ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Fórum de discussão sobre o VW ID3.
Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por Nerusonu » 24 jul 2022, 11:18

titvs Escreveu:
24 jul 2022, 10:19
Ontem o meu ID fez uma actualização ao software que, pela descrição, se resumiu ao serviço We Charge e "melhorias gerais". Pela info, continua na versão 2.3.0.

No site da VW do UK dizem para marcar com a oficina para a actualização 2.4 que inclui a mudança da bat de 12V para uma nova com melhor desempenho. Contudo no site da VW cá de Portugal, apenas fala na 3.0 e a frase "O seu ID. já recebeu a nova bateria de 12 volt e o software ID. 2.4 através do seu Concessionário Volkswagen?"

Afinal também é preciso marcar ou os concessionários estão a prever fazer tudo de uma vez só aquando da actualização para a 3.0 no final do verão?

Quanto ao serviço We Charge, deduzo que não seja aplicável cá a PT devido ao sistema que temos imposto pela Mobi.e
Por pontos:

A actualização para o "2.4" nem todos vão precisar de ir à oficina, depende da data de fabrico. De qualquer forma para PT ainda não se sabe de muito.


O serviço we charge não funciona(para já), mas a APP we charge(que foi o que foi actualizado) que existe no carro está perfeitamente funcional, incluindo permite ver em tempo real a ocupação dos postos

titvs
Mensagens: 57
Registado: 05 mar 2022, 20:31
Data de fabrico: 14 dez 2021
Capacidade bateria: 45 Ah

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por titvs » 27 ago 2022, 15:45

Boa tarde camaradas.

Mais uma actualização do DB do ID3, desta feita com uma viagem mais longa: Braga - Arganil, ida e volta. Percurso pela A3, A1, IP3 e IC6.
Carregamento inicial a 100% soc (tanto na ida como no regresso), ACC ligado e modo Eco. Utilização esporádica do ventilador (sem AC), em modo low.

Dados da viagem - Ida (ACC a 110 km/h):

Distancia total: 202 km
Velocidade média: 82 km/h
Duração: 02h28
Passageiros: 1 pessoa (bagagem ligeira)
Consumo: 14,2 kWh/100
SOC no destino: 32%

Dados da viagem - Regresso (ACC a 115 km/h):

Distancia total: 201 km
Velocidade média: 96 km/h
Duração: 02h05
Passageiros: 1 pessoa (bagagem ligeira)
Consumo: 15,5 kWh/100
SOC no destino: 27%

Valores totais (inclui distancia percorrida a um PCR):

Distancia total: 433 km
Velocidade média: 82 km/h
Duração: 05h16
Consumo: 14,8 kWh/100

A viagem de regresso teve um acréscimo de consumo de 1.3 kWh/100 que terá sido pela velocidade mais elevada, bem como eventual topografia menos vantajosa neste percurso. Continuo bastante satisfeito com o carro pois os consumos em viagens em AE parecem-me francamente bons. Falta avaliar com mais passageiros e/ou bagagem.

Uma das minhas criticas continua a ser a interpretação conflituosa dos limites de velocidade para o ACC, entre a cartografia e os sinais detectados (ou não). Vários troços de AE com limite de 70! (eventuais locais de obras no passado), onde já não existe nenhum sinal de limitação. O software deveria dar prioridade à detecção dos sinais sobre a info do mapa, uma vez que a actualização deste parece ser bastante esporádica.

Antes do regresso fiz uma carga parcial (cerca de 45%) num PCR de 50 kW, tendo sido o restante numa tomada normal. É engraçado o ID3 vir equipado para carregamento CCS, mas o proprio manual desaconselhar. É obvio que carregamentos rapidos degradam mais as baterias, mas será que os Tesla vêm também com o mesmo aviso, onde toda a rede de carregadores é dos rápidos?
Seja como fôr, carregar na rede pública é daquelas coisas a fazer apenas em caso de necessidade, pois a 70 cents/kWh (valor final com as taxinhas e no horário mais barato) é mais do triplo do custo da electricidade em casa num contrato normal... Enfim.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por Nonnus » 27 ago 2022, 16:56

Acho que esses avisos é uma maneira das marcas se salvaguardarem de no futuro haver problemas na bateria. Depois eles podem dizer nós avisamos para não usar. Actualmente acho que já ultrapassamos essa fase dos carregamentos rápidos serem causadores da degradação desde que usados com moderação.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por FullElectric » 27 ago 2022, 20:48

Mais valia a VW dizer... O carro tem rodas mas não é aconselhável andar com ele

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por Nerusonu » 27 ago 2022, 21:35

Quase todos recomendam o uso de carga até 80... Do que me lembro do manual não diz que não se pode usar carga rápida.

