titvs Escreveu: ↑03 dez 2022, 11:55
Bem rimsilva, parece-me mais uma discussão de semântica que outra coisa e desconhecimento da definição de "taxa".
Quando disse taxas e taxinhas foi de forma geral e sei muito bem que o IVA é um imposto, lido com ele todos os dias infelizmente, daí ter colocado os valores finais com IVA pois é o que consumidor final paga.
Quanto ao OPC eu posso dizer que é uma taxa de serviço de carregamento. Da mesma forma que cobro taxa de deslocação ou taxa de combustível. Não deixa de ser um custo adicional ao preço da energia independentemente do que se lhe chame.
"Taxa" tanto pode ser a prestação que se exige pela utilização de um serviço público, quantias cobradas por certos serviços ou tarifa. Os impostos ou tributos não deixam ser, também, uma taxa cobrada.
Do meu ponto de vista não é uma discussão de semântica, há que ser rigoroso naquilo que dizemos para evitar conclusões erradas, foi apenas nesse sentido que insisti no assunto, nada mais.
É "perigoso" e errado (a meu ver) falar em taxas neste contexto, estamos perante uma uma empresa privada (OPC) que investe em equipamentos de carregamento e que depois "aluga" a sua utilização por tempo, sendo esta a sua única fonte de receita.
O maior problema disso, nem está na palavra taxa em si, mas naquilo que ela realmente representa quando comparada com o "mundo" dos combustiveis.
Depois vemos conclusões a dizer que as "taxas e taxinhas" da ME ainda são maiores do que nos combustiveis, o que é completamente errado, uma vez que aquilo que o OPC cobra pelo serviço de carregamentom não tem nada a haver com "taxas e impostos".
Vamos ser claros com uma coisa, não há carregamentos de VEs sem energia+carregador, não é por termos uma lei única no mundo (que divide o carregamento em: energia (CEME) e serviço de carregamento (OPC), que estamos perante algo independe, não estamos. Não há energia sem carregamento e vice-versa.
titvs Escreveu: ↑03 dez 2022, 11:55
Em relação aos CEME's apenas tenho "cartão" de dois pois raramente carrego na rede publica e não duvido que andando à procura se consiga preços mais baratos do que foi pago. Mas isso exige pesquisa e planeamento antecipado ao carregamento, coisa a que nenhum utilizador de ICE's está habituado a fazer, dando azo às situações que referiste que, obviamente, gera e vai continuar a gerar má publicidade para a ME e os carregamentos públicos no actual modelo. No fundo não foi "distração" pois já sabia que era assim
Acho que o que importa reter, mais do que particularidades de definições de termos, é que o carregamento publico é um modelo totalmente diferente do que a maioria da população está habituada nos postos de combustível tradicionais.
Isto pode e vai continuar a levar a estes preços elevados, pois nem toda a gente está disposta (ou tem tempo) de, no dia ou na hora do carregamento, pesquisar qual o CEME mais barato (e se tiver o respectivo cartão ou serviço!).
Que o modelo é diferente ninguém tem dúvida, diria até que é tão diferente dos postos de combustiveis, como de qualquer outro tipo de produto serviço, onde temos o preço afixado ou tabelado, em vez de termos de pagar X à empresa A e Y à empresa B, para o mesmo produto/Serviço.
No entanto toda esta "confusão" não é por si só sinônimo de preços elevados, porque pode não ser, é simplesmente uma grande confusão....
A questão do tempo e disposição, é uma questão já pessoal, que não tem grande interesse para o que eu tentei esclarecer, até porque neste caso apesar de ter sido nitidamente uma má escolha de CEME, poderia noutra situação ser um utilizador que escolheu mal o carregador, a tomada, etc...