Peugeot e-208 carregando na ionity
- BrunoAlves
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Re: Peugeot e-208 carregando na ionity
10, 15%, meninos
Com o ioniq cheguei a parar no PCR com 2%, e o carro desliga-se aos 0% sem buffer
Com o ioniq cheguei a parar no PCR com 2%, e o carro desliga-se aos 0% sem buffer
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- frankesousa
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Re: Peugeot e-208 carregando na ionity
jfr2006 Escreveu: ↑07 fev 2020, 13:2647,5kWhfrankesousa Escreveu: ↑07 fev 2020, 13:19... (não de 50kWh, mas sim dos utilizáveis 45kWh ou nem isso) ...
Logo, daria 26kWh, o que daria uns 160km para aí...
Mas num carro com 47,5kWh de bateria, creio que o aviso de bateria fraca será lá para os 10%, de modo que seria melhor considerar 10 a 70%, dando um range de 60%, logo 28,5kWh
OK, estou de acordo que um utilizador "normal" poderá ir até aí sem grandes problemas, 10-70%.
Ora, de acordo com os testes que vemos o carro consome facilmente uns 21kWh/100km em AE o que gasta os 28.5kWh em "apenas" 130km
(NOTA: para não haver grandes duvidas eu próprio já testei o e-208 e com condução normal, em que o leaf faria 16kWh/100km o e-208 consumiu 20kWh/100km! A autonomia anunciada a 100% pelo carro eram 200 e poucos km, como se vê nos vídeos que circulam por aí)
Para fazer os 160km que dizes tinha de consumir só 17kWh/100km o que em AE é pouco.
(Ainda nem estamos a considerar as perdas por aquecimento da bateria e assim, se não ainda piora!)
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
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Re: Peugeot e-208 carregando na ionity
Fogo pá, estás a assustar-me. Então será possível? Então daqui a pouco, com um bocadinho de vento de frente nem 100 km faz. Ai assim não.
- Nonnus
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Re: Peugeot e-208 carregando na ionity
Já que é para ser pessimista põe-lhe também umas subidas (como as da zona de Fátima) e temperaturas de -1º nem chegas a sair de casa.
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- migle
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Re: Peugeot e-208 carregando na ionity
Depois, o que vai determinar o tamanho dos troços é a disponibilidade de postos...
Se forem de 80 em 80km, provavelmente o utilizador não arrisca saltar um.
Se não forem HPC, não será diferente dos carros actuais.
Vamos continuar a ter uma diferença substancial para o segmento Premium.
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- frankesousa
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Re: Peugeot e-208 carregando na ionity
Não quero de todo assustar ninguém, mas quero muito que quem compra qualquer VE faça uma escolha consciente, se é para ter surpresas que sejam positivas
Atenção que estamos para aqui a falar de apenas 70% para ser o mais rápido possível.
Carregando até aos 90% ou assim já permite fazer bem mais km, mas como a carga de 70 a 90 é demorada pode ser mais rápido parar mais vezes.
Claro que paras para almoçar ou assim e podes perfeitamente aproveitar para encher a bateria, e isso é difícil de calcular assim.
As conversas aqui serão mais sobre um possível "desafio dos 1000km" e numa viagem assim e com uma rede de carregamento boa certamente o mais rápido é mesmo fazer 5-70% e seguir.
Atenção que estamos para aqui a falar de apenas 70% para ser o mais rápido possível.
Carregando até aos 90% ou assim já permite fazer bem mais km, mas como a carga de 70 a 90 é demorada pode ser mais rápido parar mais vezes.
Claro que paras para almoçar ou assim e podes perfeitamente aproveitar para encher a bateria, e isso é difícil de calcular assim.
As conversas aqui serão mais sobre um possível "desafio dos 1000km" e numa viagem assim e com uma rede de carregamento boa certamente o mais rápido é mesmo fazer 5-70% e seguir.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
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10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
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- migle
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Re: Peugeot e-208 carregando na ionity
Outra coisa que se observa nesge último gráfico, é que após entrar nos 125A, os patamares são os mesmos para o 208 em 50kW ou em 100kW.
