ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Fórum de discussão sobre o VW ID3.
titvs
Mensagens: 57
Registado: 05 mar 2022, 20:31
Data de fabrico: 14 dez 2021
Capacidade bateria: 45 Ah

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por titvs » 24 nov 2022, 15:16

rimsilva Escreveu:
22 nov 2022, 13:24
Apesar de tudo de mau que existe na ME em Portugal (não vale "bater mais no ceguinho") e desta fase mais complicada em termos de custos da energia, algo de errado deve ter acontecido para pagar a 0,70€/kWh, má escolha do CEME, % da bateria, mau funcionamento do posto, etc... Normal não é de certeza, tudo o que for acima de 0,5€/kWh já será um (pequeno) roubo!
Epá não existem muitos PCR naquela zona e foi mesmo só para testar carregamento CCS. Se bem me recordo era o período do dia com o custo da energia mais barato (que acho que andava pelos 0.40) o problema é a cobrança das taxas feudais... :P

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por rimsilva » 25 nov 2022, 12:17

titvs Escreveu:
24 nov 2022, 15:16
rimsilva Escreveu:
22 nov 2022, 13:24
Apesar de tudo de mau que existe na ME em Portugal (não vale "bater mais no ceguinho") e desta fase mais complicada em termos de custos da energia, algo de errado deve ter acontecido para pagar a 0,70€/kWh, má escolha do CEME, % da bateria, mau funcionamento do posto, etc... Normal não é de certeza, tudo o que for acima de 0,5€/kWh já será um (pequeno) roubo!
Epá não existem muitos PCR naquela zona e foi mesmo só para testar carregamento CCS. Se bem me recordo era o período do dia com o custo da energia mais barato (que acho que andava pelos 0.40) o problema é a cobrança das taxas feudais... :P
Se a energia estava a 0,4€/kWh, não será esse o caso de certeza (taxas), era um valor exorbitante (há aqui no grupo muita informação sobre CEMEs), isso associado a uma utilização menos correcta/preço elevado do PCR pode levar a valores muito elevados de facto.
Convém dedicar um pouco de tempo a analisar este tema (energia/postos/VE) para facilmente poder controlar os custos de carregamento.

titvs
Mensagens: 57
Registado: 05 mar 2022, 20:31
Data de fabrico: 14 dez 2021
Capacidade bateria: 45 Ah

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por titvs » 27 nov 2022, 16:01

rimsilva Escreveu:
25 nov 2022, 12:17
Se a energia estava a 0,4€/kWh, não será esse o caso de certeza (taxas), era um valor exorbitante (há aqui no grupo muita informação sobre CEMEs), isso associado a uma utilização menos correcta/preço elevado do PCR pode levar a valores muito elevados de facto.
Bem da factura da Miio temos (C/IVA):

OPC - 2.23
TAR - 0.33
IEC - 0.02
Energia - 9.09 (9.09 / 16.59 = 0.55 e não 0.40)
Mobie.e - 0.00
Total: 11.67 eur

Energia: 16.59 kWh
Tempo: 22min 34s

Ora a conta que fiz foi 11.67 / 16.59 = 0.70 eur / kWh. Tinha visto na app da Miio que a energia seria a cerca de 0.40 mas parece que era mais à hora que lá cheguei. Neste caso, as taxas sao 22% do total da factura.

Confesso que não dediquei ainda muito tempo a analisar este tema porque carregamentos na rede publica será apenas em caso de necessidade extrema ou viagens longas. Carregar em casa fica mais barato (dependendo do contrato) e ainda mais a quem tem UPACs...
Neste caso em concreto também não estive preocupado em verificar qual dos CEMEs seria mais económico, tendo escolhida na altura a Miio (onde tinha saldo).

titvs
Mensagens: 57
Registado: 05 mar 2022, 20:31
Data de fabrico: 14 dez 2021
Capacidade bateria: 45 Ah

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por titvs » 27 nov 2022, 16:06

Bem, parece que começaram as cólicas ao menino:

Imagem

Literalmente da noite pro dia, o sistema da chamada de emergência dá o berro. Do que já andei a ler (posts de 2020 fora de PT), só na oficina mesmo...
Já aconteceu a algum dos amigos com ID3s?

