DB de um ID3 Tour (77kWh)

Fórum de discussão sobre o VW ID3.
pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por pbaptista » 12 set 2022, 22:21

rnlcarlov Escreveu:
12 set 2022, 20:39

Mas na zona da Extremadura existem agora muitos carregadores de 22kW e 50kW gratuitos, utilizáveis pela app da Wenea. Se vinha da direção de Mérida temos os PCRs de San Pedro de Mérida, Villanueva de la Serena e Navalvillar de Pela, este último a 50km de Guadalupe.
Não me tinha apercebido que eram gratuitos mas esses eram o meu plano B, C e D :)
Instalei a JuicePass, a Wenea, a Electromaps e a Moveon. Com o carregamento em Canamero consegui chegar a Elvas e pronto, problema resolvido no "mau" sistema português. :D

Agora a sério, entre o modelo espanhol e o português, prefiro de longe o português.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por rnlcarlov » 13 set 2022, 00:27

Uma pessoa habitua-se. A 1º vez estranha-se, mas depois aprendemos. Falta aí uma das apps mais importantes, que é a Iberdrola. É chata de abrir conta, mas simplifica muito a vida para carregar em Espana pois há praticamente em todo o lado, e pode-se fazer viagens só com essa app tendo uma bateria com o tamanho da do ID3. Como falei no meu DB, pode-se comprar packs de kWh 1x por mês (sem obrigação de permanecer) e carregar a cerca de 0,36€/kWh em PCRs e PCURs.

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por Nerusonu » 13 set 2022, 00:48

pbaptista Escreveu:
12 set 2022, 19:45
Fiz a minha primeira viagem a Espanha e no aspecto de carregar não correu muito bem.
Analisei os locais onde ia passar e tendo em conta o modelo espanhol de cada um tem a sua rede tive que instalar 4 apps para carregar em Espanha, (parece-me que o nosso modelo é nesse aspecto melhor e já agora mais barato).
Ia ficar perto de Guadalupe e só havia um PCR, da Endesa ou Enel, como queiram.
Cheguei lá e não consegui ativar o carregamento pela APP, dava erro, só não fiquei agarrado porque fiz as contas para chegar com 40% ao destino, assim tinha margem para ir fazer o que precisava (deslocações de 100 km em 2 dias) e regressar a Mérida onde teria mais opções.
Depois acabei por carregar em Canamero, num PCN manhoso, de uma empresa de energias renováveis que tinha na parte de fora das instalações o PCN de 10kW e que se podia carregar gratuitamente, claro que tive que ficar umas horas a carregar numa zona industrial deserta.

Pelo caminho em Portugal tentei carregar na Ionity de Estremoz e não consegui utilizar o cartão da VW, em principio estará estragado, tinha a opção de carregar com a miio só que seria bastante mais caro assim acabei por ir carregar ao Lidl de Elvas com o cartão da Prio, mais barato mas mais lento
No regresso carreguei no mesmo sitio.
Qual é esse cartão da VW? Eu tenho um(VW/Iberdrola) mas era oferta aos donos dos 1st e só era válido por um ano/600 euros(que já acabou infelizmente)

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por jfr2006 » 13 set 2022, 09:48

Fiz 3840 kms por Espanha estas férias e nunca tive nenhum problema e carregamentos sempre sem espinhas. Zonas de carregamento sempre com 2 ou mais PCR, como deve ser.

Usei EDP Moveon, Iberdrola, Easycharger e Endesa sem nenhum problema. Além das apps, tinha cartão de todas, menos Iberdrola.

Únicas redes que não consegui usar por a app ser uma miséria: Wenea e Repsol/Ibil, mas nunca estive enrascado a ponto de depender destas.

Acho o modelo Espanhol de longe muito melhor que a "porcaria" que cá temos com preços claros e fácil de saber o valor a pagar e no momento (ainda não tinha acabado de tirar o cabo, já tinha a factura no e-mail).

Além disso promove uma verdadeira concorrência, ao ponto que se Repsol e Wenea não mudam, morrem.


