Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

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EVUber
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por EVUber » 27 jun 2025, 13:05

civic Escreveu:
27 jun 2025, 12:50
Não sei onde foste buscar esses valores para as celulas NMC, mas não é tão linear assim:
NCM 532:
This composition (5 parts nickel, 3 parts cobalt, 2 parts manganese) is known for a good balance of energy density, power, and cycle life.
NCM 622:
With a higher nickel content than 532, NCM 622 offers increased energy density but maintains good stability.
NCM 811:
This composition has the highest nickel content, leading to the highest energy density among the three. However, it can be more challenging to stabilize and may have a shorter cycle life.
https://www.researchgate.net/figure/Ele ... _347017842
https://keheng-battery.com/nmc-523-vs-6 ... -analysis/

A uns anos (2019 ) Jeff Dahn e a Tesla sobre as NCM523, ja mencionado as futuras NCM622 e NCM811
Aurbach says that the batteries described in the paper can be used for electric vehicles right away. “However, since the goal of the study was to provide a reliable benchmark and reference for Li-ion battery technology, the specific energy density of the batteries described is not the highest compared to what can be really reached by advanced Li-ion batteries. Based on the study, Li-ion batteries will soon be developed that make driving over 500 kilometers (over 300 miles) from charge to charge possible.” Expect more pioneering research announcements from Tesla and ECS member, Jeff Dahn, soon.
https://www.electrochem.org/dahn-unveil ... ng-article

civic
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por civic » 27 jun 2025, 14:11

Está tudo certo, mas não vejo aí nada a referir os ciclos que referiste, eu tenho ideia que uma 811tem melhor densidade energética mas pior longevidade, ou seja, faz menos ciclos que uma 532, 622. A sua proliferação é sobretudo relacionada com o uso de menos cobalto. ;)
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 27 jun 2025, 17:14

EVUber Escreveu:
27 jun 2025, 12:03
Eu não repetiria fazer testes de tomada para verificar o estado da bateria, o processo para as células é irreversível.
Quando o fiz no meu E-Niro, a degradação desceu dos 100% SOH nos dias a seguir, mas felizmente recuperou.

Suspeito que esse E-2008 tem bateria NCM 523 da CATL, se for o caso disso espera que a bateria faça a vontade uns 1000 ciclos.

As NCM 523 - 1000 Ciclos
As NCM 622 -1500 Ciclos
As NCM 811- 2000 Ciclos

O carscanner é bastante fiável em diversos modelos, sou da opinião que esse carro tem demasiada degradação (12% para 71.000km ) para os km que tem.
O SOH do e-2008 inicial é de 103.31% no car scanner (para os 50kWh)

O facto de ter degradado 1.57% em 8000km desde que tens a viatura parece-me muito elevado.



Peugeot e-2008 (2021)
desconheço se a BMS indentifica o buffer abaixo de 0% ou acima de 100%, mas esses 1% na app da Peugeot e 1kWh no car scanner parece indicar que o buffer esta + acima dos 100%

A app do car scanner parece estar correcta nos valores de pack util DC CAPACITY 40.64kWh

Imagem

Quando os meus clientes me perguntam sobre baterias de carros eléctricos dou a respostas mais simples para o consumidor comum, Compre a leasing com opção de troca (4 anos) monopolize anualmente a degradação da bateria e antes dos 160.000km se a bateria tiver muita degradação, VENDA ou Troque para outro modelo.
Tanto o teste de tomada neste carro, como no Niro, teve como principal objectivo conhecer o carro e saber com o que contar. Também para ficar para memória futura em caso de algo fora do normal e para ter uma base de conhecimento. Não é para andar a fazer periodicamente, ou cumprir um calendário.

Uma vez usei uma analogia que acho que se aplica bem a isto. Se apanhares uma bebedeira uma vez por ano, o máximo que te acontece é no dia a seguir estares ressacado e depois passa. Se apanhares uma bebedeira todos os dias, existe uma grande probabilidade de em poucos anos entregares a alma ao criador.