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por Nerusonu » 28 nov 2022, 00:06

titvs Escreveu:
27 nov 2022, 16:06
Bem, parece que começaram as cólicas ao menino:

Imagem

Literalmente da noite pro dia, o sistema da chamada de emergência dá o berro. Do que já andei a ler (posts de 2020 fora de PT), só na oficina mesmo...
Já aconteceu a algum dos amigos com ID3s?
Nos grupos lá fora recomendam tirar e voltar a por o fusível 19 ou que é... Nunca me aconteceu.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por mjr » 28 nov 2022, 19:52

No meu TM3 acontecia regularmente nos primeiros tempos. Depois com os updates ao software deixou de acontecer. Ao desligar e voltar a ligar o carro o erro desaparecia...

Calculo que haja requisitos máximos de tempo de resposta do módulo eCall, e caso seja excedido aparece esse erro. Por vezes o tempo máximo de resposta pode ser excedido por alguma razão e ele regista a falha. Ou então o módulo bloqueia e é preciso reiniciar... acontecia no Leaf 24, com o módulo de comunicações GPRS.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

titvs
Mensagens: 57
Registado: 05 mar 2022, 20:31
Data de fabrico: 14 dez 2021
Capacidade bateria: 45 Ah

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por titvs » 29 nov 2022, 20:33

Bem mjr, neste é constante. Também pensei que fosse falha de cobertura mas o carro está ligado ao gprs normal. Ao que parece, o módulo da chamada de emergência pifou... Não deixa de ser caricato pois uma peça vital (que devia ter redundância) é a primeira a falhar.
Ele já tem intervenção agendada para meados de Dezembro para upgrade à bateria de 12V e actualização de software, pelo que vai ter de aguentar até lá.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por rimsilva » 30 nov 2022, 18:11

titvs Escreveu:
27 nov 2022, 16:01
rimsilva Escreveu:
25 nov 2022, 12:17
Se a energia estava a 0,4€/kWh, não será esse o caso de certeza (taxas), era um valor exorbitante (há aqui no grupo muita informação sobre CEMEs), isso associado a uma utilização menos correcta/preço elevado do PCR pode levar a valores muito elevados de facto.
Bem da factura da Miio temos (C/IVA):

OPC - 2.23
TAR - 0.33
IEC - 0.02
Energia - 9.09 (9.09 / 16.59 = 0.55 e não 0.40)
Mobie.e - 0.00
Total: 11.67 eur

Energia: 16.59 kWh
Tempo: 22min 34s

Ora a conta que fiz foi 11.67 / 16.59 = 0.70 eur / kWh. Tinha visto na app da Miio que a energia seria a cerca de 0.40 mas parece que era mais à hora que lá cheguei. Neste caso, as taxas sao 22% do total da factura.

Confesso que não dediquei ainda muito tempo a analisar este tema porque carregamentos na rede publica será apenas em caso de necessidade extrema ou viagens longas. Carregar em casa fica mais barato (dependendo do contrato) e ainda mais a quem tem UPACs...
Neste caso em concreto também não estive preocupado em verificar qual dos CEMEs seria mais económico, tendo escolhida na altura a Miio (onde tinha saldo).
O aqui problema é que há muita confusão de conceitos (logo alguma desinformação), o que aliado ao detalhe das parcelas, gera mal entendidos.

Vejamos uma coisa, o IVA não é uma taxa, mas sim um imposto (de 23% e que está praticamente presente em tudo o que compramos!), assim como o IEC.

O OPC não é uma taxa, mas sim um serviço de carregamento (sem posto não há energia na bateria!)

