Página 70 de 73

Re: ID 3

Enviado: 15 set 2021, 20:41
por Arad79
Esse é para carregar em PCR sempre que possível até perder 30% e trocar em garantia.

Re: ID 3

Enviado: 15 set 2021, 21:59
por cfvp
pemifer Escreveu:
15 set 2021, 19:35
É que ainda recentemente li uma noticia dum Kia e-Niro com 2 anos, 101000km e 0% de degradação.
https://www.stuff.co.nz/motoring/evs/12 ... APB4Z_aKqE
Como é que esse SOH é calculado? É muito estranho um carro com esses kms e idade não ter nenhuma degradação. Até os Teslas têm alguma degradação...

Re: ID 3

Enviado: 16 set 2021, 02:29
por Nerusonu
Vendo o vídeo está cheio de "achismos" por parte do YT, aliás é comum nos vídeos dele sobre todos os VE esses "achismos".
Eu percebo pouco disto(bem menos que vocês) mas tenho ideia que a degradação não se mede pela distância percorrida com um ano de intervalo, sendo que ele assume que há um ano andou mais devagar na AE por haver obras, nem com cargas rápidas, pelo menos leio sempre aqui algo sobre o "teste da tomada" como sendo fiável.

Re: ID 3

Enviado: 16 set 2021, 09:38
por Nonnus
Isto dos achismos é muito comum quando não sabemos ao que se deve.

Ainda alguns dias atrás falávamos que os carregamentos rápidos não provocavam degradação e até era recomendado de x em x tempo. Hoje já estamos aqui com um discurso totalmente diferente e que é a possível causa da degradação. Se num carro sem arrefecimento de baterias (Leaf de 30) e sem rapidgate (acima dos 80% ainda carrega na casa dos 40 e muitos), que foi uber, tem mais de 1000 carregamentos rápidos é dado como exemplo que os carregamentos rápidos não estraga as baterias mais que o normal, porque temos outro exemplo de um carro com a mesma degradação com 0 carregamentos rápidos.

Neste caso estamos a falar de um carro com arrefecimento das baterias, com controlo de carga consoante o SOC e a temperatura, com células que a partida são melhores que as do Leaf de 30, no entanto usa-se o achismo que provavelmente é dos carregamentos rápidos para justificar uma degradação que por si só também é um achismo. :think:

Re: ID 3

Enviado: 16 set 2021, 11:33
por pemifer
Tenho uma novidade acerca do video, que pelos vistos, ninguem viu!
É uma coisa muito facebookeana comentar com base em titulos, sem ver o conteudo.
Untitled1.jpg
Agora que já passamos o "achismo" de que a degradação não é real, podemos fazer comentários apropriados.

Re: ID 3

Enviado: 16 set 2021, 11:37
por pemifer
cfvp Escreveu:
15 set 2021, 21:59
pemifer Escreveu:
15 set 2021, 19:35
É que ainda recentemente li uma noticia dum Kia e-Niro com 2 anos, 101000km e 0% de degradação.
https://www.stuff.co.nz/motoring/evs/12 ... APB4Z_aKqE
Como é que esse SOH é calculado? É muito estranho um carro com esses kms e idade não ter nenhuma degradação. Até os Teslas têm alguma degradação...
Realmente é estranho mas no meu acontece o mesmo, tem 3 anos, 53000km e 0% de degradação.
Numa das viagens que fiz deu para fazer cálculos e o meu tem mesmo os 64kWh disponiveis.
É veres aqui, no fim do relato da viagem.
viewtopic.php?f=63&t=8300&start=70#p143054

Re: ID 3

Enviado: 16 set 2021, 13:32
por cfvp
pemifer Escreveu:
16 set 2021, 11:37
Realmente é estranho mas no meu acontece o mesmo, tem 3 anos, 53000km e 0% de degradação.
Numa das viagens que fiz deu para fazer cálculos e o meu tem mesmo os 64kWh disponiveis.
É veres aqui, no fim do relato da viagem.
viewtopic.php?f=63&t=8300&hilit=VUVU&start=70#p143054
Certo. A única explicação que encontro é que tem algum buffer e está a usar o buffer neste momento.

Re: ID 3

Enviado: 16 set 2021, 13:45
por BrunoAlves
Tem seguramente, por isso é que consegue regenerar totalmente a 100%SOC ;)
Mas degradando pelo buffer quereria dizer também que se perderia essa capacidade de regeneração, o que também não parece acontecer. Só se houver um buffer em cima do buffer :mrgreen:

Já no ioniq se dizia que além dos 28kWh utilizáveis existiriam mais uns 5kWh (falava-se em 33). Mas não sei ao certo

Re: ID 3

Enviado: 16 set 2021, 14:55
por cfvp
BrunoAlves Escreveu:
16 set 2021, 13:45
Tem seguramente, por isso é que consegue regenerar totalmente a 100%SOC ;)
Mas degradando pelo buffer quereria dizer também que se perderia essa capacidade de regeneração, o que também não parece acontecer. Só se houver um buffer em cima do buffer :mrgreen:

Já no ioniq se dizia que além dos 28kWh utilizáveis existiriam mais uns 5kWh (falava-se em 33). Mas não sei ao certo
Sim pode ter um buffer por cima do buffer. :mrgreen: No entanto, também pode ter um buffer por baixo, ou seja, quando chega a 0, não é mesmo 0, como no Leaf, só que ao contrário do Leaf, não anda mais depois do 0.

Edit: Segundo o ev-database tem 67.5 kWh de capacidade total.

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Enviado: 27 set 2021, 23:59
por alexmol
Os vídeos de pessoal a fazer o Nurburing às vezes são chatos, mas o Kyle faz um bom trabalho e consegue tornar uma volta com o ID3 em entretenimento :D

https://youtu.be/LRXQiOZOAM0