rimsilva Escreveu: ↑30 nov 2022, 18:11
O aqui problema é que há muita confusão de conceitos (logo alguma desinformação), o que aliado ao detalhe das parcelas, gera mal entendidos.
Vejamos uma coisa, o IVA não é uma taxa, mas sim um imposto (de 23% e que está praticamente presente em tudo o que compramos!), assim como o IEC.
O OPC não é uma taxa, mas sim um serviço de carregamento (sem posto não há energia na bateria!)
Assim sendo a unica taxa nessas parcelas é a TAR.
Conclusão, a causa para este custo exorbitante foi sem sombra de dúvida a escolha errada do CEME, infelizmente não é um caso isolado, até o diretor da turbo fez o mesmo e o resultado foi má "publicidade" para a ME. Este é o resultado da "maravilha" de modelo que quiseram implementar em Portugal, que apanha desprevenidos, os utilizadores menos experientes ou mais distraidos
Com outros CEMEs, em vez de 0,55€/kWh poderia ter pago facilmente menos 0,35€, ou seja, em vez de 0,7€ pagava METADE do valor por kWh! (o que para um carregamento rápido, nem está nada mau), mesmo com taxas e taxinhas (que também não concordo) e IVA a 23%.
Bem rimsilva, parece-me mais uma discussão de semântica que outra coisa e desconhecimento da definição de "taxa".
Quando disse taxas e taxinhas foi de forma geral e sei muito bem que o IVA é um imposto, lido com ele todos os dias infelizmente, daí ter colocado os valores finais com IVA pois é o que consumidor final paga.
Quanto ao OPC eu posso dizer que é uma taxa de serviço de carregamento. Da mesma forma que cobro taxa de deslocação ou taxa de combustível. Não deixa de ser um custo adicional ao preço da energia independentemente do que se lhe chame.
"Taxa" tanto pode ser a prestação que se exige pela utilização de um serviço público, quantias cobradas por certos serviços ou tarifa. Os impostos ou tributos não deixam ser, também, uma taxa cobrada.
Em relação aos CEME's apenas tenho "cartão" de dois pois raramente carrego na rede publica e não duvido que andando à procura se consiga preços mais baratos do que foi pago. Mas isso exige pesquisa e planeamento antecipado ao carregamento, coisa a que nenhum utilizador de ICE's está habituado a fazer, dando azo às situações que referiste que, obviamente, gera e vai continuar a gerar má publicidade para a ME e os carregamentos públicos no actual modelo. No fundo não foi "distração" pois já sabia que era assim
Acho que o que importa reter, mais do que particularidades de definições de termos, é que o carregamento publico é um modelo totalmente diferente do que a maioria da população está habituada nos postos de combustível tradicionais.
Isto pode e vai continuar a levar a estes preços elevados, pois nem toda a gente está disposta (ou tem tempo) de, no dia ou na hora do carregamento, pesquisar qual o CEME mais barato (e se tiver o respectivo cartão ou serviço!).