Leitor de Bateria com erro

Fórum de discussão sobre os veículos elétricos da Nissan
civic
Mensagens: 1777
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 15 fev 2024, 23:27

mjr Escreveu:
15 fev 2024, 23:17


Poderá antes ser a exposição a SOCs baixos que permite estimar melhor o Hx e não an amplitude dos ciclos? Como disse, o meu passa muito tempo perto dos 10% reais (a minha mulher só se lembra de carregar quando está nas lonas…).
Pois, também pode ser, é nas viagens maiores que ele vai a SoCs mais baixos, de facto.
De qualquer das formas não ligo nada a esses numeros, o que me interessa é mesmo a autonomia real, e de vez em quando gosto de puxar por ele e ver a diferença entre celulas, de resto é andar entre os 30 e os 70% +/-. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
152 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
57 000Km's

civic
Mensagens: 1777
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 22 fev 2024, 16:05

Nissan LEAF 2018 40kWh
152 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
57 000Km's

cfvp
Mensagens: 1759
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por cfvp » 04 mar 2024, 23:50

Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1350
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por frankesousa » 05 mar 2024, 01:12

Parece mesmo mau.

Mais de 700mV e muitas células lá em baixo, parado! Não é a puxar por ele como acontece no meu.

Diria que já levou stress e aquecimento até ficar chega, e aquele pedaço da bateria está de rastos

Esse como já passou a garantia nem se poe o problema, mas claramente me parece que o SOH e a verdadeira energia que consegues utilizar deve estar desfasado, bastante mesmo.

O meu leaf com aquele SOH ainda parecia "novo"
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

civic
Mensagens: 1777
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 05 mar 2024, 22:32

cfvp Escreveu:
04 mar 2024, 23:50
Mais um caso para analisar:
https://www.facebook.com/groups/ForumNi ... 076960260/
Não consigo abrir, vocês ainda conseguem?
Nissan LEAF 2018 40kWh
152 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
57 000Km's

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1350
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por frankesousa » 05 mar 2024, 22:42

civic Escreveu:
05 mar 2024, 22:32
cfvp Escreveu:
04 mar 2024, 23:50
Mais um caso para analisar:
https://www.facebook.com/groups/ForumNi ... 076960260/
Não consigo abrir, vocês ainda conseguem?
Eu ainda consigo ver normalmente.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6467
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por BrunoAlves » 06 mar 2024, 17:27

Também consigo ver (e não faço parte do grupo, é aberto)
O curioso nessa bateria, além do estado totalmente incompreensível da bateria, é o facto de ter várias células, logo vários módulos, todos desgraçados. Mas também é curioso o facto de serem todos juntos.
É de facto algo que merecia mais contexto e explicação. Nunca vi nada semelhante. 700+mV numa bateria que tem 1,1 a 1,4V de amplitude, está totalmente inutilizável. Até para armazenamento estático era preciso escolher bem os módulos...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3256
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por Nonnus » 26 mar 2024, 23:24

https://www.facebook.com/share/p/83JjRThxMDjPWPMS/

Mais um e nos comentários existe pelo menos mais um que diz que o carro faz o mesmo.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

cfvp
Mensagens: 1759
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por cfvp » 27 mar 2024, 00:45

Mais um que nada se sabe do histórico do carro. :|

Vamos vendo estes casos a surgir, mas não sabemos todos os outros que estão sem problemas. Aqui no fórum temos pelo menos 2 já bem acima dos 100mil kms com zero problemas na bateria.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3256
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por Nonnus » 27 mar 2024, 08:09

A questão não é essa, com o passar do tempo aparecem mais casos deste comportamento no Leaf de 40.

Vamos fazer o inverso. Por haver dois neste fórum com mais de 100000km já serve de amostra, mas ter o relato de "10" carros com este problema não serve?

Consegues explicar esse raciocínio?

Isso já parece quem dá a desculpa - "e quantos carros foram vendidos". Realmente foram muitos, mas com uma percentagem de avaria muito elevada, só não vê quem não quer.

Onde eu trabalho estamos com um problema num processo que faz com que tenhamos uma taxa de rejeição de 30%, se quisermos empurrar o problema com a barriga podemos dizer que ainda sobram 70% e tudo estava bem, mas não está, e não é assim que as coisas funcionam. Quando se faz qualquer coisa a ideia é ter o mínimo de problemas possíveis. Espero que consigas perceber analogia.

Deixou de ser a e tal é um caso, para com o passar do tempo começarmos a ter uma amostra significativa de carros com este problema. Isto não são módulos inchados devido ao aquecimento, isto é degradação/avaria de uma ou mais células.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

Responder

Voltar para “Nissan”