ID 3

Fórum de discussão sobre o VW ID3.
Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: ID 3

Mensagem por Arad79 » 15 set 2021, 20:41

Esse é para carregar em PCR sempre que possível até perder 30% e trocar em garantia.

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: ID 3

Mensagem por cfvp » 15 set 2021, 21:59

pemifer Escreveu:
15 set 2021, 19:35
É que ainda recentemente li uma noticia dum Kia e-Niro com 2 anos, 101000km e 0% de degradação.
https://www.stuff.co.nz/motoring/evs/12 ... APB4Z_aKqE
Como é que esse SOH é calculado? É muito estranho um carro com esses kms e idade não ter nenhuma degradação. Até os Teslas têm alguma degradação...
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: ID 3

Mensagem por Nerusonu » 16 set 2021, 02:29

Vendo o vídeo está cheio de "achismos" por parte do YT, aliás é comum nos vídeos dele sobre todos os VE esses "achismos".
Eu percebo pouco disto(bem menos que vocês) mas tenho ideia que a degradação não se mede pela distância percorrida com um ano de intervalo, sendo que ele assume que há um ano andou mais devagar na AE por haver obras, nem com cargas rápidas, pelo menos leio sempre aqui algo sobre o "teste da tomada" como sendo fiável.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: ID 3

Mensagem por Nonnus » 16 set 2021, 09:38

Isto dos achismos é muito comum quando não sabemos ao que se deve.

Ainda alguns dias atrás falávamos que os carregamentos rápidos não provocavam degradação e até era recomendado de x em x tempo. Hoje já estamos aqui com um discurso totalmente diferente e que é a possível causa da degradação. Se num carro sem arrefecimento de baterias (Leaf de 30) e sem rapidgate (acima dos 80% ainda carrega na casa dos 40 e muitos), que foi uber, tem mais de 1000 carregamentos rápidos é dado como exemplo que os carregamentos rápidos não estraga as baterias mais que o normal, porque temos outro exemplo de um carro com a mesma degradação com 0 carregamentos rápidos.

Neste caso estamos a falar de um carro com arrefecimento das baterias, com controlo de carga consoante o SOC e a temperatura, com células que a partida são melhores que as do Leaf de 30, no entanto usa-se o achismo que provavelmente é dos carregamentos rápidos para justificar uma degradação que por si só também é um achismo. :think:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: ID 3

Mensagem por pemifer » 16 set 2021, 11:33

Tenho uma novidade acerca do video, que pelos vistos, ninguem viu!
É uma coisa muito facebookeana comentar com base em titulos, sem ver o conteudo.
Untitled1.jpg
Agora que já passamos o "achismo" de que a degradação não é real, podemos fazer comentários apropriados.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: ID 3

Mensagem por pemifer » 16 set 2021, 11:37

cfvp Escreveu:
15 set 2021, 21:59
pemifer Escreveu:
15 set 2021, 19:35
É que ainda recentemente li uma noticia dum Kia e-Niro com 2 anos, 101000km e 0% de degradação.
https://www.stuff.co.nz/motoring/evs/12 ... APB4Z_aKqE
Como é que esse SOH é calculado? É muito estranho um carro com esses kms e idade não ter nenhuma degradação. Até os Teslas têm alguma degradação...
Realmente é estranho mas no meu acontece o mesmo, tem 3 anos, 53000km e 0% de degradação.
Numa das viagens que fiz deu para fazer cálculos e o meu tem mesmo os 64kWh disponiveis.
É veres aqui, no fim do relato da viagem.
viewtopic.php?f=63&t=8300&start=70#p143054
Última edição por pemifer em 21 set 2021, 14:07, editado 1 vez no total.

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: ID 3

Mensagem por cfvp » 16 set 2021, 13:32

pemifer Escreveu:
16 set 2021, 11:37
Realmente é estranho mas no meu acontece o mesmo, tem 3 anos, 53000km e 0% de degradação.
Numa das viagens que fiz deu para fazer cálculos e o meu tem mesmo os 64kWh disponiveis.
É veres aqui, no fim do relato da viagem.
viewtopic.php?f=63&t=8300&hilit=VUVU&start=70#p143054
Certo. A única explicação que encontro é que tem algum buffer e está a usar o buffer neste momento.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: ID 3

Mensagem por BrunoAlves » 16 set 2021, 13:45

Tem seguramente, por isso é que consegue regenerar totalmente a 100%SOC ;)
Mas degradando pelo buffer quereria dizer também que se perderia essa capacidade de regeneração, o que também não parece acontecer. Só se houver um buffer em cima do buffer :mrgreen:

Já no ioniq se dizia que além dos 28kWh utilizáveis existiriam mais uns 5kWh (falava-se em 33). Mas não sei ao certo
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: ID 3

Mensagem por cfvp » 16 set 2021, 14:55

BrunoAlves Escreveu:
16 set 2021, 13:45
Tem seguramente, por isso é que consegue regenerar totalmente a 100%SOC ;)
Mas degradando pelo buffer quereria dizer também que se perderia essa capacidade de regeneração, o que também não parece acontecer. Só se houver um buffer em cima do buffer :mrgreen:

Já no ioniq se dizia que além dos 28kWh utilizáveis existiriam mais uns 5kWh (falava-se em 33). Mas não sei ao certo
Sim pode ter um buffer por cima do buffer. :mrgreen: No entanto, também pode ter um buffer por baixo, ou seja, quando chega a 0, não é mesmo 0, como no Leaf, só que ao contrário do Leaf, não anda mais depois do 0.

Edit: Segundo o ev-database tem 67.5 kWh de capacidade total.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por alexmol » 27 set 2021, 23:59

Os vídeos de pessoal a fazer o Nurburing às vezes são chatos, mas o Kyle faz um bom trabalho e consegue tornar uma volta com o ID3 em entretenimento :D

https://youtu.be/LRXQiOZOAM0

Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Id3”