Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

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Nonnus
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 14 nov 2025, 19:33

cfvp Escreveu:
14 nov 2025, 19:07
Bom saber, obrigado. Qual foi a empresa a quem compraste o carro?
A factura diz Turtle Mission, Unipessoal LDA.

Agora fui pesquisar e não falha nada: https://www.iberinform.pt/empresa/24915 ... ission-lda
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por EVUber » 14 nov 2025, 21:47

O que os stands com CAE de TVDE fazem é isso mesmo.
compram la fora, antes de ir a inspeção alteram os km, fazem a inspeção TVDE (obrigatória anualmente) no mes da matricula.

Quando é para vender, fazem nova inspeção normal (sem ser para tvde) e o dono nunca sabe se não perguntar no centro de inspeções.

No teu caso
abril 2024 - 20.300km inspeção ( talvez devido legalização)
Nov 2024 - 62.000KM inspeção tvde (mes de matrícula)

Ainda te conto mais
A seguradoras com este CAE 49320 cobram preços proibitivos acima de 5.000€ anual de seguro..
Muitos agora usam CAE 49392 e 49330

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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por EVUber » 14 nov 2025, 22:02

Eu no teu caso, mexia-me

A inteligencia artificial informa disto

Um stand que não informa que uma viatura fez parte da frota de táxis está a cometer uma fraude e pode ser responsabilizado criminal e civilmente por isso. Se um comprador descobrir esta omissão, tem o direito de pedir a resolução do contrato de compra e venda. Para ter sucesso, o comprador terá de provar que a omissão foi deliberada e que o vendedor tinha conhecimento do historial da viatura.


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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 15 nov 2025, 06:43

EVUber Escreveu:
14 nov 2025, 21:47
O que os stands com CAE de TVDE fazem é isso mesmo.
compram la fora, antes de ir a inspeção alteram os km, fazem a inspeção TVDE (obrigatória anualmente) no mes da matricula.

Quando é para vender, fazem nova inspeção normal (sem ser para tvde) e o dono nunca sabe se não perguntar no centro de inspeções.

No teu caso
abril 2024 - 20.300km inspeção ( talvez devido legalização)
Nov 2024 - 62.000KM inspeção tvde (mes de matrícula)

Ainda te conto mais
A seguradoras com este CAE 49320 cobram preços proibitivos acima de 5.000€ anual de seguro..
Muitos agora usam CAE 49392 e 49330
A primeira inspeção foi a B para legalizar em Portugal. A segunda em novembro de 2024 foi para ser TVDE (ainda não tinha 3 anos, a primeira matrícula é de dezembro de 2021), mas o carro aparentemente já exercia a função, daí os 42000km em 7 meses. Não houve uma terceira para ocultar o facto. A terceira foi feita por mim agora que faz 4 anos em dezembro de 2025.

Quanto ao agir judicialmente não o vou fazer, embora perceba que houve má fé e é condenável, aliás o inspector disse-me isso.

Primeiro porque quando tive o problema com a importrust ponderei pedir uma indemnização por não terem cumprido o acordado para entrega do carro dentro do prazo estipulado, ao que o advogado me aconselhou que teria de ser sempre por mútuo acordo, porque levar este tipo de situação para tribunal vai levar anos e a indemnização nunca ia cobrir os custos.

Segundo, o carro tem 1 ano nas minhas mãos já tem ~20000km andados e 0 problemas e todos nós sabemos o quanto este modelo é problemático. Na volta até tenho sorte de me ter calhado um stellantis em condições 😁. O tempo o dirá 🔮. A degradação que é o mais preocupante é a espectável deste modelo como já demonstrei noutras ocasiões. Corro o risco de entregar o carro dão-me o dinheiro e a seguir vou comprar outro carro com problemas maiores do que ter sido TVDE por 7 meses. 🤔

Tenho dois carros importados, até hoje 0 problemas, tem os dois cumprido para aquilo que foram comprados, estar a levantar problemas quando do ponto de vista funcional não há nada apontar, não parece boa opção. Do ponto de vista legal/ moral, compreendo e aceito que outras pessoas pensem de maneira diferente e que devia agir.

