ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Fórum de discussão sobre o VW ID3.
Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por Arad79 » 05 dez 2022, 21:25

Taxa pressupõe que se paga em troca de um serviço. Um imposto não está associado diretamente à prestação de qualquer serviço.

Podem parecer a mesma coisa, mas conceptualmente são diferentes.

O que o OPC cobra é uma taxa de utilização. Em troca da taxa,
permite o acesso ao seu posto. O nome está certo.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por rimsilva » 07 dez 2022, 10:53

Arad79 Escreveu:
05 dez 2022, 21:25
Taxa pressupõe que se paga em troca de um serviço. Um imposto não está associado diretamente à prestação de qualquer serviço.

Podem parecer a mesma coisa, mas conceptualmente são diferentes.
Naturamente que sim.
Arad79 Escreveu:
05 dez 2022, 21:25
O que o OPC cobra é uma taxa de utilização. Em troca da taxa,
permite o acesso ao seu posto. O nome está certo.
Prometo que é a ultima vez que toco no assunto, mas ou não te explicaste bem ou volta a existir alguma confusão entre taxas e prestações de serviço.

O OPC presta um serviço de carregamento, ponto.

A taxa é algo diferente que pode também existir numa determinada transacção (e no caso da ME é uma realidade).

Se fores ver as contas de uma empresa qualquer (privada) vais encontrar vendas e/ou prestações de serviços, a cobrança de taxas só é efectada por entidades públicas ou por competências definidas na lei.

Para concluir, porque é que acho que este assunto é importante? Para que fique claro que quando estás a pagar um carregamento a esmagadora maioria do valor pago diz respeito ao carregamento em si, energia + carregamento, a parte dos impostos e taxas, são valores inferiores (23% de IVA + IEC e TAR), realidade bem diferente daquilo que se passa com os combustiveis, onde até a dupla tributação é uma realidade.

Com isto não estou a querer defender nada da realidade atual da ME, bem pelo contrário sou completamente contra esta situação, mas há que ser rigoroso neste tipo de analises.
Quando se diz que os preços da ME são uma confusão, muito bem, 100% de acordo, agora dizer que são só taxas e taxinhas é só e apenas falar daquilo que não se percebe, sempre que há um preço exorbitante num carregamento as razões são sempre 3: o CEME está a "roubar" no preço da energia (aconteceu neste exemplo, no caso do diretor da turbo, etc...), o OPC está a "roubar" nos tarifários ou o utilizador não tem noção do posto/tomada correta a ser usada, tempo de carregamento, etc....

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por Arad79 » 07 dez 2022, 13:26

Certo. Cobrança por serviços, para entidades privadas. Cobrança de taxas, por entidades públicas.

titvs
Mensagens: 57
Registado: 05 mar 2022, 20:31
Data de fabrico: 14 dez 2021
Capacidade bateria: 45 Ah

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por titvs » 31 dez 2022, 13:32

Bem, depois de 3 dias na oficina o meu ID3 lá veio com a bateria de 12v substituída, software actualizado (apesar de dizer ainda 2.3.0 com a base de dados de navegação 22.3) e sistema de chamada SOS reparado. Segundo o técnico, a fábrica mandou substituir o modulo sos de imediato e que provavelmente deveria ter sido um lote de produção problemático... Enfim. Bem, num espaço de um ano duas reparações por defeitos de fabrico. Nada de muito grave mas se calhar pouca sorte. :)

Seja como for, pronto pra mais um ano de muitos KMs electrificados.

E bom 2023 a todos!

titvs
Mensagens: 57
Registado: 05 mar 2022, 20:31
Data de fabrico: 14 dez 2021
Capacidade bateria: 45 Ah

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por titvs » 01 fev 2023, 09:24

Mais um pequeno update ao DB.

Viagem diferente desta vez: Braga - Viana do Castelo (ida e volta). Percurso pela N201 até Ponte de Lima e depois A27 até Viana a uns 110 km/h. Em modo Eco, temperatura média exterior a rondar os 11 ºC.

Dados da viagem:

Distancia total: 130 km
Duração total: a rondar as 2h
Passageiros: 2 pessoas (sem bagagem)
Consumo: 13,6 kWh/100

Modo Eco e nacionais são boa combinação pois parece que a regeneração permite reduzir substancialmente os consumos.

O sistema contudo não fez ainda o update para a versão 3.0...

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por Nerusonu » 01 fev 2023, 11:03

titvs Escreveu:
01 fev 2023, 09:24
Mais um pequeno update ao DB.

Viagem diferente desta vez: Braga - Viana do Castelo (ida e volta). Percurso pela N201 até Ponte de Lima e depois A27 até Viana a uns 110 km/h. Em modo Eco, temperatura média exterior a rondar os 11 ºC.

Dados da viagem:

Distancia total: 130 km
Duração total: a rondar as 2h
Passageiros: 2 pessoas (sem bagagem)
Consumo: 13,6 kWh/100

Modo Eco e nacionais são boa combinação pois parece que a regeneração permite reduzir substancialmente os consumos.

O sistema contudo não fez ainda o update para a versão 3.0...
O 3.0 se não pediste para aderir à fase de testes ainda não foi libertada para uso geral.