Outra curiosidade: em breve vou aos states e estou a contar usar um EV por lá. Estive a ver a Electrify America e basta um cartão de crédito ou de débito. O tal sistema que não pode ser usado cá, porque as taxas são proibitivas :violin: :violin: :violin:

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por rnlcarlov » 14 set 2022, 10:49

A Repsol concordo plenamente em ser uma miséria. Quanto era IBIL acho que funcionava melhor, apesar não ser nada de especial. Agora a Wenea até funciona bem.
Mas pronto, na minha experiência a Endesa é que é uma caca, não propriamente a app, mas ter postos em condições.

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por Arad79 » 14 set 2022, 11:31

Seria tudo tão mais fácil se cada posto tivesse o preço claramente definido para todos e fosse possível pagar com cartão de débito, num TPA, como em qualquer bomba de gasolina...

Quero lá eu saber quem é o OPC ou ter trabalho a escolher o CEME que naquele posto e momento é o mais vantajoso.

Organizem-se, senhores...

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por pbaptista » 14 set 2022, 13:49

Nerusonu Escreveu:
13 set 2022, 00:48

Qual é esse cartão da VW? Eu tenho um(VW/Iberdrola) mas era oferta aos donos dos 1st e só era válido por um ano/600 euros(que já acabou infelizmente)
We charge:

https://www.volkswagen-newsroom.com/en/ ... oints-6237
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por rimsilva » 14 set 2022, 15:01

pbaptista Escreveu:
12 set 2022, 19:45
Fiz a minha primeira viagem a Espanha e no aspecto de carregar não correu muito bem.
Analisei os locais onde ia passar e tendo em conta o modelo espanhol de cada um tem a sua rede tive que instalar 4 apps para carregar em Espanha, (parece-me que o nosso modelo é nesse aspecto melhor e já agora mais barato).
Esclarecendo um pouco (e para desmistificar) essa tendência para falar em "modelos" o facto de em Espanha os carregamentos não terem uma plataforma comum não é um modelo, não é defeito, mas sim feitio.

Em Espanha, ao contrário de portugal, existe um mercado completamente livre (como muita gente gsta de comparar, será basicamente o mesmo que existe com as estações de serviço dos ICE) e que respeita a legislação europeia.

Talvez fruto de uma excessiva liberdade, não houve o cuidado de garantir algumas "boas praticas básicas", nós pelo contrario é a intervenção exagerada do costume, para a protecção dos lobbies habituais.

De qualquer forma isso não impede que alguns utilizadores de VEs possam percorrer o pais todo com apenas 1 aplicação ou que cada vez mais comecem a surgir eMSP que façam com que a rede em ESpanha passe a ser "única" e assim acabar com o mito do que só o nosso "modelo" é que permite a rede única.

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por Nerusonu » 14 set 2022, 21:44

pbaptista Escreveu:
14 set 2022, 13:49
Nerusonu Escreveu:
13 set 2022, 00:48

Qual é esse cartão da VW? Eu tenho um(VW/Iberdrola) mas era oferta aos donos dos 1st e só era válido por um ano/600 euros(que já acabou infelizmente)
We charge:

https://www.volkswagen-newsroom.com/en/ ... oints-6237
Esse cartão só deram aos 1st(e eu como comprei com 6 meses não tive direito). O cartão sem ser às riscas ainda não dão a ninguém pois o we charge não está activo em PT.

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por pbaptista » 15 set 2022, 12:19

Nerusonu Escreveu:
14 set 2022, 21:44
Esse cartão só deram aos 1st(e eu como comprei com 6 meses não tive direito). O cartão sem ser às riscas ainda não dão a ninguém pois o we charge não está activo em PT.
A mim deram, fui ao site do we charge e pedi.
Já me lembrei porque pedi o cartão, era para quando fosse para fora de Portugal :D :D Estou a ficar velho... :(
Sim, o We Charge ainda não está disponivel em Portugal mas podia ter carregado na IONITY de Mérida, a 0,55€/kWh.
E até em postos de outras redes espanholas, inclusive em Guadalupe..... :oops: O preço não era simpatico mas desenrascava. Enfim, o melhor mesmo era chegar com um cartão de debito ou credito e pagar.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Responder

Voltar para “Id3”