Peugeot e-208

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Peugeot
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Peugeot e-208

Mensagem por BrunoAlves » 31 mai 2020, 01:17

O novo ioniq, infelizmente, não é exemplo para ninguém :(
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Peugeot e-208

Mensagem por frankesousa » 31 mai 2020, 13:41

Nos nossos PCR de 125A a história conta-se de uma forma bem diferente.

O e-208 começa a "cortar" na potência de carga logo aos 67%, momento em que baixa para os 100A. Mesmo assim são 43kW devido a tensão elevada do pack.
A 63%, pouco mais de "meia carga" já baixou para os 27kW!

O Leaf 30 a chegar aos 80% ainda está nos 47kW e o ioniq "velho" nem se fala.

Isto para dizer que em Portugal com PCR de 50kW 125A o ioniq "velho" ainda é provavelmente o mais rápido a fazer um Porto-Algarve.

Uma carga 10-63% no e-207 são apenas 23kW o que nem para 100km dá a velocidade de 120km/h em autoestrada!

Não fosse a falta de arrefecimento e o Leaf 30 era uma máquina de viagens 🤣🤣🤣
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Peugeot e-208

Mensagem por Nonnus » 01 jun 2020, 15:17

frankesousa Escreveu:
31 mai 2020, 13:41
Não fosse a falta de arrefecimento e o Leaf 30 era uma máquina de viagens 🤣🤣🤣
Se calhar por isso pagamos o preço da degradação. A verdade nunca vi o meu carro a chegar ao vermelho, da ultima vez que fiz três carregamentos rápidos no mesmo dia, faltava uma barra para entrar no vermelho e acima dos 80% ainda continuava a carregar a 43kW.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Peugeot e-208

Mensagem por migle » 02 jun 2020, 23:22

Uma corrida!

Óptimo desempenho do e-208, conseguiu chegar ao mesmo tempo que o IONIQ clássico.

Em parte porque estavam a carregar apenas nos poucos postos da ionity, muito espaçados, deixando o ioniq carregar até 94% apesar dele cortar bastante aos 80% (são uns longos 10 minutos dos 80 aos 94%). Provavelmente teria sido melhor estratégia parar também em postos de 50kW onde os mesmos 10 minutos renderiam muito mais energia. Mas pronto.... a matemática polaca não é tão avançada...

Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Peugeot e-208

Mensagem por BrunoAlves » 03 jun 2020, 08:03

Por acaso fiquei surpreendido com o resultado dessa corrida, estava a pensar que o ioniq ganharia de caras.
migle Escreveu:
02 jun 2020, 23:22
Em parte porque estavam a carregar apenas nos poucos postos da ionity, muito espaçados, deixando o ioniq carregar até 94% apesar dele cortar bastante aos 80% (são uns longos 10 minutos dos 80 aos 94%).
Bem visto. A estratégia dos carregamentos do Bjorn sempre foi algo curiosa, não necessariamente a mais eficaz para os carros em causa de cada vez...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Peugeot e-208

Mensagem por mafgod » 03 jun 2020, 09:03

migle Escreveu:
02 jun 2020, 23:22
Óptimo desempenho do e-208, conseguiu chegar ao mesmo tempo que o IONIQ clássico.
Não creio....
Para mim, quem teve um excelente desempenho foi o Ioniq, que com uma bateria bem menor e com 4 anos, consegue acompanhar o e-208.
Aquele problema do carregamento do 208 também não abona muito a favor dele.
Terá sido um erro esporádico ou um erro comun aos 208?

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Peugeot e-208

Mensagem por frankesousa » 03 jun 2020, 09:45

Num "corrida à portuguesa" ganharia o ioniq devido à maior eficiência, o que nos PCR de 50kW dava comcerteza menor tempo total de carga (e menos custo).

Mas sendo o e-208 um CI "convertido" a eléctrico e com total inexperiência nos VE, um resultado esperado.

Eu pessoalmente não gosto muito da limitação dos VE que só carregam a velocidades decentes abaixo dos 50% de bateria, obriga numa viagem maior a andar sempre no vermelho (e sem margem para desvios) para se aproveitar as potencias de carga elevadas.

De qualquer modo, parece ser um dos "melhores " citadinos eléctricos que também permitem viagens maiores sem problemas. Tivesse ele um preço ajustado ao carro que é e seria uma grande opção para qualquer pessoa.

Repararam também nos comentários sobre a condição? Parece um menino que experimenta pela 1ª vez um carro "a sério" e fica impressionado. Claro que um carro feito para ser um "carro normal" e depois com um motor eléctrico fica com boa condução, sem nenhum dos "ajustes" para ser eficiente, paga na eficiência, ganha na condução. Cada um terá as suas prioridades ;)
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Ricardo
Mensagens: 221
Registado: 14 nov 2017, 00:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Peugeot e-208