O que a experiência pratica me tem mostrado é que qualquer valor de SOH apresentado pelas APP´s, programas e afins vale o que vale. Serve apenas para nos guiarmos em caso de haver por exemplo uma quebra de 10% abrupta. 8% (12% se tivermos em consideração que arranca nos 103% )em 3 anos e meio penso que não será nada significativo e alarmante. Posso estar enganado, o tempo o dirá. Se não me falha a memória o Leaf em novo também arrancava nos 103% de SOH.

Fazendo uma analise, se o carro tinha o SOH de 91% e estimava sempre 274km como é que depois passa a estimar 284km e alguns dias atrás até estimou 290km, e não, este carro não estima a autonomia carregado a 100% com base no consumo dos últimos km como já podemos constatar pelos meus relatos nesta thread. Alias tudo neste carro funciona de maneira diferente dos restantes. :doh:

Em relação ao Niro, quando comprei o carro estimava um SOH de 100%, já estimou 95% (muito antes do teste de tomada) e a última vez que vi andava pelos 97% muito perto dos 98%. Conclusão, é um sobe e desce. Já no Leaf era a mesma coisa.

Há degradação, claro que há. Se os dados são reais, não me parece. Depois o que se vai lendo um pouco por todo o lado é que a degradação no grupo Stellantis é isto mesmo. Há dias havia alguém a perguntar se era normal um e208 com 15000km ter um SOH de 90%.

https://www.facebook.com/groups/1047654 ... 9805015875

Vê as respostas para ficares com uma ideia. Todos +/- na mesma. Vale o que vale. De certeza que não andaram todos a fazer testes de tomada, nem andam todos a fazer carregamentos a 100% cada vez que carregam o carro como eu faço. A Peugeot não tem a opção nativa de limitar os carregamentos a 80% [não deduzir que não há forma de o fazer]. Para a Stellantis esse pormenor nem é factor penalizador para a longevidade do carro. A minha preocupação com os carregamentos a 100% é não deixar o carro mais de 1H a 100%.

Não é um mal do meu carro em particular, é o que é.
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EVUber
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por EVUber » 27 jun 2025, 19:55

Eu não dou muito interesse a estimativa da Autonomia para analisar a capacidade da bateria, isto porque eu faço sempre percursos distintos com variáveis na velocidade, AE e transito, mas geralmente a noite a bateria tem 80% de um 1 ciclo completo para carregar.

No bz4x estou a usar um calculo que me permite ver o SOH, isto para perceber quantos anos ou KM vou ficar com o carro.
Neste últimos 80.000km consigo perceber que a bateria não vai chegar a 1.000.000 de KM mantendo este padrão, mas isto é a metodologia que se adapta para os PID disponíveis no carscanner.
Degradação BZ4X
Car scanner indica carga bateria de 194.97Ah (zero KM )
Com 22.000km indica 193.92Ah
Degradação de 0.53%

A continuar a este ritmo hipoteticamente 20.000km (0.5%) a degradação será :
2,5% com 100.000km
5% com 200.000km
10% com 400.000km
20% com 800.000km
25% com 1.000.000km
30% com 1.200.000km

Car scanner indicava 194.97Ah (zero km)
Com 79.522 km indica 189.90Ah
Degradação de 2.6%

Mantendo este nível de degradação hipoteticamente tera estes valores

2.6% aos 80.000km
5.2% aos 160.000km
7.8% aos 240.000km
10.4% aos 320.000km
13% aos 400.000km
15.6% aos 480.000km
18.2% aos 560.000km
20.8% aos 640.000km
23.4% aos 720.000km
29.7% aos 800.000km
No teu carscanner tens PID que consegues ver a capacidade da bateria e o SOH, mesmo que a leitura inicial dos mesmo seja errada, a cada revisão que faças na viatura deves registar os valores e calcular quanto ja perdeste em X=tempo Y=KM para poderes avaliar/criar um padrão antes do carro sair de garantia.


