O meu com 150 000kms e 6 anos está com o SoH nos 86% com todas as barras, continua com o mesmo comportamento, não consigo notar perda de autonomia. Carrego a 100% e fica com +/- a autonomia de sempre, cerca de 250kms, tal como ao fim de fazer a viagem do costume Viseu-Aveiro-Viseu e sobra a mesma energia, cerca de 10% no Inverno e 20% no Verão. Claro que a degradação está lá, mas não é mais perceptivel do que a diferença de temperatura, atualmente anda muito menos... cerca de 40kms/dia, uma voltinha maior de vez em quando para esticar as pernas.frankesousa Escreveu: ↑14 mai 2024, 09:16
Na verdade estive a verificar bem no meu DB e a 2 barra do meu leaf azul 2016 caiu a 10/2020 com 101.000km e SOH 78.6% (já atualizei esta info na assinatura). Isto é, tinha o carro 4 anos e 1/2.
Relembrar que comprei o carro com 30mil km e 2 anos e nunca lhe dei "má vida" e sempre teve utilização com ciclos de 50% max (claro que agora já é mais, ele já mal faz os 80km diários)
Leitor de Bateria com erro
Re: Leitor de Bateria com erro
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Re: Leitor de Bateria com erro
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Re: Leitor de Bateria com erro
É o que se tem dito por aqui:cfvp Escreveu: ↑24 mai 2024, 14:14Descobri este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=GRNVnSc ... =carwow.es
O que acham?
Comprar este carro em segunda mão é um risco enorme.
A Nissan a tratar muito mal os clientes é o prato do dia.
Que as bateria está mal estruturada, é o que se tem visto, a deformação das celulas são o resultado disso, por exemplo.
Não fazia ideia de que a EV200 com arrefecimento tivesse dado tantos problemas, também.
Ou seja, o LEAF é um EV lowcost e será sempre preciso ter mil cuidados com a forma como se trata a bateria, não apenas na questão da temperatura, mas nas cargas/descargas profundas, ir aos limites faz muito mal.
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Re: Leitor de Bateria com erro
Só estranhei o especialista ter dito que a química nunca mudou, o que mudou foi o software, mas isso é claramente falso. Ele depois é corrigido pelo "apresentador". De resto é o que temos falado, sim.
Há uns tempos discutimos sobre o custo de colocar um sistema de arrefecimento e a verdade é que a Nissan já tinha o sistema feito para a nv200, por isso não acredito que adicionar isso no Leaf fosse assim tão complicado ou dispendioso. Portanto não entendo porque a Nissan resolveu mesmo assim não colocar arrefecimento. Pelos vistos não iria melhorar muito a situação no que toca a longevidade, mas ao menos ficaria um carro mais decente.
Há uns tempos discutimos sobre o custo de colocar um sistema de arrefecimento e a verdade é que a Nissan já tinha o sistema feito para a nv200, por isso não acredito que adicionar isso no Leaf fosse assim tão complicado ou dispendioso. Portanto não entendo porque a Nissan resolveu mesmo assim não colocar arrefecimento. Pelos vistos não iria melhorar muito a situação no que toca a longevidade, mas ao menos ficaria um carro mais decente.
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Re: Leitor de Bateria com erro
Claro que a química é diferente, a Nissan só colocou estas baterias no LEAF segunda geração porque a AESC alterou a química, de outra forma não conseguia colocar 40 kWh naquele espaço e muito menos 60 kWh, nessa altura até já existia um pré-acordo com a Panasonic para colocar celulas dessa marca, só não aconteceu porque a Nissan não conseguiu vender a sua parte na AESC, tiveram que alterar as celulas para conseguirem lançar a 2ª geração do LEAF, aliás, a plataforma é a mesma da primeira geração. E também não acredito naquilo que diz que a Nissan mexeu nos limites por causa da autonomia em relação ao ZOE, o ZOE é muito mais pequeno que o LEAF, e de 24 para 22kWh é normal que o mais pequeno faça mais kms com menos energia.cfvp Escreveu: ↑25 mai 2024, 22:13Só estranhei o especialista ter dito que a química nunca mudou, o que mudou foi o software, mas isso é claramente falso. Ele depois é corrigido pelo "apresentador". De resto é o que temos falado, sim.
Há uns tempos discutimos sobre o custo de colocar um sistema de arrefecimento e a verdade é que a Nissan já tinha o sistema feito para a nv200, por isso não acredito que adicionar isso no Leaf fosse assim tão complicado ou dispendioso. Portanto não entendo porque a Nissan resolveu mesmo assim não colocar arrefecimento. Pelos vistos não iria melhorar muito a situação no que toca a longevidade, mas ao menos ficaria um carro mais decente.
