Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 11 dez 2024, 12:17

zix Escreveu:
11 dez 2024, 10:15
Boas
Tens ideia do que esse recall vai intervencionar ?
Apareceu-te na App da Peugeot a avisar disso ?
Na minha apenas aparece a actualização dos mapas e do software do touchscreen, dizem para descarregar para a pen e depois fazer a instalação no carro!
Em relação a consumos, tenho os primeiros 172km feitos e a carga está a 50%, condução tranquila/normal sempre em modo Eco ! Nada mal, diria...
Não sei.

Sim, apareceu na APP as duas coisas. O recall e a actualização para descarregar. Agora já não aparece nenhuma.

Não uso o modo eco porque limita a climatização e o desempenho do carro, cortando a potência disponível.

A APP não me parece que funcione muito bem. Por exemplo as revisões umas vezes aparecem, outras vezes não.
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 11 dez 2024, 21:59

Não ganhei para o susto.

Iniciei o update 0422D do touchscreen como recomendado pela Peugeot seguindo as instruções. Chega aos 54% e nada. Passa uma hora e nada. Começo a ler na internet pessoal a queixar-se do mesmo. Solução, desligar o carro, desligar a bateria para eliminar o erro 36 apresentado no display e tentar com outra PEN.

Ao reiniciar o carro aparece a informação que o update esta em curso para introduzir a PEN com o software. Ponho outra PEN, começa a correr o update, chega aos 54% e fica estagnado… fui jantar, quando chego perto do carro o rádio já tocava (alivio), acertei a hora e a data, parece estar tudo bem. Não sei se é efeito placebo mas parece-me mais responsivo, de resto não notei mais nada. A Peugeot não disponibiliza changelog das actualizações.
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 24 dez 2024, 13:58

Depois daquele episódio do orçamento para a revisão e por falta de resposta, tentei entrar em contacto via telefone e por email por várias vezes sem nunca obter resposta. Quando já estava mentalizado que tinha de fazer a revisão noutro local, eis que me ligam hoje do concessionário devido à deslocação que vou fazer com o carro para actualização do software. Queriam os meus dados para criar uma ficha. Assim que dou o meu NIF, á senhora viu que afinal já tinha a ficha de cliente feita. :snooty:

Aproveitei e expliquei tudo o que se passou até ao dia de hoje e, frisei que não estava com boa impressão do serviço. Pediram desculpa e acabaram por me dar um orçamento para a revisão do carro como se fosse fazer a dos 3 anos ou 75000km.

Orçamento: 134.16€

- Mudança de filtro de habitáculo de carbono 62.46€. Se assim for não esta pior, mas tenho serias dúvidas que seja de carbono.

- Operações sistemáticas 71.70€. Nome pomposo para ver discos/pastilhas, apertos, actualizações, etc.

Tendo em conta que as revisões da Peugeot são de 25000km em 25000km, ou de dois em dois anos, acaba por ser um valor muito idêntico ao do Kia, sendo que o Kia paga menos, mas tem de lá ir todos os anos, ou de 15000km em 15000km.

Fiquei a saber que o carro tem duas atualizações para fazer, uma delas critica, dai ter aparecido na APP.

Agora é ver como corre.
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por civic » 24 dez 2024, 14:01

O que é isso de filtro em carbono, não queria dizer carvão ativado?

Filtro de carbono só conheço para a água.
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 24 dez 2024, 14:26

É a mesma coisa. Carbono activado/activo ou carvão activado/activo.

Tem a particularidade de filtrar produtos químicos e são muito mais caros dai a minha dúvida. Quando vendia peças para tratores os filtros de cabine normais custavam ~40€, estes chegavam a custar 150€. São mais densos/pesados.
Cartucho de carbono ativo. É um elemento filtrante que utiliza carvão ativado como meio filtrante para eliminar impurezas, odores e sabores desagradáveis de ...
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por civic » 24 dez 2024, 15:00

Não, não são a mesma coisa, um filtro de carbono é um filtro de carvão concentrado, precisas de pressão para vencer a oposição do filtro, num circuito de agua se usares um filtro de carbono tens que ter mais pressão do que se usares um filtro de carvão ativado, não sei como fazes isso num circuito à pressão atmosférica, mas pode ter acontecido alguma inovação que não estou ao corrente. ;)
Ou então é apenas semântica. :lol:
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 24 dez 2024, 16:52

É apenas semântica.

