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Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Enviado: 26 dez 2023, 09:22
por titvs
Em primeiro lugar espero que estejam a ter umas Boas Festas. :)

Não sei se já foi feito mas deixo aqui o link para uma publicação académica relacionada com o estado-de-arte dos veículos elétricos, que incidiu sobre um ID3 e realizada pela Universidade Tecnica de Munique (TUM):

https://www.sciencedirect.com/science/a ... 6822000133

Entretanto o meu ID3 foi avaliado se necessitava de substituir os módulos de baterias ao abrigo da intervenção que a VW está a realizar, mas tal não foi o caso, tendo o software sido actualizado para a versão 3.2. Até ao momento parece tudo OK, com os dados a serem comunicados ao meu servidor do VWs Friend.

Bom Ano!

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Enviado: 27 dez 2023, 20:47
por Nerusonu
O que é isso do VW friends?
Bom ano

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Enviado: 28 dez 2023, 11:31
por titvs
Nerusonu Escreveu:
27 dez 2023, 20:47
O que é isso do VW friends?
Diria que é semelhante ao Tronity e outros mas de forma gratuita. Dá para guardar estatísticas de viagens, distancias, carregamentos, custos, etc. Para funcionar a 100%, é necessário que o soft do carro seja pelo menos na versão 3.2 (funciona com as anteriores mas com mto menos informaçao)
Basicamente vai buscar os dados aos servidores da VW. Dá também para integrar com o ABRP.

Link: https://github.com/tillsteinbach/VWsFriend

Tenho o meu a correr num mini-servidor Linux Ubuntu aqui em casa, mas como corre em Docker dá para usar qualquer dispositivo onde seja possível instalar e correr o Docker, como um Raspberry PI, NAS, etc.

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Enviado: 28 dez 2023, 15:53
por Nerusonu
titvs Escreveu:
28 dez 2023, 11:31
Nerusonu Escreveu:
27 dez 2023, 20:47
O que é isso do VW friends?
Diria que é semelhante ao Tronity e outros mas de forma gratuita. Dá para guardar estatísticas de viagens, distancias, carregamentos, custos, etc. Para funcionar a 100%, é necessário que o soft do carro seja pelo menos na versão 3.2 (funciona com as anteriores mas com mto menos informaçao)
Basicamente vai buscar os dados aos servidores da VW. Dá também para integrar com o ABRP.

Link: https://github.com/tillsteinbach/VWsFriend

Tenho o meu a correr num mini-servidor Linux Ubuntu aqui em casa, mas como corre em Docker dá para usar qualquer dispositivo onde seja possível instalar e correr o Docker, como um Raspberry PI, NAS, etc.
Ok, já vi que não é para mim que não pesco nada disso.
Thanks.
Boas festas

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Enviado: 28 dez 2023, 16:46
por titvs
Bom, eu também não gosto muito de linux e sou um utilizar com apenas o mínimo dos mínimos de conhecimentos... Mas lá consegui instalar e configurar. :)
Bom ano!

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Enviado: 02 abr 2024, 11:09
por titvs
Boas pessoal.
Tenho andado a fazer uns calculos para verificar os consumos médios reportados pelo carro em viagens, tendo em conta a diferença de % soc entre o inicio e o fim, calculando a energia gasta e dividindo esta pelos kms percorridos. Não obtenho os mesmos valores o que me leva a pensar que se calhar o valor de 45 kwh utilizáveis não está correcto...
Sabem de alguma forma de obter este valor de forma exacta? Tenho uma OBD mas nao sei se é fiavel pois o valor de SOC reportada por ela nao é o mesmo que o mostrado pelo carro...
Thanks!

