Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

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Nonnus
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 19 jan 2025, 09:05

A APP da Peugeot funciona muito mal. Esta semana já me tinha apercebido que os valores da APP em comparação com o EVSE não batiam certo, e mesmo a estimativa dos km versus a percentagem apresentada na APP não faz nenhum sentido.

Já tive 16% de bateria = 28km

16% são ~7.36kWh isto era como ter qualquer coisa como 26kWh/100km. O carro não é nenhum exemplo de eficiência, mas 26kWh é um exagero.

Já vi mais pessoas a queixarem-se do mesmo. Como o carro não apresenta % no quadrante tenho de usar a APP para saber que percentagem tem para fazer as contas para início do carregamento a fim de ter o carro carregado perto da hora de saida.

Segundo a APP (reparem nas horas).

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O EVSE:

Imagem

Em 3h41m carregou 24.8kWh que se o carro tivesse a 0 no início era mais de 50% no entanto a APP reporta 34%🤦.

O que eu acho que acontece é que o carro só faz a actualização a quando termina o carregamento. O sistema do carro não consegue fazer uma actualização em tempo real.

A mesma coisa com autonomia apresentada. Quando carregado a 100%, 270km, chapa 5 nem mais para cima, nem mais para baixo, seja eu a conduzir, seja a mulher.

A Nissan nisto, mesmo não sendo um exemplo era muito melhor. O Kia é aquilo que nós já sabemos. Aliás o Kia dá-me logo a informação do número de horas necessárias para o carregamento a X percentagem. Não preciso de andar a fazer contas. E o mais porreiro é que bate certo.

Apesar destas pequenas falhas que eu acho estúpidas em carros deste valor em novo, estamos contentes com o carro e serve o propósito para o qual foi comprado.

Tem dois meses na nossa mão, já conta com 65000km, 1500km feitos por nós.

Nota: os 34% (igual com os da APP) que se vê no EVSE é porque o EVSE está configurado com os valores para o Niro.

34% de 64kWh. Não tem nada a ver com os 34% que está na APP.
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civic
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por civic » 19 jan 2025, 10:21

Pelo tempo que o tens achas que a percentagem mostrada é linear? No caso dos meus 2 nenhum é. ;)

Tambem aco ridiculo que alguns carros não mostrem a percentagem da bateria.
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 20 jan 2025, 10:53

Não sei se percebi a pergunta.

A percentagem versus km?

Posso-te dizer que este carro para quem tenha contacto com um VE pela primeira vez afasta as pessoas.

O sistema de cálculo é tão ridículo que eu que já ando nisto há alguns anos ainda não consegui perceber quantos km consigo fazer ao certo com uma carga.

O carro baixa de 2 em 2km a estimativa e sobe de 2 em 2km.

Mas podes andar neste sobe e desce durante km, nunca percebendo o que consegues fazer.

Ontem saí com o carro a 100%, estimativa de 272km ( aquecimento ligado) andei 500m já marcava 268. No Niro e no Leaf assim que se liga o aquecimento fazem logo os cálculos. Neste não. Continua a mostrar a autonomia como se o aquecimento estivesse desligado e depois vai caindo abruptamente.

Quando cheguei ao destino, cerca de 2500m abri aplicação e mostrava 97% e 266km de autonomia.

Quando o tempo aquecer tenho de levar o carro aos 0% para perceber até onde posso ir. No Leaf fazer isto já era peanuts, neste vai ser uma experiência daquelas para ver onde vou ficar a pé.🤪

No Niro nunca me preocupei...
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por civic » 20 jan 2025, 12:44

A questão é se a capacidade cai sempre da mesma forma, no LEAF, por exemplo, sabes que a queda da capacidade da bateria é mais rapida a meio e torna-se mais lenta conforme te aproximas do minimo. ;)
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 20 jan 2025, 22:13

Não te sei dizer. Até porque andamos sempre com o aquecimento ligado. O que já percebi é que a oscilação (o sobe e desce) em SOCs mais baixos é maior. Um verdadeiro advinhometro.

Esta questão de não aparecer a % no quadrante acontece nas versões sem icockpit, que é o caso do meu. Sei que na versão GT tem essa informação escondida num sub menu, a versão Allure não sei.

Os engenheiros da Peugeot deram um tiro completamente ao lado. O carro tem informação sempre visível por barras do consumo do aquecimento, mas não tem a % da bateria. Isto faz sentido na cabeça de quem?

Para o dia a dia o que interessa é saber a autonomia e valores em percentagem.

Depois tem sempre visível por barras do tipo manómetro de combustível dos ice para dar informação do SOC, e num menu digital tem a mesma informação. Consegue dar a mesma informação em dois sítios diferentes mas em nenhum aparece em %. 🙃
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por frankesousa » 21 jan 2025, 09:33

Tenho na família 2 e2008 com icockpit e nenhum deles mostra percentagem de bateria em lado nenhum, excepto quando se mete à carga.
Aí, e só com o carro desligado, mostra a percentagem de bateria e a velocidade de carga em km/h :lol:
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11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 21 jan 2025, 19:56

frankesousa Escreveu:
21 jan 2025, 09:33
Tenho na família 2 e2008 com icockpit e nenhum deles mostra percentagem de bateria em lado nenhum, excepto quando se mete à carga.
Aí, e só com o carro desligado, mostra a percentagem de bateria e a velocidade de carga em km/h :lol:
Esta escondido no menu das trip 1 e 2. Escolhes a trip e depois click no botão aparece a percentagem.



A stellantis tem um sistema tão estupido que não lembra a ninguém:

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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 25 jan 2025, 07:20

Para terem uma ideia de como a estimativa do carro funciona mal, quando o carro chegou a casa segundo a APP reportava 31% para 54km.

Ponho a carregar com início às 4 da manhã e as 6 da manhã a APP reporta 62% para 142km. Noutro carro qualquer a ser verdade os 54km para 31% os 62% seriam 108km.

E quando chegar aos 100% vão lá estar os tais 270km, chapa 5.

O que a ser verdade 62% para 142km, 100% seria ~230km.

Não consigo perceber estas estimativas. O aumento de autonomia não é Linear com o SOC.

Para quem entra no mundo eléctrico com este carro é complicado.

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Mas hoje por acaso está a estimar melhor a velocidade de carregamento. 🤪
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 25 jan 2025, 10:23

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Se 6% são 18km então 100% não deveria ser 300km?

Estou a fazer mal as contas?

A matemática na Peugeot não é uma ciência exacta. 🙃
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 26 jan 2025, 10:15

Continuando a minha saga para perceber este carro.

Segundo o EVSE do APR em 4H59m o carro carregou 33.3kWh. Tinha no inicio do carregamento 31% de 46.6kWh utilizáveis (segundo a marca).

Então 31% = 14.45kWh + 33.3kWh = 47.75kWh a isto temos de ter em consideração as perdas. 10%?

33.3kWh - 10% = 29,97kWh + 14.45kWh = 44.42kWh

Segundo a última leitura do SOH que fiz reportava 92% = 44.6kWh - 8% = 42.87kWh

O SOH pode não ser de 92% e ser de 95%, ou as perdas no carregamento são maiores de 10%. Ou então nada disto, porque 31% reportados podem não ser verdade.

Em todo o caso o carro ainda leva muita energia no pack, a estimativa da autonomia é que é uma lastima.
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