Peugeot e-208

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Peugeot
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2503
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Peugeot e-208

Mensagem por Nonnus » 03 jun 2020, 18:06

ljbmartins Escreveu:
03 jun 2020, 17:12
Agora até o meu filho está sempre a perguntar-me se pode sair com o Peugeot. Estranho não é, ainda por cima ele que tem um Civic. :mrgreen:
Estranho para quem nunca conduziu um carro eléctrico. É que depois de experimentar um carro eléctrico quem é que não fica rendido? A e tal não faz barulho, é um carro a pilhas, a verdade é que depois lá sentarem o cu todos dizem o mesmo - "Não fazia ideia que isto era assim".
Proprietário de Nissan Leaf 30KWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km

FiwiPITO
Proprietário Leaf
Mensagens: 532
Registado: 20 abr 2018, 11:43
Data de fabrico: 01 jun 2015
Capacidade bateria: 24Kw

Re: Peugeot e-208

Mensagem por FiwiPITO » 28 jul 2020, 14:00

:mrgreen: Todos se convertem :lol:
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:
2º Ano Eléctrico - 22.500kms :clap:
3º Ano Eléctrico - 16.000kms :clap:

Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022

Avatar do Utilizador
ljbmartins
Mensagens: 47
Registado: 09 abr 2020, 20:03
Data de fabrico: 10 mar 2020

Re: Peugeot e-208

Mensagem por ljbmartins » 06 ago 2020, 17:55

Vamos a uma atualização neste DB.

Infelizmente a pandemia (teletrabalho) e um problema de saúde com um familiar não têm possibilitado a utilização que estava prevista para o 208.
As viagens têm sido curtas mas mesmo assim já passou os 3.500 km.

No fim de semana deu para experimentar um "extra" que acabou de chegar.
Imagem

Agora a KTM também viaja com consciência ecológica :mrgreen: .
Imagem

Por fim, dou conta da melhor previsão de autonomia que Peugeot apresentou a té hoje. As viagens curtas em estradas nacionais levam a estes valores. Claro que basta umas subidas mais valentes e a coisa baixa mas está simpática esta estimativa.
Imagem
O meu VE é abastecido em kWh. O gajo não "pasta" minutos vá-se lá a saber porquê. :evil:

jcastro
Mensagens: 3
Registado: 12 dez 2021, 12:58
Data de fabrico: 01 fev 2020
Capacidade bateria: 48kWh

Re: Peugeot e-208

Mensagem por jcastro » 12 jan 2022, 21:14

Boa tarde,

Preciso de uma ajuda. Sou novo nestas andanças.

Vão achar as minhas duvidas eventualmente muito básicas mas estou um pouco perdido.

Comprei um Peugeot e208 há coisa de 1 mês. É um segundo carro que anda pouco e será mais para a minha mulher que anda poucas distâncias e poucas vezes. Vivo num condomínio com box com corrente do apartamento.

Costumo carregar o carro 1 vez por semana com um dos carregadores que veio com o carro. Ligo à tomada da box e pelo que percebi carrego a 1.8kw.

Estou interessado em aumentar para 3.7kw. Chamei um eletricista certificado cá a casa que me disse que a espessura dos cabos que tenho aguenta os 3.7kw mas não mais do que isso. O Carro veio com dois carregadores. O que indica 1.8kw e outro que me parece uma tomada trifásica vermelha.

O eletricista disse-me que para carregar a 3.7kw deveria instalar uma tomada diferente (mais robusta) do que a que tenho mas que à partida nenhum dos carregadores que veio com o carro carrega a 3.7kw.

Alguém me consegue ajudar e mostrar com que carregador é que se pode carregar a 3.7kw. Diria que os carregadores que vêm de origem devem ser iguais para todos, certo?

