Vamos esperar mais uns anos para tirar conclusões.civic Escreveu: ↑13 mai 2024, 09:00
Quanto ao rapidgate tenho uma teoria, o 30 só não o tem porque a bateria é pequena, o 24 ainda é melhor nesse capitulo, dificilmente chega a esse nivel, aliás, quando fiz viagens grandes nunca tive muito presente esse problema do rapidgate porque simplesmente não usava a bateria toda, ou seja, carregava muito antes de chegar a niveis demasiado baixos. Aliás, podes ver bem a quantidade de LEAFs vendido para a praça, o 40 vendeu mais num ano do que o 30 nos seus anos todos, como sabes, queres mesmo comparar os universos dos 2 e a forma como foram utilizados?
Os problemas de celulas desbalanceadas têm aparecido sobretudo em casos que não conheces o historial do carro, tenho visto carros com mais de 200k, 300k com comportamentos impecáveis e quase nenhuma degradação, gostava de ver isso num 30.
A minha opinião em relação aos 2 é que o 30 tem uma degradação constante, independenetemente de como trates o carro, já o 40 como tem uma autonomia maior e tempos de carga maiores faz com que esteja mais tempo a descarregar/carregar o que faz aumentar muito a temperatura, na minha opinião é o tamanho de bateria mais prejudicial, pois é grande o suficiente para aquecer muito na carga/descarga, tanto pelo tempo como pela capacidade, já um de 60 carrega a menos de 1C. Agora em termos de celulas não duvido que as do 40 sõ bem mehores que as do 24, 30.
O leaf 40 faz mais km sem problemas pelo simples facto de ter uma bateria maior, portanto para os mesmos ciclos de carga faz mais km.
Também tendo mais autonomia liberta os utilizadores para fazer mais km em menos anos.
Na minha opinião nada mais que isso.
O meu leaf 30 também teve um comportamento bom até aos 6, depois disso começou a cair a pique.
Infelizmente é isso mesmo que me parece ser o destino de todos os leaf, aproximando-se dos 8 anos vão ceder.
Azar para os utilizadores é o facto do leaf 40 mais facilmente atingir os 160.000km antes dessa data e portanto poucos ou nenhuns vão "para a fila de espera" na troca de bateria em garantia.
Sobre os "leafs que conheces" com 200 ou 300 mil km, quais são? Sabes o histórico deles? Não é que eu procure isso mas nunca vi assim nenhum com esses km e com o histórico do mesmo dono a confirmar que nunca teve problemas nem levou baterias novas.
Atenção, não estou a desconfiar do que dizes, gostava era de saber mais sobre esses casos também para poder ter uma opinião mais fundada sobre o assunto.