DB de um ID3 Tour (77kWh)

Fórum de discussão sobre o VW ID3.
pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por pbaptista » 24 jan 2023, 12:54

BrunoAlves Escreveu:
24 jan 2023, 12:42
É uma discussão muito antiga :mrgreen:
A única vantagem do modelo nacional é a centralização da *informação*. Teres um mapa de postos nacional que te ajuda a encontrar os postos sem teres de andar a saltar de app em app. Em tudo o resto prefiro o modelo "do resto do mundo" (não o modelo espanhol, é o de-todo-o-mundo-menos-Portugal) ;-)
Com o AFIR o modelo-do-resto-do-mundo também vai passar a ter obrigatoriamente informação centralizada, por isso até essa vantagem se vai esbater.
pbaptista Escreveu:
24 jan 2023, 12:26
Mas o ideal era ter um leitor de cartões de crédito/débito e um preço, como é nos combustíveis.
Preço final tem toda a gente do modelo-do-resto-do-mundo. Leitor de cartões também já começam a pipocar em alguns países, na redação actual (que deve ser a final) também será obrigatório.
A centralização da informação( a localização de todos os PC) também existe em Espanha (Electromaps) mas não dá em todos se estão ocupados, para mim a vantagem do modelo português é com um único cartão carregas em qualquer PC publico. Em Espanha não, noutros países não sei mas melhor do que isso é poder utilizar um cartão de débito/credito.
Na realidade, não vejo problemas no modelo português só falta conseguir pagar com cartão de credito/débito.
Continuo a não perceber as vantagens do modelo espanhol ou nas tuas palavras o de-todo-o-mundo-menos-Portugal, gostava que concretizasses essas vantagens.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por BrunoAlves » 24 jan 2023, 13:09

pbaptista Escreveu:
24 jan 2023, 12:54
A centralização da informação( a localização de todos os PC) também existe em Espanha (Electromaps) mas não dá em todos se estão ocupados
Não é a mesma coisa. O electromaps é uma base de dados muito mantida pela comunidade. Aqui também já foi assim há uns anos, antes de existir a API pública da MobiE. Aqui tens todos os postos ligados à MobiE (que é obrigatório) e o seu estado. No electromaps tens postos com comunicação (em que a própria electromaps comunica com o backoffice do operador) que funciona "como cá", e tens outros em que isso não acontece e são apenas uma listagem da comunidade. E tens outros que não estão lá, porque ninguém os inseriu.
Cá não. Todos os postos públicos estão obrigatoriamente ligados à MobiE, têm dados e comunicação activa, por isso uma Miio mostra-te o estado. Mas a Miio também tem uma parte "da comunidade" onde se podem introduzir postos que não estão na MobiE (nomeadamente postos privados tipo Continente ou Tesla).
No futuro, todos os países terão de ter uma entidade central de informação (informação não é operação). E nisso de facto estamos melhor.
pbaptista Escreveu:
24 jan 2023, 12:54
para mim a vantagem do modelo português é com um único cartão carregas em qualquer PC publico
Com qual dos cartões únicos? :mrgreen: A que hora do dia ou da noite ou do fim de semana? E que preço vais pagar? Estimativa ou real?
Porque podes carregar em todo o lado com um único cartão, mas na realidade toda a gente tem meia dúzia de cartões e meia dúzia de apps.
Como é óbvio há vantagens no modelo português. A minha opinião é que as vantagens são largamente ultrapassadas pelas desvantagens. Nomeadamente um operador não poder usar qualquer fonte de eletricidade para "abastecer" um posto de carga que opera nas condições que ele bem quiser, a um preço muito bem definido. Inclusivamente oferecer-te a carga como bem usas ;) Ou dar-te descontos em função do teu perfil de cliente (na Iberdrola tens isso, podes contratar "packs" que te baixam o preço standard do posto). Cá, os únicos postos que oferecem condições vantajosas a clientes são as redes privadas. Diz-se que é possível na rede pública, mas na realidade ninguém o faz.