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Enviado: 03 abr 2024, 10:29
por pbaptista
titvs Escreveu:
02 abr 2024, 11:09
Boas pessoal.
Tenho andado a fazer uns calculos para verificar os consumos médios reportados pelo carro em viagens, tendo em conta a diferença de % soc entre o inicio e o fim, calculando a energia gasta e dividindo esta pelos kms percorridos. Não obtenho os mesmos valores o que me leva a pensar que se calhar o valor de 45 kwh utilizáveis não está correcto...
Sabem de alguma forma de obter este valor de forma exacta? Tenho uma OBD mas nao sei se é fiavel pois o valor de SOC reportada por ela nao é o mesmo que o mostrado pelo carro...
Thanks!
Eu utilizo a app "Car Scanner" com o ODB, a forma mais correta de calculares a média é com o valor da energia disponivel ("HV Battery energy content"), vês o valor antes e depois da viagem e calculas o consumo, no meu caso o desvio em relação ao que refere o CB é minimo.
O valor do "Maximum energy content of traction battery" permite-te teres uma idea da degradação da bateria.
Deixo-te uma imagem do meu, os sensores mostrados não são os por defeito mas é facil alterares.
InkedScreenshot_20240401_212657_LI_1.jpg
InkedScreenshot_20240401_212657_LI_1.jpg (31.18 KiB) Visto 1005 vezes

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Enviado: 03 abr 2024, 15:35
por Nerusonu
Continuo a achar os valores da car scanner esquisitos... E não sou o único, tinha visto um video de um alemão que na cara scanner dava um valor e pela Aviloo dava outro. O mais próximo da realidade é o da Aviloo

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Enviado: 03 abr 2024, 20:47
por pbaptista
Nerusonu Escreveu:
03 abr 2024, 15:35
Continuo a achar os valores da car scanner esquisitos... E não sou o único, tinha visto um video de um alemão que na cara scanner dava um valor e pela Aviloo dava outro. O mais próximo da realidade é o da Aviloo
Podes especificar quais são os valores que consideras esquisitos?
Não conheço o Aviloo mas ainda sei fazer contas e no que me diz respeito, a energia carregada, a energia na bateria e a capacidade máxima bate certo com os km andados versus consumo indicado, energia gasta a carregar e este valor (energia gasta) não é lido no ODB.

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Enviado: 03 abr 2024, 22:38
por titvs
pbaptista Escreveu:
03 abr 2024, 10:29
Eu utilizo a app "Car Scanner" com o ODB
Pois, o Car Scanner foi o que usei e até voltei a usar à pouco para confirmar de novo. Neste momento o carro indica que está a 50% SOC. O Car Scanner indica o seguinte:

SOC BMS: 47.6%
SOC Display: 46.37%
HV battery energy content: 20575 Wh
Maximum Energy Content of the Traction Battery: 42700 Wh

Começa a ser logo estranho a diferença de 3-4% entre estes valores de SOC e o CB. Depois temos que 47.6% de 42700 dá 20325 e não 20575.
Supostamente a info que encontro deste modelo é que o Pure Performance tem uma capacidade útil de 45000 Wh. Ou já degradou 5.1% em 10775 km ou vinha com menos.

Tenho também aqui um log de um conjunto de 2 viagens com um total de 131 km em que o CB me deu uma média de 12.1 kWh/100km. Fazendo as contas com os SOC do CB do inicio (80%) e fim (39%) e os 42700 totais, temos: 42700 x 0.8 - 42700 x 0.39 = 17507 Wh / 131 km = 13.36 kWh / 100km. Um desvio de 10%...
Fazendo as contas ao contrário, a media reportada pelo carro de 12.1 no percurso total de 131 km corresponde a 15851 Wh gastos. Partindo dos mesmos SOC reportados pelo carro de 80% no inicio e 39% no fim, dá que o total da bateria é de 38661 Wh. 14% de degradação face aos 45... :P
São valores estranhos... Ou a capacidade não é linear com o SOC o que ainda é mais estranho.

Mesmo na imagem que colocaste pbaptista, os 37550 Wh correspondem a 52% e não os 56%. Não sei o que te indicava o carro...
Será que isto tem a ver com o proprio OBD? O que tenho é um vLinker MC+ actualizado e compatível com OBDII

Para "confirmar" o consumo medio do carro tenho de voltar a fazer as contas anotando os valores inicial e final do Energy Content reportado pelo Car Scanner.

Isto tudo porque tenho andado a comparar os valores de consumo por 100km reportados pela aplicação VWs Friend com o CB do carro. Mas lá está, o VWs Friend faz as contas com os SOC reportados pelo carro e sabendo a capacidade util da bateria. Com os valores acima bate certo com as minhas contas mas não com o consumo reportado pelo carro...

Tens um método para verificar a capacidade utilizavel actual do carro pbaptista? :?: