AJUDA: VIAGEM PORTO-ALCACER DO SAL

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AMB79
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AJUDA: VIAGEM PORTO-ALCACER DO SAL

Mensagem por AMB79 » 17 jul 2021, 10:59

Bom dia a todos.
Sou o dono de um LEAF de 2019, com alguma experiência em viagens curtas e médias mas não para viagens longas.

Vou com a família (mulher e 2 filhos pequenos) até o Algarve, com uma paragem para pernoitar (e carregar o Leaf) em Alcácer do Sal.
Não posso levar o KIA da minha mulher porque o carro pifou (andava a fazer um barulho estranho, ela não me disse nada durante meses, até ao dia em que pifou há 1 seman. Mulheres... :roll: ). Por isso, levar outro carro não é opção.


De Alcácer ao Algarve, não tenho muitas dúvidas - é fazer uma paragem a meio para esticar as pernas, deixar os miúdos correrem um pouco e carregar o carro uma vez.

Agora, do Porto a Alcácer do Sal (~370 Kms) é que é a minha dúvida e pedir ajuda a malta mais experiente em viagens longas.
A ideia original era ir devagar - 100 a 110 Km/h - e fazer pelo menos uma paragem para regarregar em Leiria (~175Kms) e depois fazer Leiria-Alcacer (~198Kms).



E agora surgem as minhas dúvidas:
1- É realista achar que faço Porto-Leira (175Kms) sem parar para recarregar, com o carro razoavelmente cheio de tralhas de férias mais família (possivelmente necessitarei de ar condicionado, etc...) ?

2- Não me parece que consiga fazer Leira-Alcácer do Sal (198Kms) sendo que, na melhor das hipóteses, o carro estaria recarregado a 80% em Leiria e não os 100% do início da viagem. Estou certo em que se calhar tenho que parar uma segunda vez para recarregar mais um pouco o carro, certo?

3- Ou será mais exequível planear 2 paragens para recarregar o carro, até chegar a Alcácer, para poder ir com rádio para entreter os miúdos e ar condicionado?


Por último, umas dúvidas importantes:
4- Com o Leaf de 2019 (não o Leaf+) , nós podemos recarregar nos postos de 50Kw... mas e nos postos super-rápidos de 100 e 150Kws? Podemos ou não está recomendado para o Leaf? Estraga? Funciona?

5- Nas estações "convencionais" de 50KW, o recarregamento de 0-80% é de 60mins?

A viagem tem que correr bem, não só pelos miúdos mas também porque senão a mulher vai melgar-me a cabeça para sempre. :dance:
Obrigado pela atenção!

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mjr
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Re: AJUDA: VIAGEM PORTO-ALCACER DO SAL

Mensagem por mjr » 17 jul 2021, 15:23

Bem vindo.

Calculo que seja o Leaf 40, certo?

Já fiz Porto-Santarém direto a 100km/h no meu Leaf 40. Assusta um bocado a subida para a serra, mas a descida compensa. Santarém - Alcácer é trivial.

Tem de sair mesmo a 100%, de preferência logo pela manhã cedo. Poupa no AC se sair cedo.

Ha uma questão importante: quando o carro mostra 10% de SOC na realidade ele tem 20% e quando passa de 1% para — tem na verdade 9-10% de SOC real. Pode ajudar a baixar a ansiedade saber isto.
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Re: AJUDA: VIAGEM PORTO-ALCACER DO SAL

Mensagem por AMB79 » 17 jul 2021, 17:56

Ok. Vou tentar sair cedo para poupar no AC, mas parece-me então que até Leiria é bastante exequível.

O meu LEAF é de 2019, a segunda geração, de 40Kw acho eu (como posso confirmar?).
Nós podemos usar os super-rápidos de 100 e 150Kws?

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BrunoAlves
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Re: AJUDA: VIAGEM PORTO-ALCACER DO SAL

Mensagem por BrunoAlves » 17 jul 2021, 18:23

O mjr tem a experiência bem documentada no seu DB, como complemento ao que acabou de dizer acima.

Sem experiência neste tipo de viagem eu sugeria reduzir a ansiedade. Carrega em Pombal enquanto tomas café e fazes um xixi, outra vez em Santarém e chegas sem stress de qualquer espécie.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: AJUDA: VIAGEM PORTO-ALCACER DO SAL

Mensagem por Nonnus » 17 jul 2021, 18:53

AMB79 Escreveu:
17 jul 2021, 10:59
Por último, umas dúvidas importantes:
4- Com o Leaf de 2019 (não o Leaf+) , nós podemos recarregar nos postos de 50Kw... mas e nos postos super-rápidos de 100 e 150Kws? Podemos ou não está recomendado para o Leaf? Estraga? Funciona?

5- Nas estações "convencionais" de 50KW, o recarregamento de 0-80% é de 60mins?

