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DB de um ID3 Tour (77kWh)

Enviado: 09 nov 2020, 20:31
por pbaptista
Infelizmente ainda não recebi o dito cujo, mas por sugestão do pemifer abro o tópico do DB para ir partilhando as peripécias até à chegada do mesmo. :)

Para quem quiser acompanhar a minha história sobre os VE até chegar a este momento pode ver a minha apresentação no link abaixo:
viewtopic.php?f=4&t=4331

Depois de alguns test drives, a decisão final foi entre o ID3 Tour e o M3 LR, escolhi o ID3 principalmente pela relação custo versus autonomia (12K€ ainda é muito €), mas não só.

Encomendado a 15 de Outubro, previsão de entrega de cerca de 3 meses, o que considerei optimista.
Actualmente a previsão de fabrico é a 2ª semana de Janeiro, se entregassem até ao fim de Janeiro era excelente.

Preparativos estão a avançar, o primeiro é instalar um circuito novo de 30A entre o quadro e a garagem, espero ter a instalação concluída até ao fim de Novembro. O segundo é a aquisição de um EVSE inteligente que já está apalavrado com o apr, falta só mesmo pedi-lo. O terceiro será pedir um cartão de um comercializador de energia.

Assim lamento não deixar mais novidades para quem abre o tópico a pensar que vai ver umas fotos mas para isso o melhor é ir ao site da VW. :mrgreen:

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Enviado: 09 nov 2020, 20:41
por BrunoAlves
Boa, vou seguir atentamente.
Para mim o 77 é sempre descartado pela questão dos 4 lugares, mas os outros andam debaixo de olho.

Já agora vou assaltar o teu DB para dizer que fiz um pequeno test drive ao id3 (fiz num 1st claro) e aquela brecagem, deusmalivre :drool: Parece um smart :mrgreen:

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Enviado: 10 nov 2020, 11:19
por rimsilva
Muito bem! Agora é esperar que o tempo passe rápido para podermos acompanhar essas aventuras na ME.

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Enviado: 10 nov 2020, 11:57
por Orlando
BrunoAlves Escreveu:
09 nov 2020, 20:41
Boa, vou seguir atentamente.
Para mim o 77 é sempre descartado pela questão dos 4 lugares, mas os outros andam debaixo de olho.

Já agora vou assaltar o teu DB para dizer que fiz um pequeno test drive ao id3 (fiz num 1st claro) e aquela brecagem, deusmalivre :drool: Parece um smart :mrgreen:
os 4 lugares são realmente limitativos. Mas tb há mt gente uqe anda de bmw i3.
parabéns pela futura aquisição.

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Enviado: 10 nov 2020, 12:24
por BrunoAlves
Claro, cada caso é um caso. Eu actualmente tenho 5 lugares "sofá" e se pudesse encolhia os 3 de trás para os transformar em 4 mais pequenos (até porque normalmente não ando lá :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: )

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Enviado: 10 nov 2020, 12:36
por zeuz
BrunoAlves Escreveu:
10 nov 2020, 12:24
Claro, cada caso é um caso. Eu actualmente tenho 5 lugares "sofá" e se pudesse encolhia os 3 de trás para os transformar em 4 mais pequenos (até porque normalmente não ando lá :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: )
Multimac 1320 (4 seater)
dsc00085_large.jpg
dsc00085_large.jpg (84.33 KiB) Visto 9716 vezes

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Enviado: 11 nov 2020, 13:14
por pbaptista
No que diz respeito ao circuito para ligar o EVSE, o electricista e um colega que é Eng. electrotécnico estão a dizer que devo colocar um diferencial tipo B, que é bastante mais caro que um diferencial comum (tipo A), estive a ver no GUIA TÉCNICO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PARA A ALIMENTAÇÃO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS que este tipo de diferenciais é obrigatório para que tem corrente trifásica mas não para quem tem monofásica.

O que têm instalado?

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Enviado: 11 nov 2020, 13:18
por rimsilva
essa questão vem um pouco na sequência do processo que também estou a passar para a instalação de uma wallbox, julgo que seria interessante que essa questão/informação ficasse nesse tópico, aqui:

viewtopic.php?p=138043#p138043

edit: de qualquer forma o guia que indica, refere que o diferencial pode ser, no minimo, do tipo A.
[E] 722.531.2.101 Dispositivos diferenciais (DR)

Cada ponto de ligação do VE deve ser protegido individualmente por meio de um DR com uma corrente diferencial-residual estipulada I∆n não superior a 30 mA que interrompa todos os condutores ativos, incluindo o neutro.

O DR deve ser, no mínimo, do tipo A. Nas alimentações trifásicas, se a característica da carga não for conhecida, devem ser adotadas medidas de proteção contra as correntes de defeito suscetíveis de apresentar componentes contínuas (dc), usando, por exemplo, um DR tipo B.

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Enviado: 11 nov 2020, 13:31
por RaaR
pbaptista Escreveu:
11 nov 2020, 13:14
No que diz respeito ao circuito para ligar o EVSE, o electricista e um colega que é Eng. electrotécnico estão a dizer que devo colocar um diferencial tipo B, que é bastante mais caro que um diferencial comum (tipo A), estive a ver no GUIA TÉCNICO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PARA A ALIMENTAÇÃO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS que este tipo de diferenciais é obrigatório para que tem corrente trifásica mas não para quem tem monofásica.

O que têm instalado?
Eu instalei o obrigatório. Poderá até nunca fazer diferença, mas preferi ter tudo de acordo com o guia.

A propósito do tema dos quatro lugares, estou como tu. Não preciso de cinco lugares para nada. O banco de trás do meu Model 3 foi usado umas quatro vezes num ano (a pandemia também ajudou) e nunca por mais de duas pessoas.

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Enviado: 11 nov 2020, 14:02
por BrunoAlves
Não é obrigatório exactamente um RCD tipo B, é obrigatória protecção que detecte fugas à terra em DC > 6mA.
Há componentes mais baratos (porque só fazem a detecção, será outro componente a fazer o corte), por exemplo
https://www.stegen.com/en/ev-products/1 ... ensor.html
https://www.digikey.com/en/products/det ... 0/12530335

A questão de instalar ou não... Em princípio não existirão harmónicos ou correntes DC que "pasmem" um diferencial normal. O problema são as excepções. Porque é que é obrigatório em trifásico e não monofásico confesso que não entendo, mas é mesmo assim.

edit: eu tenho em monofásico o diferencial do quadro parcial e o diferencial integrado no OpenEVSE by Apr.