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Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?

Enviado: 11 jun 2020, 13:28
por BrunoAlves
200km num 40kWh é perfeitamente possível, sobretudo mantendo velocidades moderadas. Claro que depois a CR vai estar muito tempo em potências altas e vira o rapidgate na próxima.

O desvio para o PCR de Torres é de 3min ou menos.

Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?

Enviado: 11 jun 2020, 13:36
por frankesousa
BrunoAlves Escreveu:
11 jun 2020, 13:28
200km num 40kWh é perfeitamente possível, sobretudo mantendo velocidades moderadas. Claro que depois a CR vai estar muito tempo em potências altas e vira o rapidgate na próxima.

O desvio para o PCR de Torres é de 3min ou menos.
Tens a certeza disso?
35kWh será o que consegues tirar da bateria já a espremer bem.
35kWh/200km dá um consumo de 17.5kWh/100km sem contra com perdas.
Para fazer esse consumo não dá para abusar mesmo nada, a 100km/h reais em AE consome mais que isso.

Eu não arriscava a não ser que se esteja já bem habituado ao carro

Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?

Enviado: 11 jun 2020, 13:46
por kony76
frankesousa Escreveu:
11 jun 2020, 13:36
BrunoAlves Escreveu:
11 jun 2020, 13:28
200km num 40kWh é perfeitamente possível, sobretudo mantendo velocidades moderadas. Claro que depois a CR vai estar muito tempo em potências altas e vira o rapidgate na próxima.

O desvio para o PCR de Torres é de 3min ou menos.
Tens a certeza disso?
35kWh será o que consegues tirar da bateria já a espremer bem.
35kWh/200km dá um consumo de 17.5kWh/100km sem contra com perdas.
Para fazer esse consumo não dá para abusar mesmo nada, a 100km/h reais em AE consome mais que isso.

Eu não arriscava a não ser que se esteja já bem habituado ao carro
A 100kmh gasta mais de 17,5?
Há duas semanas fui a Leiria e vim pela A1, sempre com cc a 105kmh e fiz média de 14,7 e para cá veio sempre com o AC ligado. Foi num daqueles dias de muito calor. Cheguei a apanhar 35 graus. Um total de 450kms.

Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?

Enviado: 11 jun 2020, 14:25
por BrunoAlves
Sim, nos 100km/h tem de fazer 200km, arriscava a dizer independentemente do relevo. O ioniq fazia-os com 28kWh, o Leaf não é 33% mais glutão que o ioniq...

O PCR de TV no sentido NS tem outra vantagem: está ali a seguir à serra. Por isso não são 200km, são 180 e o resto à boleia ;)

Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?

Enviado: 11 jun 2020, 14:59
por rnlcarlov
BrunoAlves Escreveu:
11 jun 2020, 14:25
Sim, nos 100km/h tem de fazer 200km, arriscava a dizer independentemente do relevo. O ioniq fazia-os com 28kWh, o Leaf não é 33% mais glutão que o ioniq...

O PCR de TV no sentido NS tem outra vantagem: está ali a seguir à serra. Por isso não são 200km, são 180 e o resto à boleia ;)
Boleia é como quem diz. Primeiro tem que a subir. De Leiria para Sul é sempre a subir. No final a cota em Torres Novas é mais ou menos igual.

Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?

Enviado: 11 jun 2020, 15:41
por BrunoAlves
Sim, sem dúvida. Mas a subida está lá e tem de se fazer. O que quero dizer é que o percurso "que conta" para lá chegar são 180km, com uma subida para lá chegar com certeza. Mas 180km.
Para uma bateria de 40kWh brutos a 100km/h, até de marcha atrás com o travão de mão carregado :mrgreen:

Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?

Enviado: 11 jun 2020, 15:50
por frankesousa
Ainda bem que o Leaf está a ficar mais eficiente 😉

O meu Leaf 30 em AE a 100km/h (mesmo 100, sair de uma AS e meter CC a 111km/h que são 100 reais) gasta muito perto de 18.
Em tempo quente e em estradas planas.

Ir com CC a 100 e fazer realmente 100 de média são coisas muito diferentes, pode dar a sensação de ir a 100 mas depois vais ver e só foi 40/50% da viagem assim.

Neste caso vão ser 600km se for em AE é mesmo sempre em AE.

Bem o meu testemunho está dado. Siga as baixo e depois conta como correu ;)

Foge das horas de ponta para não correr o risco de ficares parado a espera.

Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?

Enviado: 11 jun 2020, 19:55
por mjr
É importante partir com a bateria o mais fresca possível e a 100%.

Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?

Enviado: 15 jun 2020, 11:32
por Joaomoura
Já fiz varias vezes essa viagem mas num ioniq, e o ideal é fazer a viagem de noite para evitar espera nos postos (e mesmo assim cheguei apanhar postos ocupados, caso acontece podes sempre pedir para passar para o outro lado) fica mais barato se tiveres tarifario bi-horario, e eu tento usar a bateria entre +/- 20/80%.