A viagem tem que correr bem, não só pelos miúdos mas também porque senão a mulher vai melgar-me a cabeça para sempre. :dance:
Obrigado pela atenção!
Isto depende de vários factores.

O que limita a velocidade de carregamento é o carro. Carregar num posto de 100 ou 150kW não vai fazer carregar o carro mais rápido que num posto de 50kW, o carro não o permite. É uma das "limitações" dos Leaf de 24, 30 e 40, não carregam a mais de 50kW.

A potencia de carga de 0-80% não é linear e, depende de vários factores, como temperatura e percentagem da bateria. Quanto mais próximo dos 80% e mais temperatura o pack tiver mais lento se vai tornando o carregamento.
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Re: AJUDA: VIAGEM PORTO-ALCACER DO SAL

Mensagem por AMB79 » 17 jul 2021, 21:14

Ok, mas posso usar os postos de carregamento de 150Kw? E não faz mal ao carro usar os postos de 100 e 150?
Eu digo isto porque, se puder, mesmo que não seja mais rápido, posso usar esse posto. Senão, teria que parar noutra estação de serviço.


Outra pergunta, estive a experimentar carregar na bomba de gasolina, usei o AC e o Leaf detectou 6KW (em vez dos meus 3Kw na parede) e dos 40 aos 80% deu 2h.
Depois, experimentei o CHAdeMO e a máquina começou com um apito "piiiii", pese embora o LEAF estivesse a carregar e até dissesse 21mins para os 40->80%.

Este apito, é suposto ser assim? Tipo, era estranho....o que fiz mal, ou é mesmo assim?

Desculpem as perguntas de noob, mas geralmente carrego em casa ou nos Centros Comerciais.

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Re: AJUDA: VIAGEM PORTO-ALCACER DO SAL

Mensagem por FullElectric » 17 jul 2021, 23:36

Pode usar os postos de 100 ou 150kW, não vai danificar nada, o Leaf só vai carregar a 50kW. Deverá ter o cuidado é de previamente verificar se esses postos que pretende usar têm a mangueira Chademo, alguns já só têm CCS e obviamente não são compatíveis com o Leaf.

Usando a mangueira AC do PCR, apesar desta mangueira conseguir debitar 43kW, o Leaf só vai carregar a 6,6kW que é o máximo que o Leaf aceita em AC.
Deverá estar consciente que carregar o Leaf nessa mangueira lhe vai custar os olhos da cara.

Quanto ao carregador de casa, se carrega a 3,7kW é porque o carregador de parede está limitado a 16A, aí é o carregador que está a limitar e não o carro.

Quanto ao "piii" do PCR a 50kW, é uma situação normal, esse silvo é devido à frequência de trabalho dos IGBT do carregador, que é audível.

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BrunoAlves
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Re: AJUDA: VIAGEM PORTO-ALCACER DO SAL

Mensagem por BrunoAlves » 18 jul 2021, 08:29

Eu sugeria só dedicares algum tempo a perceber as condições de preços dos carregamentos fora de casa. Podes ligar o Leaf a um PCR de 150kW ou à tomada AC de um PCR. Mas regra geral é péssima ideia porque fica muito, muito caro ;)
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Re: AJUDA: VIAGEM PORTO-ALCACER DO SAL

Mensagem por AMB79 » 18 jul 2021, 11:03

Eu não pretendo usar os de 100 ou 150. A ideia era só saber se posso ou não. No fundo, se me deparasse com uma situação em que precisasse de recarregar o carro e só estivesse disponível o de 100Kw, se poderia usar ou teria que procurar outro posto.
Já percebi que posso, mas o melhor é evitar porque fica caro.

E não sabia que postos mais rápidos ficam mais caros (mas até que faz sentido).

Já estive a pensar e vou seguir o conselho que me deram, vou parar entre o Porto e Leira, provavelmente pelo Pombal ou assim e carrego. Depois paro em Santarem e carrego. Assim evito stresses e ansiedade e posso ir com o AC ligado e o rádio, para distrair os miúdos.

E em relação ao "apito" do carregamento com o CAHdeMO...bem...pelo menos na bomba onde experimentei, era um apito bem audível, quase tipo "apito algo está mal"....
Daí a minha dúvida se era normal ou não.

Obrigado a todos pelos conselhos e ajuda. Carregar o carro em casa e na rua é fácil, mas nas bombas... acho que ainda tem que haver muito trabalho para ser mais acessível ao público geral.

jart
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Re: AJUDA: VIAGEM PORTO-ALCACER DO SAL

Mensagem por jart » 18 jul 2021, 11:55

Além das sugestões que aqui deram pode simular a viagem no site www.abetterrouteplanner.com.
O site permite definir muitos parâmetros como o carro e modelo, velocidade, condições meteorológicas, etc. Como resultado dá o percurso onde tem parar, a percentagem de carga da bateria à chegada e quanto tem de carregar até a próxima paragem ou destino final. Normalmente não erra por muito.
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