Agradeço antecipadamente a ajuda que me possam dar.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2274
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Peugeot e-208

Mensagem por rnlcarlov » 12 jan 2022, 23:58

Tem mesmo dois carregadores? Ou um é apenas um adaptador de tomada normal (schuko) para trifásica vermelha?
Assumindo que é esse o caso, o carregador de origem não deve dar mais do que os 1,8kW. É necessário comprar outro carregador que seja capaz de o fazer, tendo por exemplo uma ficha azul CEE 16A na ponta. Naturalmente que do lado da instalação tem de colocar uma tomada CEE azul de 16A.

Imagem

LAbreu
Mensagens: 84
Registado: 28 mai 2020, 13:48
Data de fabrico: 28 nov 2019
Capacidade bateria: 174.92 Ah

Re: Peugeot e-208

Mensagem por LAbreu » 13 jan 2022, 14:26

Tenho um e208 e o que trazia e um carregador unico de potencia variável (numa tomada normal carrega a 10A/2,2 kw e se ligado a uma tomada GreenUp altera para 16A/3,7 kw). Nunca testei ligar a uma tomada dessas porque não tenho, e não sinto falta.

Se tem cabo de 2,5mm2 de secção, aguenta com 16 A. Teoricamente so teria que subtituir a tomada por uma GreenUp. Atenção que nesses valores ja pode ter queda de tensão e sobreaquecimento ligeiro. També não pode ter mais nada ligado...

Eu dava preferencia por carregar o carro mais vezes e menos tempo/menos potencia.
(A minha esposa que anda com o peugeot só carrega 1 vez semana, mas so faz 70 kms/semana.)

jcastro
Mensagens: 3
Registado: 12 dez 2021, 12:58
Data de fabrico: 01 fev 2020
Capacidade bateria: 48kWh

Re: Peugeot e-208

Mensagem por jcastro » 13 jan 2022, 15:32

Boa tarde,

No meu de facto vieram dois. Logo à tarde quando chegar a casa tiro fotos para colocar aqui para me dizerem qual é o que posso usar e se tenho de comprar outro.

No que carrega a 1.8Kw de facto uma vez deixei a bateria ir a 20% e teve mais de 1 dia a carregar. O outro nunca o usei.

Obrigado

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3323
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Peugeot e-208

Mensagem por pemifer » 31 jan 2022, 11:58

jcastro Escreveu:
13 jan 2022, 15:32
Boa tarde,

No meu de facto vieram dois. Logo à tarde quando chegar a casa tiro fotos para colocar aqui para me dizerem qual é o que posso usar e se tenho de comprar outro.

No que carrega a 1.8Kw de facto uma vez deixei a bateria ir a 20% e teve mais de 1 dia a carregar. O outro nunca o usei.

Obrigado
Algum motivo especial para carregar esporadicamente?
Carregue todos os dias que até faz melhor à saude da bateria.
As baterias de litio até gostam de pequenos carregamentos e de pequenas descargas.
Essa ideia de carregar até 100%, descarregar totalmente e voltar a carregar até 100%, não é o melhor que pode fazer pela saude da bateria.
Se o carro tem limitação de percentagem máxima de carga, ponha nos 70% ou 80% e ponha todos os dias a carregar.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3323
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Peugeot e-208

Mensagem por pemifer » 31 jan 2022, 12:03

jcastro Escreveu:
12 jan 2022, 21:14
Estou interessado em aumentar para 3.7kw. Chamei um eletricista certificado cá a casa que me disse que a espessura dos cabos que tenho aguenta os 3.7kw mas não mais do que isso. O Carro veio com dois carregadores. O que indica 1.8kw e outro que me parece uma tomada trifásica vermelha.

O eletricista disse-me que para carregar a 3.7kw deveria instalar uma tomada diferente (mais robusta) do que a que tenho mas que à partida nenhum dos carregadores que veio com o carro carrega a 3.7kw.
Exatamente!
Os cabos devem ser de 2,5mm, só aguentam 3,7kW que equivale a 16A.
O eletricista disse o correto, não é boa ideia carregar a 16A numa tomada shucko.
É só instalar uma tomada CEE 16A!
Umas fotos dos EVSE e da tal "ficha trifásica" vai ajudar no esclarecimento!

Responder

Voltar para “Peugeot”