ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Fórum de discussão sobre o VW ID3.
pbaptista
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Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por pbaptista » 29 mar 2022, 12:36

titvs Escreveu:
29 mar 2022, 08:20
Sim, verdade que ele tb tem a detecção de sinais mas tirando os ramais de saída das AE em que ele se pode baralhar, há um troço na A3 que esteve em obras (logo com redução de veloc) mas que já terminaram há meses, ou seja, ja não ha limite nem sinais extra.

Daí ter perguntado a questão da actualização dos mapas. O software deveria ter uma opção para verificação manual de actualizações pois assim é complicado saber se temos a última versão. Ou há forma de saber?
vais a "Ajustes", depois "informação do sistema" e tens as versões de software, no meu caso a navegação é a 22.1, ou seja Janeiro de 2022
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

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pemifer
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Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por pemifer » 01 abr 2022, 16:02

Erbium Escreveu:
25 mar 2022, 10:20
pemifer Escreveu:
22 mar 2022, 12:15
Achei engraçado a parte do carro com bateria de 45kWh fazer 400km :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Agora que anda com o carro já sabe que essa autonomia é impossivel!
Para fazer 400km com uma bateria de 45kWh teria de fazer um consumo inferior a 8,5kWh/100km.
Só uma correção, para fazer 400km's numa bateria de 45kWh tem de fazer média inferior a 11.25kWh/100.
pemifer Escreveu:
22 mar 2022, 12:15
É só dividir os km pelo tamanho da bateria.
Ao contrário, os kWh/(kms/100).
Obrigado pela correção!
É só dividir os kWh pelos km!!
45kWh / 400km = 0,1125 kWh/km <=> 11,25 kWh/100km

Nerusonu
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Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por Nerusonu » 01 abr 2022, 16:36

pbaptista Escreveu:
29 mar 2022, 12:36
titvs Escreveu:
29 mar 2022, 08:20
Sim, verdade que ele tb tem a detecção de sinais mas tirando os ramais de saída das AE em que ele se pode baralhar, há um troço na A3 que esteve em obras (logo com redução de veloc) mas que já terminaram há meses, ou seja, ja não ha limite nem sinais extra.

Daí ter perguntado a questão da actualização dos mapas. O software deveria ter uma opção para verificação manual de actualizações pois assim é complicado saber se temos a última versão. Ou há forma de saber?
vais a "Ajustes", depois "informação do sistema" e tens as versões de software, no meu caso a navegação é a 22.1, ou seja Janeiro de 2022
Não tenho a certeza que essa informação seja referente ao mês/ano ...

titvs
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Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por titvs » 04 abr 2022, 08:40

Bom, a versão no meu tb é a 22.1... Estou mal habituado pq também tenho um equipamento TomTom e as actualizações aos mapas são frequentes (alem de correcções da comunidade). Pena não ter opção para "verificar actualizações"...

Nerusonu
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Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por Nerusonu » 04 abr 2022, 19:15

titvs Escreveu:
04 abr 2022, 08:40
Bom, a versão no meu tb é a 22.1... Estou mal habituado pq também tenho um equipamento TomTom e as actualizações aos mapas são frequentes (alem de correcções da comunidade). Pena não ter opção para "verificar actualizações"...
No caso da base de dados de navegação actualiza "do lado deles" ou seja não saca nada para o carro senão tinhas notificação

titvs
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Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por titvs » 17 abr 2022, 21:23

Antes de mais, uma boa Páscoa a todos. :)

Hoje foi mais um teste ao ID.3, desta feita em ambiente de auto-estrada de montanha. Percurso entre Braga e o Douro vinhateiro (A11 - A4 - A24 - N322). Como não fazia ideia de como se ia portar, associado ao facto de ter de passar o Marão, carreguei a 100% soc. Usei o modo Eco e o ACC configurado para 105 km/h, mais uma vez não vá o diabo tece-las... :D Chegou ao destino com 46% da carga, tendo carregado numa tomada normal (e não posto) umas horas até uns 67% soc, para o regresso, tendo sobrado 24%.

