Viagem de 634km Vendas Novas - Santa Maria da Feira - Vendas Novas
Esta foi a minha primeira grande viagem com este carro, foi uma surpresa pela positiva. O carro apesar de ter um consumo maior que o Niro conseguiu uma média interessante tendo em conta que a maior parte da viagem foi feita por Autoestrada com velocidades entre os 100km/h e os 120km/h.
O carro teve uma média de 16kWh/100km. A curva de carregamento também é algo interessante. Até aos 90% carrega entre os 80kW e os 50kW e dentro desta percentagem o sistema de arrefecimento esta sempre ligado. Acima dos 90% a potência cai a pique para os ~20kW e o sistema de arrefecimento desliga-se.
A curva de carregamento é de longe muito melhor que do Niro, só que o Niro com um consumo menor de 14.1kWh/100km e com uma bateria maior, faz os 634km apenas com um carregamento até aos 90% pelo meio.
O tempo de viagem foi definido pelo Peugeot. Parti de Vendas Novas sexta-feira ás 16H30m com uma temperatura de 34º, sempre com o A/C ligado nos 22º. O primeiro e único carregamento na ida, foi feito a meio da viagem na área de serviço de Leiria. Ao chegar a Leiria como era previsível todos os carregadores Ionity estavam ocupados e com fila de espera de 3 carros. Nada preocupante para mim porque a minha ideia desde o inicio era carregar no posto de 50kW da Cepsa. Ninguém procura este carregador.
Embora os carregadores da Ionity sejam mais rápidos se aqueles que estavam a espera de lugar, tivessem procurado este carregador acabavam por ganhar tempo, mas ainda bem que não o fizeram, porque assim foi carregar e andar. Carreguei dos 36% aos 84% que foi o tempo de ir a casa de banho, comer qualquer coisa e quando vi já tinha passado dos 80% que era a minha ideia de limite de carregamento. Como vim a descobrir que o carro até aos 90% consegue extrair toda a potência do carregador não houve aqui nenhum dano no tempo.
O carregador por algum motivo quando terminei o carregamento dizia que tinha só 39% quando na realidade tinha 84%.
Cheguei ao destino com esta média:
Na vinda (hoje, domingo) o mesmo trajecto com a mesma paragem em Leiria. Partida pelas 8H15m com uma temperatura de 18º e com A/C desligado mais de metade do caminho.
Paragem em Leiria, os carregadores Ionity vagos, mas procurei a mesma o carregador de 50kW da Cepsa. O preço é mais apelativo, 0.58€ versus 0.65€ com a electroverse. Como o Peugeot não tira proveito nenhum dos 350kW e como se viu no carregador de 50kW consegue carregar mais que o necessário, não me fez sentido usar.
E mais um vez quando olhei já estava assim (raio do carro carrega mais do que queremos

):
Cheguei a casa assim:
Conclusão, viagem bastante pacifica com este carro, ainda mais para quem até algum tempo atrás fazia estas viagens com o Leaf de 30.
Para terem uma ideia da curva de carregamento deste carro em comparação com a do Niro, aos 90% carrega mais rápido que o Niro aos 78%:
O Niro ao contrário do Peugeot o arrefecimento do sistema não esta sempre ligado. No carregamento até aos 90% hoje de manhã com uma temperatura de 18º não se ouviu a ventoinha, já o Peugeot no mesmo ambiente manteve sempre a ventoinha ligada até aos 91%.
Aos 91%:
Para os carregamentos usei sempre a Electroverse com um preço final em média de 0.58€/kWh, mas fiz algumas simulações com a Miio onde cheguei a ter numa simulação uma diferença de 10€.
Podem não acreditar mas fizemos a viagem sem fazer um estudo dos carregadores disponíveis na área, por azar na zona onde fiquei não havia nenhum Continente com carregadores, mas surpresa, o Hotel tinha um HUB com 5 carregadores de 100kW + dois de 150kW + 1 Chademo 50kW + dois de 22kW não partilhados da Powerdot.
Gastos em carregamentos para os 634km sendo que partiram os dois carros a 100% de casa:
Peugeot 11.43€ (21.41kWh) + 11.70€ (21.92kWh) + 5.31€ (8.62kWh) + 7.06€ (11.67kWh) + 9.87€ (16.49kWh) = 45.35€ (80.6kWh) = vamos arredondar para 8€ por cada 100km
Niro 5.76€ (9.42kWh) + 19.60€ (33.29kWh) = 25.35€ (42.71kWh) = vamos arredondar para 5€ por cada 100km
Ao contrário do que muitos dizem ainda fica mais barato andar de electrico do que carro a combustão desde que se use o CEME (neste caso eMSP) certo e o carregador certo para o carro que se tem.