Acho eu, que isso nos diz que não é por temperatura demasiado alta que a velocidade de carregamento abrandou. Esta é mesmo a curva dele. Caso contrário, o de 50kW poderia ter-se mantido mais tempo nos 125A porque não teria aquecido tanto. Isto também quer dizer que não há razão para esperar melhor do que o que se vê neste vídeo.
De qualquer modo, essa questão põe-se mais num segundo carregamento. Como a bateria é refrigerada a água, podemos partir do princípio que não vai ser por aí.
Se é suficiente para uma família pequena fazer viagens? Claro que é! Se não for um rally, se uma família for fazer 1000km para atravessar Espanha, vai precisar de muito mais tempo de paragem do que o que precisa para carregar. Tem de comer, tem de comprar água, comprar sumos... Viagens longas requerem muito mais paragens do que viagens de 300km. E a rede de 50kW vai continuar a ser a realidade.
A concorrência a este carro é o Kauai nos 38 mil € que é um bocado mais.
Só temos de moderar um bocado algum excesso de entusiasmo quando se anuncia um novo modelo, que parece que vai tornar todos os outros obsoletos.
É bom ver que existe uma evolução, mas não é dramática se compararmos com os carros que já carregavam rápido.
Acho eu, que isso nos diz que não é por temperatura demasiado alta que a velocidade de carregamento abrandou. Esta é mesmo a curva dele. Caso contrário, o de 50kW poderia ter-se mantido mais tempo nos 125A porque não teria aquecido tanto. Isto também quer dizer que não há razão para esperar melhor do que o que se vê neste vídeo.
De qualquer modo, essa questão põe-se mais num segundo carregamento. Como a bateria é refrigerada a água, podemos partir do princípio que não vai ser por aí.
Se é suficiente para uma família pequena fazer viagens? Claro que é! Se não for um rally, se uma família for fazer 1000km para atravessar Espanha, vai precisar de muito mais tempo de paragem do que o que precisa para carregar. Tem de comer, tem de comprar água, comprar sumos... Viagens longas requerem muito mais paragens do que viagens de 300km. E a rede de 50kW vai continuar a ser a realidade.
A concorrência a este carro é o Kauai nos 38 mil € que é um bocado mais.
Só temos de moderar um bocado algum excesso de entusiasmo quando se anuncia um novo modelo, que parece que vai tornar todos os outros obsoletos.
É bom ver que existe uma evolução, mas não é dramática se compararmos com os carros que já carregavam rápido.
- migle
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Re: Peugeot e-208 carregando na ionity
Para um Uber, a trabalhar entre a cidade e o aeroporto, num percurso onde uns 20km não têm limite de velocidade, e com umas 3 ou 4 redes de HPC diferentes, 6 stalls em cada sitio no caminho, também dá perfeitamente.
Como sabe os kms que tem de fazer antes de ir apanhar o cliente, muitas vezes, pode bastar carregar até 46%.
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Re: Peugeot e-208 carregando na ionity
Não todos, só o leaf . Acho que ninguém consideraria o kauai obsoleto. Apenas um cado caro. Se bem que, parece-me que já esteve bem mais caro. Não era 43 ou algo assim? O leaf, se continuar a descer de preço, também poderá voltar a oferecer alguma concorrência.
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Re: Peugeot e-208 carregando na ionity
Para o gráfico que o frankesousa apresentou (o corretor queria por Frankenstein, o que vale é que estou sempre atento ) é possível ter uma ideia dos tempos? Ou seja, se eu fosse o Bruno e chegasse com 2% , quanto tempo demoraria a conseguir os 70%? E depois os 80%? Acho que quem fez o gráfico podia ter incluído essa info. Para leigos, ajudava muito mais que a velocidade de carregamento em KW