Assim sendo a unica taxa nessas parcelas é a TAR.

Conclusão, a causa para este custo exorbitante foi sem sombra de dúvida a escolha errada do CEME, infelizmente não é um caso isolado, até o diretor da turbo fez o mesmo e o resultado foi má "publicidade" para a ME. Este é o resultado da "maravilha" de modelo que quiseram implementar em Portugal, que apanha desprevenidos, os utilizadores menos experientes ou mais distraidos

Com outros CEMEs, em vez de 0,55€/kWh poderia ter pago facilmente menos 0,35€, ou seja, em vez de 0,7€ pagava METADE do valor por kWh! (o que para um carregamento rápido, nem está nada mau), mesmo com taxas e taxinhas (que também não concordo) e IVA a 23%.

titvs
Mensagens: 57
Registado: 05 mar 2022, 20:31
Data de fabrico: 14 dez 2021
Capacidade bateria: 45 Ah

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por titvs » 03 dez 2022, 11:55

rimsilva Escreveu:
30 nov 2022, 18:11
O aqui problema é que há muita confusão de conceitos (logo alguma desinformação), o que aliado ao detalhe das parcelas, gera mal entendidos.

Vejamos uma coisa, o IVA não é uma taxa, mas sim um imposto (de 23% e que está praticamente presente em tudo o que compramos!), assim como o IEC.

O OPC não é uma taxa, mas sim um serviço de carregamento (sem posto não há energia na bateria!)

Assim sendo a unica taxa nessas parcelas é a TAR.

Conclusão, a causa para este custo exorbitante foi sem sombra de dúvida a escolha errada do CEME, infelizmente não é um caso isolado, até o diretor da turbo fez o mesmo e o resultado foi má "publicidade" para a ME. Este é o resultado da "maravilha" de modelo que quiseram implementar em Portugal, que apanha desprevenidos, os utilizadores menos experientes ou mais distraidos

Com outros CEMEs, em vez de 0,55€/kWh poderia ter pago facilmente menos 0,35€, ou seja, em vez de 0,7€ pagava METADE do valor por kWh! (o que para um carregamento rápido, nem está nada mau), mesmo com taxas e taxinhas (que também não concordo) e IVA a 23%.
Bem rimsilva, parece-me mais uma discussão de semântica que outra coisa e desconhecimento da definição de "taxa". :P

Quando disse taxas e taxinhas foi de forma geral e sei muito bem que o IVA é um imposto, lido com ele todos os dias infelizmente, daí ter colocado os valores finais com IVA pois é o que consumidor final paga.
Quanto ao OPC eu posso dizer que é uma taxa de serviço de carregamento. Da mesma forma que cobro taxa de deslocação ou taxa de combustível. Não deixa de ser um custo adicional ao preço da energia independentemente do que se lhe chame.
"Taxa" tanto pode ser a prestação que se exige pela utilização de um serviço público, quantias cobradas por certos serviços ou tarifa. Os impostos ou tributos não deixam ser, também, uma taxa cobrada.

Em relação aos CEME's apenas tenho "cartão" de dois pois raramente carrego na rede publica e não duvido que andando à procura se consiga preços mais baratos do que foi pago. Mas isso exige pesquisa e planeamento antecipado ao carregamento, coisa a que nenhum utilizador de ICE's está habituado a fazer, dando azo às situações que referiste que, obviamente, gera e vai continuar a gerar má publicidade para a ME e os carregamentos públicos no actual modelo. No fundo não foi "distração" pois já sabia que era assim :)

Acho que o que importa reter, mais do que particularidades de definições de termos, é que o carregamento publico é um modelo totalmente diferente do que a maioria da população está habituada nos postos de combustível tradicionais.
Isto pode e vai continuar a levar a estes preços elevados, pois nem toda a gente está disposta (ou tem tempo) de, no dia ou na hora do carregamento, pesquisar qual o CEME mais barato (e se tiver o respectivo cartão ou serviço!).