Desculpa, isto é muito off-topic e não era para aqui que queria trazer a conversa. Começou com uma "boca" e já vai longo. Há muitos tópicos onde já se discutiu (e se pode continuar a discutir) isto ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por pbaptista » 24 jan 2023, 13:24

BrunoAlves Escreveu:
24 jan 2023, 13:09

Com qual dos cartões únicos? :mrgreen: A que hora do dia ou da noite ou do fim de semana? E que preço vais pagar? Estimativa ou real?
Como é óbvio há vantagens no modelo português. A minha opinião é que as vantagens são largamente ultrapassadas pelas desvantagens. Nomeadamente um operador não poder usar qualquer fonte de eletricidade para "abastecer" um posto de carga que opera nas condições que ele bem quiser, a um preço muito bem definido. Inclusivamente oferecer-te a carga como bem usas ;) Ou dar-te descontos em função do teu perfil de cliente (na Iberdrola tens isso, podes contratar "packs" que te baixam o preço standard do posto). Cá, os únicos postos que oferecem condições vantajosas a clientes são as redes privadas. Diz-se que é possível na rede pública, mas na realidade ninguém o faz.
Porque podes carregar em todo o lado com um único cartão, mas na realidade toda a gente tem meia dúzia de cartões e meia dúzia de apps.

Desculpa, isto é muito off-topic e não era para aqui que queria trazer a conversa. Começou com uma "boca" e já vai longo. Há muitos tópicos onde já se discutiu (e se pode continuar a discutir) isto ;)
Estás a misturar alhos com bugalhos, do ponto de vista do utilizador de VE, o modelo português é melhor do que o espanhol, com um SÓ cartão consegue abastecer em todo o pais, em Espanha não, tens que ter n cartões/apps.
Além disso é mais barato, então se for à noite é muito mais barato, não consigo perceber como isso é uma desvantagem do nosso modelo.
Enfim, não há ninguém que diga pior de Portugal que os portugueses.
A minha mulher foi trabalhar para Espanha e mudou a residência para Espanha, tivemos que alugar casa, contratar os serviços, etc... e facilmente percebi como estamos bem mais evoluídos.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por BrunoAlves » 24 jan 2023, 13:48

A sério que temos de parar com isto aqui.
pbaptista Escreveu:
24 jan 2023, 13:24
do ponto de vista do utilizador de VE, o modelo português é melhor do que o espanhol, com um SÓ cartão consegue abastecer em todo o pais, em Espanha não, tens que ter n cartões/apps.
Por isso é que somos todos diferentes e ainda bem. Essa é uma vantagem. Há vantagens. Como disse, acho que as desvantagens ultrapassam largamente essa vantagem. E a realidade é que "ninguém" tem apenas 1 cartão, por isso apesar de ser uma vantagem teórica, na realidade não funciona assim, os utilizadores não o usam assim. Então é uma falácia.
Qual é a diferença entre usares 3 ou 4 cartões/apps ao longo da semana, ou usares 3 ou 4 apps ao longo de uma viagem? Tu na tua viagem agora regular a Sevilha, quantas apps usas em Espanha? Uma e para carregar de borla. O facto de existirem 20 apps não quer dizer que uses 20 apps. Vês os relatos do rnlcarlov que tem milhares de km em Espanha passando por vários postos e ele que diga onde é que é mais barato ;)
O meu ponto é: há vantagens cá e há vantagens lá. Na minha opinião as desvantagens cá superam as vantagens. Há pessoas a quem o cartão único é bestial (apesar de terem meia duzia de "cartões únicos") e outras a quem isso não é assim tão importante. Para mim não é, e o que para mim é verdadeiramente importante (liberdade de operação e preço final *ANTES* de carregar, sem calculadora) não é possível no modelo português ;)