Eu tenho a minha teoria acerca disso do arrefecimento, colocar ar a arrefecedor estaria fora de questão, pois ocupa muito espaço e tal como se viu na EV200 não é uniforme no arrefecimento, simplesmente teriam que alterar todo o pack e isso acarreta custos enormes. Depois temos a tal cena estrutural, as celulas utilizadas nos LEAF simplesmente não cabem estanto na vertical, mesmo de lado levariam a uma altura enorme do pack, o que colocar uma placa termica por baixo para arrefecer todas pela mesma superficie também ficaria fora de questão, ou seja, com o tipo de celulas que a Nissan utilizou nos LEAFs seriam impossivel ter um pack arrefecido naquele formato.
O LEAF é o que é, deu a possibilidade de muita gente ter um EV logo naquela altura, tem muitas limitações mas serve para muita gente, claro que a marca a vendê-los às pazadas para serviços de transporte não ajudou, mesmo assim foi pena a abordagem da marca, pois se tivesse feito o que disse em tempos, criar várias oficinas que reparassem os packs, teria muito mais sucesso nos seus EVs, teria muito mais gente satisfeita, mas preferiu ir pelo caminho do E-power, vamos lá ver onde isso os leva, mas parece-me que ainda é pior do que os LEAF, a pequena bateria cede num instante.
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Re: Leitor de Bateria com erro
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Daqui por uns meses dados ninguém os quer.
Estão quase ao preço dos Leaf de 24. Não me lembro de um modelo que tenha uma desvalorização tão grande.
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Re: Leitor de Bateria com erro
Não me parece que estes casos sejam uns grandes negocios, por vezes aparecem negocios que parecem da China, só que depois vêm as reclamações, não acho que isso seja exclusivo do Nissan LEAF, já vão com quilometragens na ordem dos 200 000kms...
Tendo em conta a quilometragem desses e compararndo com o Ioniq que custava mais uns 8000€ nessa altura, não vejo tanta diferença de desvalorização assim.
Ora vê lá a desvalorização de um Model S do mesmo ano...
Tendo em conta a quilometragem desses e compararndo com o Ioniq que custava mais uns 8000€ nessa altura, não vejo tanta diferença de desvalorização assim.
Ora vê lá a desvalorização de um Model S do mesmo ano...
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Re: Leitor de Bateria com erro
A desvalorização da Tesla tem outra explicação. A Tesla tem vindo a baixar o preço dos carros. Há dias alguém queixava-se que um plaid com menos de um ano já valia menos 20000€ devido a baixa de preços da Tesla.
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Re: Leitor de Bateria com erro
Vou partilhar um comentário e uma resposta a minha pergunta que apareceu no Facebook sobre uma possível solução para perda de autonomia nos Leaf.
Para já não vou fazer muitas considerações (não negues a partida uma ciência que desconheces), mas ou é um software muito bem feito, ou então é mais um flop. Esta empresa é a mesma que fez aquele sistema de refrigeração para os Leaf de 40, que a meu ver na pratica nunca serviu para nada. Montar num carro novo fazia perder a garantia montado num carro sem garantia mais valia montar uma bateria nova.
Pelo que deduzo desta pequena e vaga explicação estando o carro em trabalho eles descobriram uma maneira de gerir cada célula de maneira que as degradadas não percam/não baixem de voltagem mais rapidamente que as restantes.
Digo isto porque estudando e vendo o comportamento do meu carro o que faz neste momento ter pouca autonomia é as duas células que estão com maior degradação que as restantes e limitam o uso do carro. Existe lá muita energia nas restantes células, se as duas estragadas deixassem usar essa energia a autonomia aumentava consideravelmente.
Para já não vou fazer muitas considerações (não negues a partida uma ciência que desconheces), mas ou é um software muito bem feito, ou então é mais um flop. Esta empresa é a mesma que fez aquele sistema de refrigeração para os Leaf de 40, que a meu ver na pratica nunca serviu para nada. Montar num carro novo fazia perder a garantia montado num carro sem garantia mais valia montar uma bateria nova.
Laboratório Baterias EVs Acecitec
Quando fizerem um print
Por favor fazer com o veículo em Ready e de preferência a 60kmh em linha reta!
Em repouso não é determinante
Mas não se preocupe que esse problema de desequilíbrio e consequentemente inchaço está quase sanado.
