeza de empresa. :twisted:
Proprietário de Nissan Leaf 30KWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km

Nerusonu
Mensagens: 611
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Via Verde os novos preços e modalidades.

Mensagem por Nerusonu » 24 mai 2022, 19:37

Nonnus Escreveu:
24 mai 2022, 11:58
Hoje no seguimento das noticias que vieram a público sobre o desconto para VE´s entrei na minha área de cliente da Via Verde para ver se havia alguma maneira de identificar o veiculo como electrico e deparo-me com isto:
O seu identificador tem mais de 5 anos, pelo que aconselhamos a sua substituição.
Ao clicar o que é que aparece? As modalidades de aluguer. Querem por todos os meios obrigar os clientes que possuem os identificadores a mudar para o sistema de aluguer. Que tristeza de empresa. :twisted:
Não vi essas notícias... Que trazem de novo?

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2469
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Via Verde os novos preços e modalidades.

Mensagem por Nonnus » 24 mai 2022, 22:10

Nerusonu Escreveu:
24 mai 2022, 19:37
Nonnus Escreveu:
24 mai 2022, 11:58
Hoje no seguimento das noticias que vieram a público sobre o desconto para VE´s entrei na minha área de cliente da Via Verde para ver se havia alguma maneira de identificar o veiculo como electrico e deparo-me com isto:
O seu identificador tem mais de 5 anos, pelo que aconselhamos a sua substituição.
Ao clicar o que é que aparece? As modalidades de aluguer. Querem por todos os meios obrigar os clientes que possuem os identificadores a mudar para o sistema de aluguer. Que tristeza de empresa. :twisted:
Não vi essas notícias... Que trazem de novo?
viewtopic.php?f=2&t=4717&start=1390#p149612

O fórum tem uma opção no canto superior esquerdo que serve para ver os tópicos activos. Muito útil para não se perder o que se está discutir no momento.
Proprietário de Nissan Leaf 30KWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”