Modo Eco ou Confort é semelhante, limita só o AC, a forma de funcionar(mais relaxada) do cruise Control adaptativo e a velocidade máxima aos 110 ou 120, de resto não tem muita diferença.

titvs
Mensagens: 57
Registado: 05 mar 2022, 20:31
Data de fabrico: 14 dez 2021
Capacidade bateria: 45 Ah

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por titvs » 01 fev 2023, 19:07

Nerusonu Escreveu:
01 fev 2023, 11:03
Modo Eco ou Confort é semelhante, limita só o AC, a forma de funcionar(mais relaxada) do cruise Control adaptativo e a velocidade máxima aos 110 ou 120, de resto não tem muita diferença.
Depois de ler o manual tinha ficado com a ideia que no modo Eco a regeneração era superior do que no modo Comfort. Se calhar estou a fazer confusão com o Eco Assistance...
A velocidade maxima que referes é no ACC? É que cada vez que faço SET para por exemplo 110 (em modo Eco) e ele passa por uma zona de menor velocidade limite, quando a limitação acaba coloca à velocidade maxima da via (120 em AE por exemplo). Isto em modo Eco e mesmo depois de ter configurado o ACC para 110... Ainda nao percebi bem o que estou a fazer de errado ou se este comportamento é " by design"...

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por Nerusonu » 02 fev 2023, 18:47

titvs Escreveu:
01 fev 2023, 19:07
Nerusonu Escreveu:
01 fev 2023, 11:03
Modo Eco ou Confort é semelhante, limita só o AC, a forma de funcionar(mais relaxada) do cruise Control adaptativo e a velocidade máxima aos 110 ou 120, de resto não tem muita diferença.
Depois de ler o manual tinha ficado com a ideia que no modo Eco a regeneração era superior do que no modo Comfort. Se calhar estou a fazer confusão com o Eco Assistance...
A velocidade maxima que referes é no ACC? É que cada vez que faço SET para por exemplo 110 (em modo Eco) e ele passa por uma zona de menor velocidade limite, quando a limitação acaba coloca à velocidade maxima da via (120 em AE por exemplo). Isto em modo Eco e mesmo depois de ter configurado o ACC para 110... Ainda nao percebi bem o que estou a fazer de errado ou se este comportamento é " by design"...
Não tenho ideia de mexer na regeneração, pelo menos no gráfico não vejo nada disso.
Não, falo mesmo de pores em Eco e depois na AE ele não passa de determinada velocidade (agora não me recordo de é 120 ou 130).
O que estás a falar é ele ler o sinal de trânsito ou usando a base de dados do GPS para definir a velocidade máxima da via.

titvs
Mensagens: 57
Registado: 05 mar 2022, 20:31
Data de fabrico: 14 dez 2021
Capacidade bateria: 45 Ah

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por titvs » 02 fev 2023, 21:04

Nerusonu Escreveu:
02 fev 2023, 18:47
O que estás a falar é ele ler o sinal de trânsito ou usando a base de dados do GPS para definir a velocidade máxima da via.
Ok, entendido a questão do Eco. Entõo o modo Eco será mais as limitações que referiste com, segundo o manual, ajuda extra à condução eficiente.

Relativamente ao ACC estava-me a referir à seguinte situação, principalmente em AE:

1. Defino a velocidade, por exemplo, para 110 carregando em Set
2. O automóvel passa por um troço de estrada reconhecido com veloc maxima de 80 e reduz
3. Acabando esse limite de velocidade, ele acelera novamente mas não para os anteriores 110 mas para 120 (o limite da AE)

Ainda não consegui perceber porque razão ele não retoma a velocidade para a definida anteriormente...

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por Nerusonu » 03 fev 2023, 02:03

titvs Escreveu:
02 fev 2023, 21:04
Nerusonu Escreveu:
02 fev 2023, 18:47
O que estás a falar é ele ler o sinal de trânsito ou usando a base de dados do GPS para definir a velocidade máxima da via.
Ok, entendido a questão do Eco. Entõo o modo Eco será mais as limitações que referiste com, segundo o manual, ajuda extra à condução eficiente.

Relativamente ao ACC estava-me a referir à seguinte situação, principalmente em AE:

1. Defino a velocidade, por exemplo, para 110 carregando em Set
2. O automóvel passa por um troço de estrada reconhecido com veloc maxima de 80 e reduz
3. Acabando esse limite de velocidade, ele acelera novamente mas não para os anteriores 110 mas para 120 (o limite da AE)

Ainda não consegui perceber porque razão ele não retoma a velocidade para a definida anteriormente...
A "ajuda extra" se bem me recordo(já não pego no manual há uns tempos) é mais a parte do eco assist

Porque lá está ele assume sempre que queres ir ao limite legal da via.. deveria dar para programar um "offset" de menos 10km/h por exemplo e é algo que a comunidade tem pedido(normalmente até para mais 10 em vez de menos), talvez incluam no futuro...
Pessoalmente quando é assim faço swipe para baixo e ele reduz 10km/h a cada swipe...

Responder

Voltar para “Id3”