Mensagem por Ricardo » 03 jun 2020, 12:31

Eu considero que não teve um mau desempenho. Porque não?
  • Custa 30000 EUR na versão base. Quanto custava o Ioniq na altura? (Não é o original que estão a comparar?) Quanto custa ainda hoje? E hoje ainda é a mesma coisa? Ai e tal, o stand dá descontos. Se a Hyundai dá descontos, a Peugeot mais uns mesitos também os dará. Não me venham comparar com usados ou eu ponho-vos a comparar preços com uma bicicleta de 50 euros que tenho ali num barracão.
  • É muito muito mas muito mais giro. Pelo menos nas fotos e vídeos. Não gostei de um que vi ao vivo (gasolina), mas pode ter sido a cor. Ainda não vi mais nenhum.
  • É a versão GT. Sempre perde qualquer coisita. Sim, cada um tem as suas prioridades e é assim mesmo que deve ser. Porque havemos de mandar em casa alheia?
  • Numa corrida à Portuguesa o Peugeot perde... Bem, meus amigos, isso não é nada de que nos devamos orgulhar. Na gloriosa mãe Rússia, um Lada é um melhor carro que um Audi xpto. E? Eu não quero viver nos lamaçais da Sibéria. Quero viver na Noruega. Não deve ser segredo para ninguém que muito mais gente teria um carro eléctrico se não fosse a vergonha actual. Este sábado, será que vai haver rede?
Em conclusão, o Ioniq sempre foi considerado o não-Tesla a bater, correcto? Portanto não vejo que este resultado seja nenhuma desgraça. Vou continuar curioso para ver o tempo nos 1000 km. Custa-me estar a ser uma Maria vai com as outras mas neste caso tenho que concordar com a maioria dos Europeus. Hatchback para mim.

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Peugeot e-208

Mensagem por frankesousa » 03 jun 2020, 13:58

Para quem quiser comparar resultados temos estes dados do Bjorn

https://www.youtube.com/redirect?q=http ... 5tI8mxMMNI

O teste dos 1000km deu 12h40 o que fica um pouco abaixo do ioniq 28kWh (com 90.000km no lombo, deve estar mais soltinho :lol: ).
Ele diz que em condições iguais (nas mesmas estradas) talvez fizesse o mesmo tempo do Ioniq, o que comprova o video da "corrida".

A tabela é esta:
1000km.png
Portanto, o e-208 fica entre os "melhores dos mais baratos", sendo que os preços na Noruega dos Hyndai são estupidamente baixos! Por cá penso que o Kona por exemplo custa mais 10k€ que o e-208, portanto, por cá o e-208 é o mais barato dentro do grupo "até 12h"
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
ljbmartins
Mensagens: 47
Registado: 09 abr 2020, 20:03
Data de fabrico: 10 mar 2020

Re: Peugeot e-208

Mensagem por ljbmartins » 03 jun 2020, 17:12

Ricardo Escreveu:
03 jun 2020, 12:31
Eu considero que não teve um mau desempenho. Porque não?
  • Custa 30000 EUR na versão base. Quanto custava o Ioniq na altura? (Não é o original que estão a comparar?) Quanto custa ainda hoje? E hoje ainda é a mesma coisa? Ai e tal, o stand dá descontos. Se a Hyundai dá descontos, a Peugeot mais uns mesitos também os dará. Não me venham comparar com usados ou eu ponho-vos a comparar preços com uma bicicleta de 50 euros que tenho ali num barracão.
  • É muito muito mas muito mais giro. Pelo menos nas fotos e vídeos. Não gostei de um que vi ao vivo (gasolina), mas pode ter sido a cor. Ainda não vi mais nenhum.
  • É a versão GT. Sempre perde qualquer coisita. Sim, cada um tem as suas prioridades e é assim mesmo que deve ser. Porque havemos de mandar em casa alheia?
  • Numa corrida à Portuguesa o Peugeot perde... Bem, meus amigos, isso não é nada de que nos devamos orgulhar. Na gloriosa mãe Rússia, um Lada é um melhor carro que um Audi xpto. E? Eu não quero viver nos lamaçais da Sibéria. Quero viver na Noruega. Não deve ser segredo para ninguém que muito mais gente teria um carro eléctrico se não fosse a vergonha actual. Este sábado, será que vai haver rede?
Em conclusão, o Ioniq sempre foi considerado o não-Tesla a bater, correcto? Portanto não vejo que este resultado seja nenhuma desgraça. Vou continuar curioso para ver o tempo nos 1000 km. Custa-me estar a ser uma Maria vai com as outras mas neste caso tenho que concordar com a maioria dos Europeus. Hatchback para mim.
Quando adquiri o e-208 (active com um extra apenas para conter o preço), nunca equacionei sequer o ioniq. Além de ser demasiado grande para o que pretendia é na minha opinião um pouco "feio" e nada emotivo. Ainda estive dentro de um mas nem fiz o Test Drive. Parece carro antigo, não gostei. Pode até ser muito eficiente, mas para uma utilização "normal", sem muitas viagens longas, acho o e-208 mais adequado (mais autonomia). A minha ideia sempre foi utilizar o carro profissionalmente sem me preocupar minimamente com carregamentos e até agora tem funcionado a 100%. Viagens longas isso não é para um utilitário (VE ou não VE). Mas isso não é tudo. Por exemplo na Toyota, o Corolla e o Prius são do mesmo segmento com motorizações similares e consumos muito mais otimizados no Prius, mas a maioria dos compradores optam pelo Corolla. Porque será ? Preço é um dos fatores, mas não é o único.
Mas concordo que o preço do e-208 (para particulares) é demasiado elevado, como praticamente todos os VEs.

Agora até o meu filho está sempre a perguntar-me se pode sair com o Peugeot. Estranho não é, ainda por cima ele que tem um Civic. :mrgreen:
O meu VE é abastecido em kWh. O gajo não "pasta" minutos vá-se lá a saber porquê. :evil:

Responder

Voltar para “Peugeot”