Estamos a terminar os testes de um sistema que vai ser revolucionário, foi interrompido agora pelas férias, mas acreditamos estar pronto dentro de meses, e depois será divulgado,
Vai acabar com a troca de "células ou módulos"
Vai acabar com a perda de autonomia
Vai acabar com o inchaço prematuro
E vai iniciar mais uma luta nos tribunais , como sempre " cada vez que fazemos algo de bom para os utilizadores , já nos habituaram.
Atentos !!! As primeiras encomendas vão ter uma grande vantagem
Cumprimentos e boas eletro_curvas
Nonnus Nunnos
Laboratório Baterias EVs Acecitec como é que acaba com a perda de autonomia sem a troca de células que estejam com degradação acentuada comparadas com outras?
Por exemplo, quando existe cerca 1V entre a célula mais alta e a célula mais baixa.
Laboratório Baterias EVs Acecitec
Nonnus Nunnos Poderia passar aqui a noite a explicar ao pormenor.
Mas não tenho tempo nem paciência para escrever um testamento e ao mesmo tempo dar uma formação, porque o nosso objetivo de entrar nestes debates é simples, ajudar, e desmistificar alguns preconceitos!
Gosto sempre quando recebo como resposta, podia-lhe explicar mas...Laboratório Baterias EVs Acecitec
Nonnus Nunnos mas posso dar uma resposta simples;
Se o desequilíbrio "Nominal" for em repouso, tem que trocar elementos.
Se o desequilíbrio for em "trabalho" isso é corrigido instantaneamente.
Visto que o sr. Nonnus Nunnos está mais ou menos ciente pelo que fez transparecer, o modo operacional de uma bateria é determinado pelo Range entre Full e Low, logoo se mantivermos o Goo Drain com fluxo estável teremos uma reposição da autonomia
Pelo que deduzo desta pequena e vaga explicação estando o carro em trabalho eles descobriram uma maneira de gerir cada célula de maneira que as degradadas não percam/não baixem de voltagem mais rapidamente que as restantes.
Digo isto porque estudando e vendo o comportamento do meu carro o que faz neste momento ter pouca autonomia é as duas células que estão com maior degradação que as restantes e limitam o uso do carro. Existe lá muita energia nas restantes células, se as duas estragadas deixassem usar essa energia a autonomia aumentava consideravelmente.
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Re: Leitor de Bateria com erro
O problema aqui nunca foi software, mas sim a tensão das células que cai drasticamente quando fornecem corrente.Nonnus Escreveu: ↑16 ago 2024, 08:05Vou partilhar um comentário e uma resposta a minha pergunta que apareceu no Facebook sobre uma possível solução para perda de autonomia nos Leaf.
Para já não vou fazer muitas considerações (não negues a partida uma ciência que desconheces), mas ou é um software muito bem feito, ou então é mais um flop. Esta empresa é a mesma que fez aquele sistema de refrigeração para os Leaf de 40, que a meu ver na pratica nunca serviu para nada. Montar num carro novo fazia perder a garantia montado num carro sem garantia mais valia montar uma bateria nova.
...
Digo isto porque estudando e vendo o comportamento do meu carro o que faz neste momento ter pouca autonomia é as duas células que estão com maior degradação que as restantes e limitam o uso do carro. Existe lá muita energia nas restantes células, se as duas estragadas deixassem usar essa energia a autonomia aumentava consideravelmente.
Ora, considerando que até pode existir balanceamento ativo de células mas é na ordem dos poucos A, e aqui estamos a falar na ordem das dezenas de A, o software nada pode fazer.
A única coisa possível que vejo é mesmo alterar/ enganar o software por forma a que o carro nem desligue quando a tensão cai abaixo de 2V da célula ou mais e 1V de "desbalanceamento", nem entre em modo GOM louco e mantenha a postura das contas de SOC e autonomia mesmo tendo algumas células a morrer.
Seja como for, essas células vão sempre sofrer de voltagem muito baixo e eventualmente danificarem ainda mais ou terem uma falha catastrófica por estarem expostas a esse stress sem "controlo de segurança".
Obviamente que esses mecanismos de segurança não foram implementados porque a NISSAN não gosta dos clientes, mas porque é necessário por segurança.
Diria que uma alteração dessas pode ser perigosa, eu não o faria e não aconselho ninguém a faze-la.
Ainda bem que uma empresa/ pessoa dessas diz ter mais conhecimento/ inteligência que um batalhão de engenheiros japoneses
Eu na verdade até vejo uma solução possível, mas física, que é não querendo mudar as células, simplesmente retira-las fora e ajustar o software para não querer saber disso e funcionar na mesma. Na verdade só se perderia 7v no pack ou assim. Mas indo por ai, porque não meter 2 ou 3 células novas
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
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