edit: e mais uma vez, não é o modelo espanhol. É o modelo-de-todo-o-mundo-menos-Portugal
edit2: até já introduzimos as tuas viagens a Espanha no tópico do carregamento em Espanha, será mais adequado continuar lá ;)
viewtopic.php?f=29&t=7271&p=151288#p151274
pbaptista Escreveu:
24 jan 2023, 13:24
Enfim, não há ninguém que diga pior de Portugal que os portugueses.
A minha mulher foi trabalhar para Espanha e mudou a residência para Espanha, tivemos que alugar casa, contratar os serviços, etc... e facilmente percebi como estamos bem mais evoluídos.
Falando em comparar alhos com bugalhos :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por Erbium » 24 jan 2023, 14:36

pbaptista Escreveu:
24 jan 2023, 13:24
o modelo português é melhor do que o espanhol, com um SÓ cartão consegue abastecer em todo o pais
Não é verdade, não carregas na rede do Continente nem na Tesla...
pbaptista Escreveu:
24 jan 2023, 13:24
Além disso é mais barato
A própria UVE que tanto usa esse argumento fez uma viagem pela Europa com o Aiways U5 e não foi a essa conclusão que se chegou...
pbaptista Escreveu:
24 jan 2023, 12:54
Na realidade, não vejo problemas no modelo português só falta conseguir pagar com cartão de credito/débito.
Sem alterações ao "modelo português" vai continuar a faltar esse pequeno "pormaior"...

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por pbaptista » 24 jan 2023, 15:24

Erbium Escreveu:
24 jan 2023, 14:36
pbaptista Escreveu:
24 jan 2023, 13:24
o modelo português é melhor do que o espanhol, com um SÓ cartão consegue abastecer em todo o pais
Não é verdade, não carregas na rede do Continente nem na Tesla...
Vou repetir, com um SÓ cartão consegues abastecer em todo o pais, já agora abastecer em todo o país é diferente de abastecer em todos os postos.
Erbium Escreveu:
24 jan 2023, 14:36
pbaptista Escreveu:
24 jan 2023, 13:24
Além disso é mais barato
A própria UVE que tanto usa esse argumento fez uma viagem pela Europa com o Aiways U5 e não foi a essa conclusão que se chegou...
Eu não fiz uma viagem pela Europa, sei que em Espanha, a realidade que conheço, tirando os postos gratuitos na província de Badajoz, é mais barato carregar em Portugal na maioria dos postos, então se for depois das 22 horas arriscaria a dizer que é em todos.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por Erbium » 24 jan 2023, 17:59

Então é:
- a realidade que tu conheces
- excepto os gratuitos em Espanha
- a maioria de Portugal
- depois das 22h

Com estes "pormenores" Portugal é melhor que Espanha... ok! :roll:

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por pbaptista » 24 jan 2023, 18:19

Erbium Escreveu:
24 jan 2023, 17:59
Então é:
- a realidade que tu conheces
- excepto os gratuitos em Espanha
- a maioria de Portugal
- depois das 22h

Com estes "pormenores" Portugal é melhor que Espanha... ok! :roll:
Elvas e Badajoz, custo para carregar 10kWh, agora:

Em Elvas, no PCR 50:
miio-3,72€
Prio-3,69€
Via Verde-2,32€

Badajoz:
PCR50 Iberdrola: 4,5€
PCR50 Enel: 4€
PCR50 Allego: 5€


Elvas e Badajoz, custo para carregar 10kWh, às 23 horas:

Em Elvas, no PCR 50:
miio-3,16€
Prio-2,70€
Via Verde-1,84€

Badajoz:
PCR50 Iberdrola: 4,5€
PCR50 Enel: 4€
PCR50 Allego: 5€


Sem duvida, palmas para o modelo espanhol.... :dance:
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por Erbium » 24 jan 2023, 19:01

Em Badajoz há 2 Mercadonas e um Leroy e o mais caro é 0€ :lol:

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por pbaptista » 24 jan 2023, 19:41

Erbium Escreveu:
24 jan 2023, 19:01
Em Badajoz há 2 Mercadonas e um Leroy e o mais caro é 0€ :lol:
Não tenho tempo nem paciência para palhaçadas.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Responder

Voltar para “Id3”