DB de um ID3 Tour (77kWh)

Fórum de discussão sobre o VW ID3.
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por rnlcarlov » 15 set 2022, 16:04

Em Mérida também há um posto de 150kW da Iberdrola, a 0,36-0,38€/kWh para quem quiser um pack de 40/80kWh. Fica o aviso à navegação para quem for por essas bandas e quiser um PCUR. Não o experimentei (usei as borlas o mais que pude).

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por Nerusonu » 15 set 2022, 20:25

pbaptista Escreveu:
15 set 2022, 12:19
Nerusonu Escreveu:
14 set 2022, 21:44
Esse cartão só deram aos 1st(e eu como comprei com 6 meses não tive direito). O cartão sem ser às riscas ainda não dão a ninguém pois o we charge não está activo em PT.
A mim deram, fui ao site do we charge e pedi.
Já me lembrei porque pedi o cartão, era para quando fosse para fora de Portugal :D :D Estou a ficar velho... :(
Sim, o We Charge ainda não está disponivel em Portugal mas podia ter carregado na IONITY de Mérida, a 0,55€/kWh.
E até em postos de outras redes espanholas, inclusive em Guadalupe..... :oops: O preço não era simpatico mas desenrascava. Enfim, o melhor mesmo era chegar com um cartão de debito ou credito e pagar.
Não tive essa sorte. Já nem vejo o site do we charge em PT

jafsalves
Mensagens: 4
Registado: 16 dez 2021, 20:43
Data de fabrico: 01 jan 2022
Capacidade bateria: 82 Ah

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por jafsalves » 05 out 2022, 05:43

Boas pessoal. Irei fazer 1 viagem a Madrid com 1 Skoda Enyaq 80 (julgo que bateria igual ao ID3 77Kw). Gostaria de saber se alguém já o fez e tem algum plano de viagem (ida e volta) fazendo um aproveitamento de postos de carregamento gratuitos, de preferência se forem PCR. Na zona de Madrid se souberem dum local para poder deixar o carro durante 15 dias e com carregamento, também agradecia. Obrigado.

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por Nerusonu » 05 out 2022, 11:03

jafsalves Escreveu:
05 out 2022, 05:43
Boas pessoal. Irei fazer 1 viagem a Madrid com 1 Skoda Enyaq 80 (julgo que bateria igual ao ID3 77Kw). Gostaria de saber se alguém já o fez e tem algum plano de viagem (ida e volta) fazendo um aproveitamento de postos de carregamento gratuitos, de preferência se forem PCR. Na zona de Madrid se souberem dum local para poder deixar o carro durante 15 dias e com carregamento, também agradecia. Obrigado.
Aqui neste grupo temos um user que já fez mais que uma vez a viagem até Madrid no ID3:
https://www.facebook.com/groups/id3portugal/?ref=share

O membro Nelson Nunes, põe um post por lá a pedir dicas.

Tens também o Marcus no YouTube que fez ida e volta a Madrid no mesmo dia(com o de 58):
https://youtu.be/fHOZeaevn1w

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por rnlcarlov » 05 out 2022, 17:18

jafsalves Escreveu:
05 out 2022, 05:43
Boas pessoal. Irei fazer 1 viagem a Madrid com 1 Skoda Enyaq 80 (julgo que bateria igual ao ID3 77Kw). Gostaria de saber se alguém já o fez e tem algum plano de viagem (ida e volta) fazendo um aproveitamento de postos de carregamento gratuitos, de preferência se forem PCR. Na zona de Madrid se souberem dum local para poder deixar o carro durante 15 dias e com carregamento, também agradecia. Obrigado.
Postos gratuitos rápidos tens na Extremadura, regiões de Badajoz e Mérida. O posto gratuito em caminho mais perto dos limites da região é em San Pedro de Mérida. Em Madrid é mais complicado PCR grátis. Não sei se existe algum. Mas existem PCNs grátis em algumas superfícies comerciais, como os postos do Mercadona ou IKEA. Mas não são lugares onde se possa deixar o carro muito tempo.

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por pbaptista » 23 jan 2023, 21:05

Ao fim de algumas viagens Caldas da Rainha/Sevilha/Caldas da Rainha já tenho algumas experiências para partilhar.

No sentido Caldas da Rainha/Sevilha, há duas opções, parar em Zafra ou em Villafranca de los Barros, ambos têm PCR a 50kWh (até ver gratuitos via app Wenea).
Preferencialmente Zafra é melhor, há vários restaurantes para almoçar ou jantar enquanto o carro carrega.
Além disso, em Zafra também há um PCUR de 150 kWh, caso haja alguma urgência.
Parto das Caldas com 90 a 95%, vou por AE até Santarém, depois sempre por EN até Elvas, onde entro na AE até Badajoz, depois EN até Zafra. 30 minutos a carregar seriam suficientes mas demoro sempre mais tempo porque aproveito para almoçar ou jantar, assim parto para Sevilha com 80%, costumo ir a 130 até Sevilha, onde chego entre os 40% e os 35%.
Depois a minha mulher leva o carro para a empresa onde carrega gratuitamente.

No regresso, arranco a 80% de Sevilha e paro em Jerez de los Caballeros, tem um PCR (50kWh), também gratuito com a app Wenea.
Demoro 40 minutos a carregar até aos 80% e parto para as Caldas da Rainha, sempre por EN até Santarém onde entro na AE até Caldas da Rainha, sendo este o único custo (4,20€) entre Sevilha e Caldas da Rainha.

