Página 23 de 30

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Enviado: 16 fev 2022, 01:56
por LFN
pbaptista Escreveu:
15 fev 2022, 20:20
Em relação às poupanças há mais 250€ do IUC que não paguei em 2021.

Sobre o calculo da degradação, as estimativas são as possíveis, obviamente que se as leituras do carro são incorretas não há muito a fazer a não ser levar à maquina :D
Eu sei quanto gasto, já comparei o gráfico do consumo da minha casa, visualizado no site da e-redes com o gráfico do carregador do APR e aquilo bate certo, as diferenças são residuais, assim se considerar o consumo médio nos últimos 3200 km, que o computador do carro indica que é 16,3 kWh/100 km e o que gastei a carregar (nesse intervalo de tempo nunca passei os 80% de SOC) tenho uma eficiência média nos carregamentos até 80% de SOC de 94%, parece-me credível mas digam de vossa justiça.
Não é difícil estimar a capacidade útil da bateria. Carregar a 100%, reset ao CB e fazer uma viagem em velocidade constante, de preferência AE, até restar 10 ou 20% de SOC. Nesse momento retirar o consumo médio do DB e os km percorridos. O consumo médio vezes a distância indica os kWh gastos, e depois basta fazer a proporção ao SOC gasto para estimar a capacidade da bateria para 100%.

Usei este método para estimar a capacidade da bateria do meu EV antes de o comprar, e bateu certinho com os dados do Scan My Tesla quando instalei o leitor OBD.

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Enviado: 16 fev 2022, 08:45
por mafgod
Essas contas só fazem sentido quando a percentagem é linear..

Vamos comparar com o Leaf40 e vamos supor que o SOH que o Leaf40 reporta é também o correto :-)
No meu Leaf40, sem refrigeração de baterias ao fim de um ano e quase 20.000km tinha uma degradação dada pelo carro de 7,34%:
- 0km - Abril 2018 - SOH=99,67% - 1CR
- 19.434km - 2019 - SOH=92,33% (-7,34%) - 6CR
- 37.504km - 2020 - SOH=90,43% (-1,9%) - 15CR
- 48.590km - 2021 - SOH=90,24% (-0,19%) - 22CR

Ou seja, o ID3 tem, aparentemente, a mesma degradação ao fim de um ano que o Leaf40.
Com as "novas" baterias usadas nos Leafs, cada vez mais me convenço que a refrigeração das baterias (para quem não utiliza frequentemente os PCRs) é um não assunto.
As minhas CRs foram praticamente todas em viagem, regra geral no verão onde a temperatura ambiente é alta.
E sim, já "sofri" do rapidgate mas não prejudicou a viagem.

Ainda não fiz para 2022, lá para abril...

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Enviado: 16 fev 2022, 09:21
por pbaptista
alexmol Escreveu:
16 fev 2022, 00:23
Eu acho a janela estimada de degradação credível.

Pela experiência de outros proprietários, como este:
https://www.youtube.com/watch?v=_DSQw09Rl7c
Conheço, mas a utilização desse ID.3 não tem nada a ver com o meu, esses tem dezenas de cargas em PCUR! :D
NA VW ao fim de 14 meses foi medido 8% de degradação, tendo em conta o perfil de utilização considero muito bom.

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Enviado: 16 fev 2022, 09:27
por pbaptista
LFN Escreveu:
16 fev 2022, 01:56

Não é difícil estimar a capacidade útil da bateria. Carregar a 100%, reset ao CB e fazer uma viagem em velocidade constante, de preferência AE, até restar 10 ou 20% de SOC. Nesse momento retirar o consumo médio do DB e os km percorridos. O consumo médio vezes a distância indica os kWh gastos, e depois basta fazer a proporção ao SOC gasto para estimar a capacidade da bateria para 100%.

Usei este método para estimar a capacidade da bateria do meu EV antes de o comprar, e bateu certinho com os dados do Scan My Tesla quando instalei o leitor OBD.
Esse é o método pela energia consumida, também já fiz mas não tão rigoroso, o máximo que consumi foi 61% e fez regeneração por isso baralha as contas, fazer o que tu sugeres significa fazer cerca de 400km, são 3 horas perdidas :) De qualquer forma obrigado pela sugestão. ;)

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Enviado: 16 fev 2022, 09:35
por pbaptista
mafgod Escreveu:
16 fev 2022, 08:45
Essas contas só fazem sentido quando a percentagem é linear..