No meu caso como é uso intensivo o Factor Tempo tem menor impacto na degradação e estou a ver menos degradação com mais KM

ps: não tenho facebook

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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por EVUber » 27 jun 2025, 20:00

civic Escreveu:
27 jun 2025, 14:11
Está tudo certo, mas não vejo aí nada a referir os ciclos que referiste, eu tenho ideia que uma 811tem melhor densidade energética mas pior longevidade, ou seja, faz menos ciclos que uma 532, 622. A sua proliferação é sobretudo relacionada com o uso de menos cobalto. ;)
aqui

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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por EVUber » 27 jun 2025, 20:24

Nonnus Escreveu:
27 jun 2025, 17:14


Em relação ao Niro, quando comprei o carro estimava um SOH de 100%, já estimou 95% (muito antes do teste de tomada) e a última vez que vi andava pelos 97% muito perto dos 98%. Conclusão, é um sobe e desce. Já no Leaf era a mesma coisa.
O e-NIRO tem uma química muito especial, quanto a mim, a SK innovation utiliza um ingrediente especial ou um tipo de fabrico especial que permite eliminar as "oxidation cracks" com um ligeiro aumento de temperatura no pack.

Alguns relatos ( o meu incluido) de e-niros com 95% de SOH e algumas cargas rápidas de 10 minutos durante alguns dias levaram o SOH a alterar para 98% e até para 100%
Claro que isto é apenas uma teoria, mas tenho os dados aqui documentados.

viewtopic.php?f=63&t=8435&start=130#p155164

E actualmente o IA também da uma ajuda, o calor é um factor que pode ajudar a reparar as NCM

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civic
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por civic » 27 jun 2025, 21:37

EVUber Escreveu:
27 jun 2025, 20:00
civic Escreveu:
27 jun 2025, 14:11
Está tudo certo, mas não vejo aí nada a referir os ciclos que referiste, eu tenho ideia que uma 811tem melhor densidade energética mas pior longevidade, ou seja, faz menos ciclos que uma 532, 622. A sua proliferação é sobretudo relacionada com o uso de menos cobalto. ;)
aqui

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Não me parece que seja tão obvio assim.
Do mesmo link.
Lifecycle and Durability
For applications where lasting sturdiness and lifecycle efficiency are crucial, such as grid storage and renewable power combination, NMC 622 uses a well-balanced approach. It provides an excellent compromise between energy density and stability, ensuring a longer lifecycle than NMC 811 while offering much better performance than NMC 523.
As 811 têm o problema da instabilidade termica, que pode afetar muito a sua longevidade, são as mais modernas, mas com vantagens par aum lado e desvantagens para outro, eu tenho essas baterias no i4 e preferia ter as 622 que são bem mais equilibradas, parece-me. ;)
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por EVUber » 27 jun 2025, 21:54

@civic
As NCM811do ioniq 6 teem apresentado bons resultados... As do BMW I4 são feitas pela CATL

IONIQ 6
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400 cargas rapidas
State of Health 97.2%

Começa a existir aqui um padrão com as baterias deste fabricante... :D


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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 28 jun 2025, 00:11

NOTA: Para quem lê esta linhas sem estar familiarizado com o assunto não pensar que isto acontece num curto espaço de tempo. Esta mais que provado que actualmente a bateria de uma carro electrico dura tanto como um motor a combustão sem dar problemas.
EVUber Escreveu:
27 jun 2025, 19:55
Eu não dou muito interesse a estimativa da Autonomia para analisar a capacidade da bateria, isto porque eu faço sempre percursos distintos com variáveis na velocidade, AE e transito, mas geralmente a noite a bateria tem 80% de um 1 ciclo completo para carregar.
No teu caso acredito que seja mais difícil usar para percepção se existe aumento significativo de degradação.
Mas por exemplo no meu caso que tenho uma média muito constante devido ao percurso ser sempre o mesmo e se o algoritmo do carro funcionar bem, como no caso do Niro, consigo perceber a oscilação. Se com a mesma média carregado a 100% ele estima por exemplo 470km que é o que ando por este dias, quando baixa para os 440km, das duas uma, ou a média aumentou, ou a quantidade de energia dentro do pack diminuiu.