Demoro 6 horas a fazer a viagem, dos quais 40 minutos são a carregar. Num carro a combustão demoraria cerca de 5 horas.

A paragem em Jerez de los Caballeros tem um senão, o PCR fica na periferia da vila, junto à estação de autocarros, há um café que só está aberto até ao almoço, não há restaurantes perto, nem WC quando o café está fechado. Para não perder mais tempo tenho levado umas sandes e afins.
Apesar dos inconvenientes referidos a paragem em Jerez de los Caballeros é a única que me permite fazer o percurso até casa sem mais paragens para carregar.

Em relação a custos, a viagem Caldas/Sevilha fica por 10€ de eletricidade (carregar em casa) mais 4,2€ de portagens, o regresso é só por 4,2€, as portagens entre Santarém e Caldas da Rainha, os espanhóis são simpáticos e oferecem-me a eletricidade. :D

Apesar de fazer mais carregamentos em PCR não notei diferença na degradação da bateria mas é um tema para desenvolver quando fizer os 2 anos, dia 12 de Fevereiro. :)
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por BrunoAlves » 24 jan 2023, 11:22

pbaptista Escreveu:
23 jan 2023, 21:05
Demoro 6 horas a fazer a viagem, dos quais 40 minutos são a carregar. Num carro a combustão demoraria cerca de 5 horas.
Essas 5 horas a combustão não incluíam tempo de paragem para comer, ou seja eram sempre "segue segue segue", certo? Obviamente que não estou a tentar "desculpar" que é mais rápido a combustão, mas eu (mesmo a combustão) já não consigo fazer esses "penaltis" a conduzir tanto tempo seguido. Fiz recentemente uma viagem semelhante no fumarolas do trabalho (são mais 100km para mim) e parei 2x para xixi e esticar as pernas, mais 1x para comer. A velhice dá cabo da malta :mrgreen:

De resto, custa-me é a perceber como é que carregas em Espanha e ainda por cima de borla... Sem cartão único? Diz que lá nada funciona... Como é que é possível :doh:
(desculpa, não resisti :mrgreen: )
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por pbaptista » 24 jan 2023, 12:26

BrunoAlves Escreveu:
24 jan 2023, 11:22
pbaptista Escreveu:
23 jan 2023, 21:05
Demoro 6 horas a fazer a viagem, dos quais 40 minutos são a carregar. Num carro a combustão demoraria cerca de 5 horas.
Essas 5 horas a combustão não incluíam tempo de paragem para comer, ou seja eram sempre "segue segue segue", certo? Obviamente que não estou a tentar "desculpar" que é mais rápido a combustão, mas eu (mesmo a combustão) já não consigo fazer esses "penaltis" a conduzir tanto tempo seguido. Fiz recentemente uma viagem semelhante no fumarolas do trabalho (são mais 100km para mim) e parei 2x para xixi e esticar as pernas, mais 1x para comer. A velhice dá cabo da malta :mrgreen:
As 5 horas consideram uma paragem de 10/15 minutos para beber um café ou ir ao WC. É tudo AE (500 km), a combustão faço facilmente a 130/135 kmh.
BrunoAlves Escreveu:
24 jan 2023, 11:22
De resto, custa-me é a perceber como é que carregas em Espanha e ainda por cima de borla... Sem cartão único? Diz que lá nada funciona... Como é que é possível :doh:
(desculpa, não resisti :mrgreen: )
:lol: :lol:
Sim, tirando a parte de ainda conseguir em alguns locais carregar de borla, prefiro o modelo português.
Vai havendo borlas porque não há muitos VE na região, hibridos já vi a carregar mas VE nunca apanhei nenhum, sempre que cheguei aos PC estavam disponíveis.
Já cheguei a perder 15/20 min para conseguir desbloquear o posto de carregamento, a maior parte das vezes, só ao fim da 2ª ou 3ª tentativa é que consigo desbloquear o posto. E não te podes esquecer de ter dados no telemóvel.
Mas o ideal era ter um leitor de cartões de crédito/débito e um preço, como é nos combustíveis.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por pbaptista » 24 jan 2023, 12:33

BrunoAlves Escreveu:
24 jan 2023, 11:22
De resto, custa-me é a perceber como é que carregas em Espanha e ainda por cima de borla... Sem cartão único? Diz que lá nada funciona... Como é que é possível :doh:
(desculpa, não resisti :mrgreen: )
Não vejo nenhuma vantagem no modelo espanhol, mas talvez me esteja a escapar algo, queres esclarecer?
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por BrunoAlves » 24 jan 2023, 12:42

É uma discussão muito antiga :mrgreen:
A única vantagem do modelo nacional é a centralização da *informação*. Teres um mapa de postos nacional que te ajuda a encontrar os postos sem teres de andar a saltar de app em app. Em tudo o resto prefiro o modelo "do resto do mundo" (não o modelo espanhol, é o de-todo-o-mundo-menos-Portugal) ;-)
Com o AFIR o modelo-do-resto-do-mundo também vai passar a ter obrigatoriamente informação centralizada, por isso até essa vantagem se vai esbater.
pbaptista Escreveu:
24 jan 2023, 12:26
Mas o ideal era ter um leitor de cartões de crédito/débito e um preço, como é nos combustíveis.
Preço final tem toda a gente do modelo-do-resto-do-mundo. Leitor de cartões também já começam a pipocar em alguns países, na redação actual (que deve ser a final) também será obrigatório.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Id3”