Quanto ao ACC verificar se não está a "ler" estradas ao lado, etc da AE. Aconteceu-me agora no IC8 numa zona onde o mesmo passa por cima de outra estrada que era 50.

titvs
Mensagens: 57
Registado: 05 mar 2022, 20:31
Data de fabrico: 14 dez 2021
Capacidade bateria: 45 Ah

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por titvs » 27 ago 2022, 22:12

Nerusonu Escreveu:
27 ago 2022, 21:35
Quase todos recomendam o uso de carga até 80... Do que me lembro do manual não diz que não se pode usar carga rápida.

Quanto ao ACC verificar se não está a "ler" estradas ao lado, etc da AE. Aconteceu-me agora no IC8 numa zona onde o mesmo passa por cima de outra estrada que era 50.
Não diz que não se pode usar, apenas não recomendam:
NOTICE
Fast charging with direct current (DC) uses a very high charging power. Frequent fast charging can permanently reduce the battery capacity of the high-voltage battery.
You should primarily charge the high-voltage battery at a charging station or wall box using alternating current (AC).
Seja como for, entende-se o aviso.

Relativamente ao ACC, acho que não passei por cima de nenhuma outra via mas vou estar mais atento a isso. Mas com trajecto planeado no GPS parece-me que esse problema não devia existir pois, supostamente, sabe em que via ele está a passar. Enfim.

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por Nerusonu » 27 ago 2022, 23:02

Sim devia evitar, mas é questão de ir atento que nota-se quando ele vai reduzir, muitas vezes até avisa no visor que vai mudar de velocidade

titvs
Mensagens: 57
Registado: 05 mar 2022, 20:31
Data de fabrico: 14 dez 2021
Capacidade bateria: 45 Ah

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por titvs » 17 nov 2022, 15:23

Um pequeno update do DB, desta feita uma viagem em AE em condições climatéricas adversas. Coisa que não tem faltado por aqui nos ultimos dias :)

Braga - Porto pela A3, modo Eco, ACC desligado e velocidade maxima de 110 km/h:

Distancia total: 119 km
Passageiros: 2 pessoas (sem bagagem)
Consumo: 17,6 kWh/100

Neste trajecto tenho feito uma média de cerca de 15 kWh/100. De facto num eléctrico tudo conta, pois deduzo que tenha sido devido à resistência da chuva+vento, escovas, médios sempre ligados e ventilação... Tudo a ter em conta. :D

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por Nerusonu » 17 nov 2022, 23:03

titvs Escreveu:
17 nov 2022, 15:23
Um pequeno update do DB, desta feita uma viagem em AE em condições climatéricas adversas. Coisa que não tem faltado por aqui nos ultimos dias :)

Braga - Porto pela A3, modo Eco, ACC desligado e velocidade maxima de 110 km/h:

Distancia total: 119 km
Passageiros: 2 pessoas (sem bagagem)
Consumo: 17,6 kWh/100

Neste trajecto tenho feito uma média de cerca de 15 kWh/100. De facto num eléctrico tudo conta, pois deduzo que tenha sido devido à resistência da chuva+vento, escovas, médios sempre ligados e ventilação... Tudo a ter em conta. :D
Mais pelo vento e atrito(chuva) que pelo resto... O AC até pode subir ligeiramente o consumo, mas de resto é marginal, incluindo os médios que são led.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por rimsilva » 22 nov 2022, 13:24

titvs Escreveu:
27 ago 2022, 15:45
....
Seja como fôr, carregar na rede pública é daquelas coisas a fazer apenas em caso de necessidade, pois a 70 cents/kWh (valor final com as taxinhas e no horário mais barato) é mais do triplo do custo da electricidade em casa num contrato normal... Enfim.
Apesar de tudo de mau que existe na ME em Portugal (não vale "bater mais no ceguinho") e desta fase mais complicada em termos de custos da energia, algo de errado deve ter acontecido para pagar a 0,70€/kWh, má escolha do CEME, % da bateria, mau funcionamento do posto, etc... Normal não é de certeza, tudo o que for acima de 0,5€/kWh já será um (pequeno) roubo! :lol:

Responder

Voltar para “Id3”