Isto não se aplica ao Peugeot. Sem certeza eis como eu penso que a Stellantis faz a estimativa de km. Carregado a 100% ignora completamente a média antes do carregamento. Lê a capacidade da bateria com um valor de consumo padrão estipulado por eles. Talvez os 15kWh que consta nalguma documentação da marca, não sei. Depois com o andar o carro vai ajustando. O que tenho notado, acima dos 50% em 50km rodados ele perde cerca 80km de autonomia. Abaixo dos 50% dá-se o inverso, os km duram e duram desde que se mantenha a mesma média 15/16kWh/100km.
EVUber Escreveu:
27 jun 2025, 19:55
No bz4x estou a usar um calculo que me permite ver o SOH, isto para perceber quantos anos ou KM vou ficar com o carro.
Neste últimos 80.000km consigo perceber que a bateria não vai chegar a 1.000.000 de KM mantendo este padrão, mas isto é a metodologia que se adapta para os PID disponíveis no carscanner.
Degradação BZ4X
Car scanner indica carga bateria de 194.97Ah (zero KM )
Com 22.000km indica 193.92Ah
Degradação de 0.53%

A continuar a este ritmo hipoteticamente 20.000km (0.5%) a degradação será :
2,5% com 100.000km
5% com 200.000km
10% com 400.000km
20% com 800.000km
25% com 1.000.000km
30% com 1.200.000km

Car scanner indicava 194.97Ah (zero km)
Com 79.522 km indica 189.90Ah
Degradação de 2.6%

Mantendo este nível de degradação hipoteticamente tera estes valores

2.6% aos 80.000km
5.2% aos 160.000km
7.8% aos 240.000km
10.4% aos 320.000km
13% aos 400.000km
15.6% aos 480.000km
18.2% aos 560.000km
20.8% aos 640.000km
23.4% aos 720.000km
29.7% aos 800.000km
No teu carscanner tens PID que consegues ver a capacidade da bateria e o SOH, mesmo que a leitura inicial dos mesmo seja errada, a cada revisão que faças na viatura deves registar os valores e calcular quanto ja perdeste em X=tempo Y=KM para poderes avaliar/criar um padrão antes do carro sair de garantia.


No meu caso como é uso intensivo o Factor Tempo tem menor impacto na degradação e estou a ver menos degradação com mais KM

A questão é que a degradação não é linear. Alguns diziam que a degradação era mais acentuada nos primeiros anos e depois estabilizava, o que temos visto nalguns casos é que a degradação é uma bola de neve e um ponto sem retorno. Degradação/aumento de temperatura/mais degradação/mais temperatura. Talvez a degradação no seu todo seja a mistura dos dois.

Não sei se tens visto as entrevistas da Razão Automóvel a Helena Braga onde ela explica onde esta o maior problema dos vários tipos de química usados actualmente e as vantagens do que a BYD já apresentou ao mundo com base no trabalho desenvolvido por ela.

Fazes bem em teres esse registo para memoria futura e assim tentar perceber se a Toyota já sabe alguma coisa que os outros não sabem. Não acredito que chegues aos 1000000km, mas era sem dúvida algo muito bom de se ver e de ter um registo como tens vindo a fazer.

Este vídeo é extraordinário para perceber como funciona as baterias, os carregamentos, a degradação.


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27 jun 2025, 19:55
ps: não tenho facebook
Serafim O. M. Lainho
O meu com 30k e 2 anos, perdeu cerca de 8% autonomia, mas é "normal" segundo me disseram várias pessoas. Já o outro elétrico que temos e só tem 18k, também vai por um caminho idêntico, tenho que ir fazer um teste. Bons kms maltinha

Nuno Pinto
Não é muito normal, mas depende da utilização/carregamentos, e pode haver defeito de algum módulo de bateria.
Acabei de fazer manutenção e208 dos 75k, só faz 3 anos em julho (98% de carregamentos em casa), pedi avaliação de bateria e tenho SoH 89.5% (em 09/2024 com 55k tinha 91.1%).

Andre Freitas
Com 60.000 com 92%. De 2020

Vitor Ferreira
E2008 com 65000km SoH 95%


Nonnus Nunnos
e2008 70000km com 3 anos SoH 92%
Como podes verificar é igual em todos.
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- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por civic » 28 jun 2025, 17:00

EVUber Escreveu:
27 jun 2025, 21:54
@civic
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Claro que têm mostrado bons resultados, ainda são muito recentes...
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