Mas agora indo mais a parte técnica, sim, existem tractores com cabines pressurizadas e esses sim usam outro tipo de filtros que não custavam 150€, se calhar custavam 3x mais.

Como já não estou no ramo não sei a evolução que teve, na altura estava a dar os primeiros passos.
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 26 dez 2024, 12:29

Tenho o carro a fazer a revisão, vou dividir os assuntos por partes.

Quando cheguei mencionei o facto do carro não ter o livro de revisões assinado e ser importado da Alemanha e se era possível verificar se tinha feito as revisões anteriores na Peugeot. Foi-me dito que não. Mas que também não era importante porque hoje estava tudo registado internamente e que o livro era meramente um procedimento. Voltei a questionar para efeitos de garantia como será?

- O seu carro acaba a garantia daqui a dois dias. Portanto...

- Sim, mas e a garantia dos 8 anos ou 160000km.

- As revisões nada tem a ver com essa garantia. Não há nenhuma intervenção nas revisões a nível das baterias. Em condições normais a marca assume essa garantia.

Isto é o que já discutimos várias vezes. O problema é que ninguém sabe ao certo. Uns dizem que uma coisa não impede a outra, outros dizem sem revisões na marca não há garantia.

Antes de comprar o carro telefonei para Peugeot Portugal e foram perentorios que sem livro de revisões assinado e carimbado não havia maneira de aferir se o carro tinha sido assistido dentro do intervalo de revisões, outros dizem que é meramente um registo externo, que fica tudo registado internamente. 🤦
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por civic » 26 dez 2024, 13:09

Isso da garantia das baterias é mesmo assim, tenho um familiar que comprou um Ampera-e usado, importado da Holanda mas comprado num stand de usados por cá, ou seja, o carro já estava cá à 3 anos sem qualquer revisão, para teres uma ideia tinha 7 000kms e 4 anos, com apenas uma revisão feita, foi fazer a primeira revisão a Espanha, a Opel não lhe fazia a revisão, diziam que como não foi comercializado cá que não a podiam fazer.
Em Badajoz assim que ligaram o carro à porta OBD2 disseram-lhe logo que a bateria teria que ser trocada, em 4 anos só uma revisão feita e trocaram-lhe a bateria em garantia, penso que é comum a todas as marcas, pois a bateria não tem qualquer manutenção. ;)
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 26 dez 2024, 15:05

Hoje consegui este registo no meu mamute.

Imagem

Num misto de autoestrada (ida), cidade (Vendas Novas, Montemor o Novo, Évora), e nacional. Na ida com 7º de temperatura exterior, com climatização ligada (24º) e aquecimento do banco (já que tem é para se usar :) ). Na vinda com 18º de temperatura exterior.

Acredito que o mamute na primavera/verão consiga fazer consumos dignos de um electrico da sua classe.

À chega com 49% de bateria ainda estimava 140km de autonomia.

--------------

Existe uma realidade muito diferente de marca para marca, ou de concessionário para concessionário. Se a cada visita à Nissan o numero de VE´s em exposição era nula, neste concessionário há para todos os gostos. E5008, E3008, E308, tudo modelos novos para test-drive e um E2008 igual ao meu, novo, por matricular.

Imagem

Quando digo igual (quase), é que até a cor é igual. É a versão com a bateria de 54kWh. ~43000€ a versão de entrada. :o

Não tem os espelhos pintados da cor da carroceria e não tem bancos aquecidos. De resto pareceu-me muito igual ao meu.

Alguém consegue explicar como é que um carro que tem uma bateria de 54kWh brutos e 50kWh utilizáveis, com um consumo anunciado de 15.3kWh/100km, consegue ter uma autonomia de 406km? :liar:
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