Dados da viagem:

Distancia total: 267 km
Velocidade média: 79 km/h
Duração: 03h24
Passageiros: 3 pessoas (sem bagagem)
Consumo: 15,8 kWh/100

Ora, comparando com as viagens que ja tenho feito ao Porto (Braga - Porto pela A3), com o ACC a 110 e cuja topografia nada tem a ver com este percurso, ter feito praticamente a mesma média em AE montanhosa é obra (de notar que há uma diferença de 660 m entre o rio Tâmega e a saída do túnel do Marão).
Só posso concluir que a regeneração nas descidas, entre outras situações (reduções de velocidade, etc.), ajuda bastante a manter a média baixa, mesmo em trajectos de topografia muito variável. Só é pena que não seja tanto quanto gasta mas aí teríamos um motor perpétuo... :D
Ah, o AC foi usado esporadicamente para não estragar a coisa. Só posso dizer que fazer viagens longas (ou um bocadito maiores) no verão deve ser um castigo. O AC consome demasiado e não vejo maneira de apenas entrar ar com a deslocação do veiculo, como era possível fazer nos veículos antigos com "chauffage" :D. Já dava para mitigar um pouco a coisa.

Resumindo, parece-me que foi um bom teste para tomar mais o pulso à maquina e relaxar mais nas questões da autonomia e, quiçá, subir um pouco mais o ACC pelo menos para 110 km/h.

Nerusonu
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Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por Nerusonu » 18 abr 2022, 07:20

Também ajuda as temperaturas estarem a subir.

Para ter "ar forçado" é por em Lo(mínimo) e não ligar o AC propriamente dito, pelo menos pelo que percebi do manual do meu(bi-zona) é assim, dito isto nunca me privaria do AC em função da autonomia, nem que isso implicasse uma paragem extra pelo meio, o que costumo fazer é não usar muita diferença entre a temperatura exterior e o que seleciono, por exemplo se lá fora estiverem 8 graus, não vou por a 21 internos e no inverso se lá fora estiverem 35 não vou por 16, diria que no caso do ID no verão algo ali entre os 22 e os 19 é o ideal para selecionar.

110 vais a 107 de GPS por isso para ir a 110 reais tens de por o CC a 113 e diria que o aumento não seria muito grande face ao que fizeste

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Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por titvs » 29 abr 2022, 14:31

A verdade é que ligando o "ar forçado" no mínimo e sem AC, tem um impacto gigante na autonomia apresentada. Será que o software faz a estimativa considerando que o AC esta ligado mesmo assim? Normalmente os ventiladores são de potencia reduzida mas enfim...

Relativamente aos set points de climatização, em edifícios tipicamente são de 21–22°C no Inverno e 23–24°C no Verão. Conforme a sensibilidade dos ocupantes isto poderá ser ainda mais ajustado para reduzir o consumo.

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Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por titvs » 13 mai 2022, 19:31

Ora deixo aqui mais uma análise a uma viagem que fiz ontem: Braga - Guimarães. A ida foi pela M585 e EN101 e o regresso inteiramente pela velhinha EN101. Em modo Eco, ida sem AC e regresso com AC ligado.

Dados da viagem:

Distancia total: 53 km
Velocidade média: 43 km/h
Duração: 01h14
Passageiros: 2 pessoas (sem bagagem)
Consumo: 11,8 kWh/100

Ora cá temos a vantagem de andar devar devagarinho... :lol:

No geral, parece-me que as prestações estão a sair boas.

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Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por titvs » 24 jul 2022, 10:19

Ontem o meu ID fez uma actualização ao software que, pela descrição, se resumiu ao serviço We Charge e "melhorias gerais". Pela info, continua na versão 2.3.0.

No site da VW do UK dizem para marcar com a oficina para a actualização 2.4 que inclui a mudança da bat de 12V para uma nova com melhor desempenho. Contudo no site da VW cá de Portugal, apenas fala na 3.0 e a frase "O seu ID. já recebeu a nova bateria de 12 volt e o software ID. 2.4 através do seu Concessionário Volkswagen?"

Afinal também é preciso marcar ou os concessionários estão a prever fazer tudo de uma vez só aquando da actualização para a 3.0 no final do verão?

Quanto ao serviço We Charge, deduzo que não seja aplicável cá a PT devido ao sistema que temos imposto pela Mobi.e

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