Não o vou fazer.

Quanto ao provar certamente que é fácil. O carro foi importado, legalizado, inspeccionado para TVDE pela mesma empresa que me vendeu o carro que tem CAE de TVDE. Portanto não há nada que enganar. Se não me disse foi propositadamente.

Um pequeno exemplo, real.

O primeiro carro da minha mulher comprado ainda em solteira foi um SEAT Ibiza 1.4TDI com ~30000km proveniente de uma empresa de aluguer de carros.😱 Todos sabemos o estigma (e com razão) que existe acerca de carros provenientes de empresas de aluguer. Todos nós já andamos com carros de aluguer.

Esse carro foi só o melhor carro que tivemos até hoje. Foi vendido com 280000km e apenas levou uma poli do alternador e 2 kit de distribuição. Para um carro proveniente de aluguer nada mau.
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por cfvp » 15 nov 2025, 12:01

EVUber Escreveu:
14 nov 2025, 22:02
Eu no teu caso, mexia-me

A inteligencia artificial informa disto

Um stand que não informa que uma viatura fez parte da frota de táxis está a cometer uma fraude e pode ser responsabilizado criminal e civilmente por isso. Se um comprador descobrir esta omissão, tem o direito de pedir a resolução do contrato de compra e venda. Para ter sucesso, o comprador terá de provar que a omissão foi deliberada e que o vendedor tinha conhecimento do historial da viatura.

Video interessante, obrigado. Sempre tive curiosidade sobre este site - Car Vertical - mas nunca tinha visto em ação. Parece ser útil mas só para carros importados, o que é pena.
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 15 nov 2025, 12:33

Nos meus dois carros utilizei esse relatório. Inclusive quando estava a fazer negócio com o Peugeot disse a quem me vendeu o carro que ia pedir naquele momento, o senhor não conhecia e depois de eu explicar o que era e de ensinar como fazer, até ofereceu o relatório. Pagou ele. No niro quando estava a negociar com a importrust falei-lhes do relatório e eles também pediram e pagaram eles.
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por EVUber » 15 nov 2025, 21:53

@nonnus
Qualquer carro com mais de 1 ano não consegue fazer tvde sem inspeção, a bolt ou uber não deixam o carro ficar activo.

As plataformas obrigam:
Seguro
Condiçoes seguro
DUA
Inspeção ao abrigo da lei 45/2018 p/ veículos c/ mais de 1 ano (especifica p/tvde)

A seguir a inspeção B com 20300km teve de existir outra inspeção para TVDE..

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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 16 nov 2025, 08:10

Não digo que não, certamente sabes isso melhor que eu.

Mas também sabes que existe muita a gente a fazer TVDE sem licença e deve ter sido o que o carro andou a fazer entre abril e novembro, em novembro faz inspeção e em dezembro decidem vender o carro.

Porque apenas havia o registo de duas inspeções. A de entrada em Portugal e a de TVDE. E eu vi com os meus olhos no computador a página do sistema do centro de inspeção, e tive analisar os dados com o inspector. Ele mostrou-me tudo o que havia registado, local, data, hora etc. Inclusive as duas inspeções foram feitas no mesmo centro de inspeção na Amadora.
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por EVUber » 16 nov 2025, 20:02

Fazer TVDE sem licença não me parece que seja o caso... o carro não tendo inspeção TVDE nao fica online na conta do parceiro/motorista, a não ser que tenham usado um documento falso (mas acabam por ser apanhados nestes casos)

Pode ter feito serviços de transfer no aeroporto (RNAAT ou RNAVT) ou na altura da inspeção de averbamento B incluíram o TVDE.

O carro teve seguro generalli 22-04-2024 até 07-12-2024 (8 meses)

Sem a dita inspeção p/ TVDE não fez esse serviço...mas 42.000km em 7 meses fez uma media de 200km/dia

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