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por rimsilva » 05 dez 2022, 13:50

titvs Escreveu:
03 dez 2022, 11:55
Bem rimsilva, parece-me mais uma discussão de semântica que outra coisa e desconhecimento da definição de "taxa". :P

Quando disse taxas e taxinhas foi de forma geral e sei muito bem que o IVA é um imposto, lido com ele todos os dias infelizmente, daí ter colocado os valores finais com IVA pois é o que consumidor final paga.
Quanto ao OPC eu posso dizer que é uma taxa de serviço de carregamento. Da mesma forma que cobro taxa de deslocação ou taxa de combustível. Não deixa de ser um custo adicional ao preço da energia independentemente do que se lhe chame.
"Taxa" tanto pode ser a prestação que se exige pela utilização de um serviço público, quantias cobradas por certos serviços ou tarifa. Os impostos ou tributos não deixam ser, também, uma taxa cobrada.
Do meu ponto de vista não é uma discussão de semântica, há que ser rigoroso naquilo que dizemos para evitar conclusões erradas, foi apenas nesse sentido que insisti no assunto, nada mais.
É "perigoso" e errado (a meu ver) falar em taxas neste contexto, estamos perante uma uma empresa privada (OPC) que investe em equipamentos de carregamento e que depois "aluga" a sua utilização por tempo, sendo esta a sua única fonte de receita.

O maior problema disso, nem está na palavra taxa em si, mas naquilo que ela realmente representa quando comparada com o "mundo" dos combustiveis.

Depois vemos conclusões a dizer que as "taxas e taxinhas" da ME ainda são maiores do que nos combustiveis, o que é completamente errado, uma vez que aquilo que o OPC cobra pelo serviço de carregamentom não tem nada a haver com "taxas e impostos".
Vamos ser claros com uma coisa, não há carregamentos de VEs sem energia+carregador, não é por termos uma lei única no mundo (que divide o carregamento em: energia (CEME) e serviço de carregamento (OPC), que estamos perante algo independe, não estamos. Não há energia sem carregamento e vice-versa.
titvs Escreveu:
03 dez 2022, 11:55
Em relação aos CEME's apenas tenho "cartão" de dois pois raramente carrego na rede publica e não duvido que andando à procura se consiga preços mais baratos do que foi pago. Mas isso exige pesquisa e planeamento antecipado ao carregamento, coisa a que nenhum utilizador de ICE's está habituado a fazer, dando azo às situações que referiste que, obviamente, gera e vai continuar a gerar má publicidade para a ME e os carregamentos públicos no actual modelo. No fundo não foi "distração" pois já sabia que era assim :)

Acho que o que importa reter, mais do que particularidades de definições de termos, é que o carregamento publico é um modelo totalmente diferente do que a maioria da população está habituada nos postos de combustível tradicionais.
Isto pode e vai continuar a levar a estes preços elevados, pois nem toda a gente está disposta (ou tem tempo) de, no dia ou na hora do carregamento, pesquisar qual o CEME mais barato (e se tiver o respectivo cartão ou serviço!).
Que o modelo é diferente ninguém tem dúvida, diria até que é tão diferente dos postos de combustiveis, como de qualquer outro tipo de produto serviço, onde temos o preço afixado ou tabelado, em vez de termos de pagar X à empresa A e Y à empresa B, para o mesmo produto/Serviço.

No entanto toda esta "confusão" não é por si só sinônimo de preços elevados, porque pode não ser, é simplesmente uma grande confusão....

A questão do tempo e disposição, é uma questão já pessoal, que não tem grande interesse para o que eu tentei esclarecer, até porque neste caso apesar de ter sido nitidamente uma má escolha de CEME, poderia noutra situação ser um utilizador que escolheu mal o carregador, a tomada, etc...

Responder

Voltar para “Id3”