Vamos comparar com o Leaf40 e vamos supor que o SOH que o Leaf40 reporta é também o correto :-)
No meu Leaf40, sem refrigeração de baterias ao fim de um ano e quase 20.000km tinha uma degradação dada pelo carro de 7,34%:
- 0km - Abril 2018 - SOH=99,67% - 1CR
- 19.434km - 2019 - SOH=92,33% (-7,34%) - 6CR
- 37.504km - 2020 - SOH=90,43% (-1,9%) - 15CR
- 48.590km - 2021 - SOH=90,24% (-0,19%) - 22CR

Ou seja, o ID3 tem, aparentemente, a mesma degradação ao fim de um ano que o Leaf40.
Com as "novas" baterias usadas nos Leafs, cada vez mais me convenço que a refrigeração das baterias (para quem não utiliza frequentemente os PCRs) é um não assunto.
As minhas CRs foram praticamente todas em viagem, regra geral no verão onde a temperatura ambiente é alta.
E sim, já "sofri" do rapidgate mas não prejudicou a viagem.

Ainda não fiz para 2022, lá para abril...
Pelo método da energia carregada, expurgando as cargas mais pequenas e as cargas acima dos 90% (não sei qual a eficiência da carga acima dos 90%),o meu andará entre os 6 e os 7%, no método de energia consumida é que tenho variações maiores, abaixo dos 6%/7%, deverá ser por causa da regeneração, acima deverá ser pela forma como o carro calcula as medias de consumo.

Entretanto a ver se mando vir um OBD e no limite quando o carro for à revisão daqui a um ano sei o valor exacto. :)

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Enviado: 17 fev 2022, 00:48
por alexmol
Atenção que a regeneração não afecta as contas!

Ainda estou para ver um VE que não tenha em conta a regeneração no cálculo do consumo (Wh/km ou kWh/100km) ou da energia consumida.

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Enviado: 17 fev 2022, 00:54
por LFN
pbaptista Escreveu:
16 fev 2022, 09:27
LFN Escreveu:
16 fev 2022, 01:56

Não é difícil estimar a capacidade útil da bateria. Carregar a 100%, reset ao CB e fazer uma viagem em velocidade constante, de preferência AE, até restar 10 ou 20% de SOC. Nesse momento retirar o consumo médio do DB e os km percorridos. O consumo médio vezes a distância indica os kWh gastos, e depois basta fazer a proporção ao SOC gasto para estimar a capacidade da bateria para 100%.

Usei este método para estimar a capacidade da bateria do meu EV antes de o comprar, e bateu certinho com os dados do Scan My Tesla quando instalei o leitor OBD.
Esse é o método pela energia consumida, também já fiz mas não tão rigoroso, o máximo que consumi foi 61% e fez regeneração por isso baralha as contas, fazer o que tu sugeres significa fazer cerca de 400km, são 3 horas perdidas :) De qualquer forma obrigado pela sugestão. ;)
A regeneração não deturpa o teste, basicamente reflete-se no consumo médio. Convém é que não seja muita, por isso é um teste idealmente a fazer em autoestrada em percurso seguido, sem paragens. Nessas condições o resultado é muito fiável.

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Enviado: 17 fev 2022, 19:53
por pbaptista
Em teoria a regeneração não deve afectar as contas para calcular a degradação via consumo, isto se o algoritmo estiver bem feito, o que no caso no caso da VW tenho sérias duvidas.... tanto tenho 3% de degradação, como 11% :D :D

Mas o OBD já vem a caminho, para a semana já vejo o real, espero.

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Enviado: 18 fev 2022, 18:26
por Nerusonu
pbaptista Escreveu:
16 fev 2022, 09:21
alexmol Escreveu:
16 fev 2022, 00:23
Eu acho a janela estimada de degradação credível.

Pela experiência de outros proprietários, como este:
https://www.youtube.com/watch?v=_DSQw09Rl7c
Conheço, mas a utilização desse ID.3 não tem nada a ver com o meu, esses tem dezenas de cargas em PCUR! :D
NA VW ao fim de 14 meses foi medido 8% de degradação, tendo em conta o perfil de utilização considero muito bom.
Num dos grupos do ID3 do FB(o mais livre) fizemos a leitura da capacidade da bateria pela porta OBD com a APP car scanner e calcularam as perdas tendo em conta a capacidade anunciada pela marca(58kWh no meu caso e da maioria) e anda entre os 4 e 8%... Mesmo o meu que tem quase metade de carregamentos em PCR pelas contas estava com 5%(se bem me recordo)
Estou neste momento com quase 14500km(faz um ano em Junho)

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Enviado: 21 fev 2022, 14:16
por pbaptista
A acreditar no carro (e no ODB II) a degradação é de 4,7%
Já é um valor mais aceitável.